Estudo da Kantar aponta que consumidores visitam esses estabelecimentos duas vezes ao mรชs
O consumo de lanches e bebidas nรฃo alcoรณlicas fora do lar estรก em ascensรฃo ao redor do mundo. Na Amรฉrica Latina, por exemplo, apresentou alta de 25% em valor na comparaรงรฃo entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo perรญodo do ano anterior. As informaรงรตes da Kantar, lรญder em dados, insights e consultoria, apontam ainda aumento de 10% na China e de 9% na Europa.
Em relaรงรฃo aos meios preferidos, 8 em cada 10 pessoas comem em restaurantes do tipo Fast Food. Em mรฉdia, os consumidores visitam esses estabelecimentos duas vezes ao mรชs, totalizando 24 refeiรงรตes ao ano. Vale ainda destacar que, entre 2019 e 2023, a modalidade apresentou 30% de alta em valor e cresceu 5% em lealdade.
Outro dado a respeito do consumo fora do lar รฉ que metade dos consumidores costuma comer no local โ alta de 3% entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo perรญodo do ano anterior. Mas 26% preferem retirar os pedidos e 24% usam o delivery.
Por falar em delivery, o hรกbito de pedir refeiรงรตes se consolida apรณs o impulso causado pela pandemia de covid-19. Todas as regiรตes estudadas pela Kantar crescem na frequรชncia de consumo. Tailรขndia e Coreia do Sul, por exemplo, realizam um pedido por semana em 2023. Brasil, China e Indonรฉsia fazem uma vez a cada 15 dias.
Os consumidores justificavam os pedidos de delivery com diferentes motivos. Os principais deles sรฃo: nรฃo se dar ao trabalho de cozinhar (24%), usar a refeiรงรฃo como mimo ou recompensa (14%) e preferir ficar em casa a visitar um restaurante (13%).
Ainda รฉ vรกlido destacar que 40% das ocasiรตes de consumo de delivery sรฃo realizadas no jantar, aos fins de semana. As preferรชncias, no entanto, mudam conforme a regiรฃo. Pizza รฉ a favorita de Brasil, Espanha, Franรงa e Mรฉxico. Jรก o hambรบrguer รฉ o queridinho do Reino Unido. รndia e Indonรฉsia preferem a cozinha regional, a China, os noodles, e a Coreia do Sul, o frango frito.
Os dados acima levam em consideraรงรฃo o consumo de lanches e bebidas nรฃo alcoรณlicas fora de casa em 11 paรญses (Brasil, China, Coreia do Sul, Espanha, Franรงa, รndia, Indonรฉsia, Mรฉxico, Portugal, Reino Unido e Tailรขndia). As pesquisas foram conduzidas em junho de 2023 com mais de 15 mil pessoas, que representam 40% da populaรงรฃo global.