Como preparar a empresa para as vendas na Black Friday

Pesquisa aponta que 67% dos brasileiros tรชm intenรงรฃo de comprar na data; empresas devem estar preparadas para vender mais e melhor

O entusiasmo do brasileiro em relaรงรฃo ร  Black Friday, marcada para o dia 24 de novembro, estรก alto em 2023, segundo a รบltima pesquisa realizada pelo Google, que mostrou que 67% dos brasileiros tรชm a intenรงรฃo de realizar compras durante a data. Alรฉm disso, sete em cada dez consumidores planejam gastar a mesma quantia ou atรฉ mais do que no ano anterior, representando um aumento de 5 pontos percentuais em relaรงรฃo ร s expectativas de 2022.

Para o especialista em marketing e estratรฉgia de negรณcios, Frederico Burlamaqui, a Black Friday vem se consolidando como um evento muito esperado, tanto por consumidores quanto por empresas. โ€œNo Brasil, a data se firmou como um dos momentos mais relevantes para o comรฉrcio, rivalizando com outras รฉpocas de grande movimento, como o Natal e o Dia das Mรฃes. Entender o impacto da Black Friday para as empresas e saber como tirar o mรกximo proveito dela sรฃo fatores cruciais para o sucesso nessa รฉpoca do ano. Nesse panorama รฉ importante que as empresas estejam preparadas para oferecer ofertas ao longo de todo o mรชs, aproveitando tudo o que a sazonalidade pode oferecer e vendendo ainda maisโ€, afirma.

Frederico explica que entre as principais estratรฉgias de vendas, as promoรงรตes e produtos com preรงos mais atrativos devem ser o foco, jรก que, segundo a pesquisa realizada pela Reclame Aqui, em parceria com a Linx, 35% dos compradores apontam a baixa de preรงos como fator decisivo para fechar uma compra na data. Alรฉm disso, 69% dos consumidores afirmam que aguardam promoรงรตes de uma marca especรญfica, o que pode ser um sinal de fidelidade ร  marca atrelado ao longo perรญodo de pesquisa de preรงos. โ€œA Black Friday nรฃo รฉ mais apenas um dia de descontos, ela se transformou em uma temporada de compras que abrange vรกrias semanas. Para empresas, essa data oferece inรบmeras oportunidades como impulsionamento de vendas, ampliaรงรฃo de base de clientes, venda de produtos em estoque, entre outros. Sendo assim, รฉ fundamental que as empresas estejam preparadas para vender e atender com excelรชnciaโ€, conta Frederico.

Como se preparar para vender mais

Estar preparado para obter lucro real na Black Friday รฉ um processo que envolve uma sรฉrie de etapas estratรฉgicas. Frederico aponta os principais pontos que as empresas devem focar para aproveitar ainda mais a data:

 

1 – Ter estoques bem planejados

Antes de qualquer promoรงรฃo, รฉ fundamental garantir que seu estoque esteja preparado para o aumento na demanda. โ€œFaรงa um levantamento dos produtos que serรฃo oferecidos em promoรงรฃo e certifique-se de que hรก quantidade suficiente disponรญvelโ€, conta o especialista.

2 – Tenha ofertas reais e atrativas

A reputaรงรฃo de uma empresa estรก em jogo durante a Black Friday, sendo essencial oferecer descontos reais e atraentes para os clientes. โ€œEvite a tentaรงรฃo de inflar preรงos antes da data, tornando os descontos pouco significativos. Clientes experientes certamente irรฃo perceber esse tipo de estratรฉgia e isso pode afetar a credibilidade da marcaโ€, aponta Frederico.

3 – Faรงa marketing antecipado

O planejamento de campanhas de marketing para a Black Friday รฉ fundamental e deve acontecer de forma antecipada. โ€œComece a divulgar suas promoรงรตes com antecedรชncia, criando expectativa entre os consumidores. Utilize as redes sociais, e-mails, anรบncios pagos, anรบncios em loja, lista de transmissรตes e outras estratรฉgias de publicidade para alcanรงar seu pรบblico-alvo antes mesmo das promoรงรตes comeรงaremโ€, indica o especialista.

4 – Esteja com a loja online e fรญsica preparada

Para lojas online รฉ importante garantir que o site e as plataformas de venda estejam funcionando perfeitamente. โ€œCertifique-se de que as suas plataformas possam lidar com um aumento no trรกfego e transaรงรตes durante a Black Friday. Afinal, a experiรชncia do cliente deve ser suave e livre de problemas tรฉcnicos. Para quem tem loja fรญsica, รฉ importante focar em oferecer promoรงรตes exclusivas para clientes em loja. Isso pode ser feito por meio de cupons, cartรตes fidelidade ou sinalizando os produtos com desconto. Manter um horรกrio de funcionamento estendido tambรฉm pode ser uma รณtima ideia, assim como decoraรงรตes temรกticas. Equipes preparadas tambรฉm sรฃo fundamentaisโ€, conta Frederico.

5 – Combine estratรฉgias online e offline

A Black Friday รฉ uma oportunidade para todas as empresas, independentemente do seu formato de vendas, e hoje em dia sai na frente os varejistas que sabem explorar todos os ambientes potenciais de vendas. โ€œA combinaรงรฃo de estratรฉgias online e offline รฉ poderosa e deve ser usada sempre. Por exemplo, vocรช pode usar as redes sociais para promover suas promoรงรตes na loja fรญsica, atraindo tanto os compradores online quanto os offline. Ou ainda garantir que as compras feitas de forma fรญsica, sejam entregues ร  domicรญlio com agilidadeโ€, explica o especialista.

 

6 – Foco no atendimento eficaz

Esteja preparado para atender um volume maior de perguntas, solicitaรงรตes e reclamaรงรตes durante a Black Friday. โ€œDisponibilize canais de atendimento eficazes, como chat online, e-mail e, se possรญvel, suporte por telefone. Responder rapidamente ร s dรบvidas dos clientes รฉ fundamental para mantรช-los satisfeitosโ€, conta Frederico.

 

7 – Tenha uma logรญstica รกgil

A entrega รฉ um ponto crรญtico na Black Friday, sendo importante garantir que o sistema logรญstico esteja preparado para despachar pedidos de forma eficiente e dentro dos prazos prometidos. โ€œOferecer opรงรตes de frete expresso ou gratuito pode ser um diferencial importanteโ€, afirma o especialista.

 

8 – Tenha um acompanhamento de vendas

Apรณs o evento, รฉ importante analisar os resultados e o desempenho de suas estratรฉgias. โ€œIdentifique o que funcionou e o que pode ser aprimorado para o prรณximo ano, usando para isso ferramentas de anรกlise e metrificaรงรฃo para compreender o comportamento dos clientes e as vendas geradasโ€, conta Frederico.

 

9 – Prepare-se para o final do ano

A Black Friday รฉ apenas o inรญcio da temporada de compras de fim de ano. โ€œPlaneje suas estratรฉgias de vendas para o perรญodo que se estende atรฉ o Natal e Ano Novo. Isso inclui promoรงรตes e campanhas que mantรชm o รญmpeto apรณs a Black Friday, garantindo que a sua marca seja lembrada tambรฉm durante as festividadesโ€, finaliza o especialista.

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