Como preparar a empresa para as vendas na Black Friday

Pesquisa aponta que 67% dos brasileiros têm intenção de comprar na data; empresas devem estar preparadas para vender mais e melhor

O entusiasmo do brasileiro em relação à Black Friday, marcada para o dia 24 de novembro, está alto em 2023, segundo a última pesquisa realizada pelo Google, que mostrou que 67% dos brasileiros têm a intenção de realizar compras durante a data. Além disso, sete em cada dez consumidores planejam gastar a mesma quantia ou até mais do que no ano anterior, representando um aumento de 5 pontos percentuais em relação às expectativas de 2022.

Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, a Black Friday vem se consolidando como um evento muito esperado, tanto por consumidores quanto por empresas. “No Brasil, a data se firmou como um dos momentos mais relevantes para o comércio, rivalizando com outras épocas de grande movimento, como o Natal e o Dia das Mães. Entender o impacto da Black Friday para as empresas e saber como tirar o máximo proveito dela são fatores cruciais para o sucesso nessa época do ano. Nesse panorama é importante que as empresas estejam preparadas para oferecer ofertas ao longo de todo o mês, aproveitando tudo o que a sazonalidade pode oferecer e vendendo ainda mais”, afirma.

Frederico explica que entre as principais estratégias de vendas, as promoções e produtos com preços mais atrativos devem ser o foco, já que, segundo a pesquisa realizada pela Reclame Aqui, em parceria com a Linx, 35% dos compradores apontam a baixa de preços como fator decisivo para fechar uma compra na data. Além disso, 69% dos consumidores afirmam que aguardam promoções de uma marca específica, o que pode ser um sinal de fidelidade à marca atrelado ao longo período de pesquisa de preços. “A Black Friday não é mais apenas um dia de descontos, ela se transformou em uma temporada de compras que abrange várias semanas. Para empresas, essa data oferece inúmeras oportunidades como impulsionamento de vendas, ampliação de base de clientes, venda de produtos em estoque, entre outros. Sendo assim, é fundamental que as empresas estejam preparadas para vender e atender com excelência”, conta Frederico.

Como se preparar para vender mais

Estar preparado para obter lucro real na Black Friday é um processo que envolve uma série de etapas estratégicas. Frederico aponta os principais pontos que as empresas devem focar para aproveitar ainda mais a data:

 

1 – Ter estoques bem planejados

Antes de qualquer promoção, é fundamental garantir que seu estoque esteja preparado para o aumento na demanda. “Faça um levantamento dos produtos que serão oferecidos em promoção e certifique-se de que há quantidade suficiente disponível”, conta o especialista.

2 – Tenha ofertas reais e atrativas

A reputação de uma empresa está em jogo durante a Black Friday, sendo essencial oferecer descontos reais e atraentes para os clientes. “Evite a tentação de inflar preços antes da data, tornando os descontos pouco significativos. Clientes experientes certamente irão perceber esse tipo de estratégia e isso pode afetar a credibilidade da marca”, aponta Frederico.

3 – Faça marketing antecipado

O planejamento de campanhas de marketing para a Black Friday é fundamental e deve acontecer de forma antecipada. “Comece a divulgar suas promoções com antecedência, criando expectativa entre os consumidores. Utilize as redes sociais, e-mails, anúncios pagos, anúncios em loja, lista de transmissões e outras estratégias de publicidade para alcançar seu público-alvo antes mesmo das promoções começarem”, indica o especialista.

4 – Esteja com a loja online e física preparada

Para lojas online é importante garantir que o site e as plataformas de venda estejam funcionando perfeitamente. “Certifique-se de que as suas plataformas possam lidar com um aumento no tráfego e transações durante a Black Friday. Afinal, a experiência do cliente deve ser suave e livre de problemas técnicos. Para quem tem loja física, é importante focar em oferecer promoções exclusivas para clientes em loja. Isso pode ser feito por meio de cupons, cartões fidelidade ou sinalizando os produtos com desconto. Manter um horário de funcionamento estendido também pode ser uma ótima ideia, assim como decorações temáticas. Equipes preparadas também são fundamentais”, conta Frederico.

5 – Combine estratégias online e offline

A Black Friday é uma oportunidade para todas as empresas, independentemente do seu formato de vendas, e hoje em dia sai na frente os varejistas que sabem explorar todos os ambientes potenciais de vendas. “A combinação de estratégias online e offline é poderosa e deve ser usada sempre. Por exemplo, você pode usar as redes sociais para promover suas promoções na loja física, atraindo tanto os compradores online quanto os offline. Ou ainda garantir que as compras feitas de forma física, sejam entregues à domicílio com agilidade”, explica o especialista.

 

6 – Foco no atendimento eficaz

Esteja preparado para atender um volume maior de perguntas, solicitações e reclamações durante a Black Friday. “Disponibilize canais de atendimento eficazes, como chat online, e-mail e, se possível, suporte por telefone. Responder rapidamente às dúvidas dos clientes é fundamental para mantê-los satisfeitos”, conta Frederico.

 

7 – Tenha uma logística ágil

A entrega é um ponto crítico na Black Friday, sendo importante garantir que o sistema logístico esteja preparado para despachar pedidos de forma eficiente e dentro dos prazos prometidos. “Oferecer opções de frete expresso ou gratuito pode ser um diferencial importante”, afirma o especialista.

 

8 – Tenha um acompanhamento de vendas

Após o evento, é importante analisar os resultados e o desempenho de suas estratégias. “Identifique o que funcionou e o que pode ser aprimorado para o próximo ano, usando para isso ferramentas de análise e metrificação para compreender o comportamento dos clientes e as vendas geradas”, conta Frederico.

 

9 – Prepare-se para o final do ano

A Black Friday é apenas o início da temporada de compras de fim de ano. “Planeje suas estratégias de vendas para o período que se estende até o Natal e Ano Novo. Isso inclui promoções e campanhas que mantêm o ímpeto após a Black Friday, garantindo que a sua marca seja lembrada também durante as festividades”, finaliza o especialista.