Startup sustentável: ainda vale investir neste modelo de negócio?

 

Investimentos nessas empresas, no Brasil, caíram 86% em 2023; CEO do market4u cita como ter um modelo de negócio rentável

 

Segundo relatório Inside Venture Capital Report, da plataforma Distrito, os investimentos em Startups brasileiras, nos três primeiros meses de 2023, tiveram uma queda de 86%, em comparação com o mesmo período de 2022. Ainda assim, o ecossistema de inovação brasileiro teve 91 rodadas de investimentos, movimentando, aproximadamente, US$250 milhões – contra US$1,7 bilhão e 306 rodadas no primeiro trimestre de 2022. 

 

Segundo o CEO do market4u, Eduardo Córdova, além das startups buscarem investimentos diversificados, o espaço para modelos de negócios pouco rentáveis já não é o mesmo. “Com a taxa de juro elevada, como temos hoje, os investidores buscam um modelo de negócio rentável, sólido e com uma mínima margem de risco. Acredito que não tenha mais espaço para empresas que sobrevivam apenas do aporte do investidor, sem rentabilidade programada”, explica o empresário, que hoje possui a maior rede de mercados autônomos da América Latina, com mais de 2000 unidades em edifícios comerciais e residenciais, em mais de 140 cidades.

 

A expectativa do market4u é crescer, somente em 2023, 70%. “Há muito tempo conquistamos um negócio rentável, baseado em planejamento estratégico real e não utópico. Para isso, é preciso estabelecer metas viáveis, saber a hora de pivotar – se preciso, e trabalhar com números reais”, afirma. 

 

Córdova dá dicas para construir uma startup sustentável: 

 

1- Tenha um modelo de negócio sólido – certifique-se de que sua ideia de negócio seja sólida e bem definida. Isso inclui ter um modelo de negócios claro, compreender sua proposta de valor e identificar o problema que sua startup resolve no mercado.

 

2- Plano de negócios completo – prepare um plano de negócios detalhado que aborde aspectos como mercado-alvo, estratégia de marketing, análise de concorrência, projeções financeiras e estratégias de crescimento. 

 

3- Não tenha medo de começar pequeno ou pivotar – muitas startups quebram porque sobrevivem com o dinheiro do investidor, mas não fazem ideia de onde querem chegar e como vão chegar. Por isso, é importante não ir com muita sede ao pote, começar pequeno e, se for preciso, pivotar até conseguir se tornar rentável – minimamente, que seja.

 

4- Minimize os custos iniciais – Isso pode envolver o uso de recursos disponíveis, terceirização de tarefas não essenciais e foco no que é realmente necessário para lançar seu produto no mercado.

 

5- Pé no chão – muitas startups quebram porque recebem um aporte grande e inflam a empresa. Porém, não conseguem sustentar aquele modelo de negócio caríssimo por muito tempo. Mantenha o foco! Cresça de forma sustentável. Crescimento rápido é ótimo, mas também pode consumir recursos rapidamente. Certifique-se de que seu crescimento seja sustentável e esteja alinhado com sua capacidade de atender à demanda.

 

6- Fique de olho nas tendências de mercado – esteja disposto a adaptar seu produto ou estratégia à medida que o mercado evolui.

 

7- Use e abuse dos dados – utilize dados para tomar decisões informadas. Analise métricas relevantes, como custo de aquisição de clientes, taxa de conversão e receita por cliente, para identificar áreas de melhoria.

 

8- Inovação – continue inovando para manter sua vantagem competitiva. Explore maneiras de melhorar seu produto, otimizar processos internos e explorar oportunidades de expansão.

 

9- Cuide da saúde financeira da sua empresa – mantenha uma gestão financeira eficiente, monitorando seus fluxos de caixa, despesas e receitas. Isso ajudará a garantir que você esteja operando dentro de suas capacidades financeiras.