A maratona de inovação aconteceu no último final de semana (11 e 12/11), na Innosphera Meeting Center
Foram quase 40 horas de muita inovação, disrupção e dinamismo, reunindo mais de 100 jovens de todo estado do Paraná. A terceira edição do Hackatop de Mkt da ADVB/PR aconteceu no último final de semana, dias 11 e 12 de novembro, na Innosphera Meeting Center, localizada na Hotmilk da PUCPR.
O evento buscou encontrar soluções para os setores de marketing e vendas, usando como ponto principal um dos cinco desafios propostos pela organização: “Como criar collabs entre marcas distintas trazendo negócios?”; “Como incluir e facilitar as mensagens para o público/consumidor 60+?”; “Compras gamificadas, como tornar o processo de vendas divertido?”; “Condor Connect – RetailFlow: otimizando a jornada e controle de promotores do varejo”; e “Positivo Tecnologia – PositivoXperience: reinventando a jornada do cliente”.
Entre as 20 equipes participantes, a grande vencedora foi a equipe 9, que desenvolveu o Netinho: uma plataforma que auxilia o público 60+ nos cuidados com a saúde. “Foram dois dias de muito trabalho, muitos negócios e contato com o mercado. Participar do hackatop foi uma inovação que vai ficar marcada nas nossas vidas”, disse a líder do time, Jázia Alves Silva.
Para o presidente da entidade, Claudio Stringari, ver a transformação que a ADVB/PR está promovendo na vida desses jovens é gratificante. “Competidores que participaram em 2022 voltaram para a disputa este ano, mostrando que a nossa maratona de inovação já entrou para o calendário da inovação de Curitiba. Não é à toa que a nossa cidade foi eleita a mais inteligente do mundo. E é muito bom saber que nós, da ADVB, estamos contribuindo para manter esse título”, celebrou.
Stringari também lembrou que o Hackatop reuniu pessoas dos mais diferentes perfis e condições sociais. “Uma equipe formada apenas por estudantes do Ensino Médio e de escola pública. Marcas fortes parceiras do evento, mentores e jurados do mais alto nível”, elencou. As três equipes ganhadoras foram escolhidas por uma banca avaliadora composta por grandes nomes do mercado, como: a diretora da ADVB/PR e coordenadora do Hackatop, Andreia Caldani; o diretor de inovação da ADVB/PR, André Telles; o diretor da RPC TV, Alexandre Gurtat; o diretor de inovação do Condor, Freddy Sepulveda; o presidente do Viasoft e CEO do Tech Investor, Itamir Viola; o diretor de mercado da Celepar, João Luiz Marques; o diretor da Hotmilk, Marcelo Moura; o presidente da Compagas, Rafael Lamastra; o head de trade marketing da Positivo Tecnologia, Rhilton Matumoto; o assessor da Secretaria de Inovação do Estado do Paraná, Thiago Marcelino, e o gerente B2C da Claro, Thiago Sacchi.
“Foram dois dias intensos de maratona, com muito conteúdo, palestras e dinâmicas interativas. Lindo ver estudantes abdicando do seu final de semana de descanso para se dedicarem ao estudo, ao empreendedorismo e apresentarem ideias tão brilhantes. Sem dúvida, eles farão a diferença no futuro”, comemora a coordenadora do Hackatop de Mkt e diretora da ADVB/PR, Andreia Caldani.
Além disso, os participantes puderam contar com mentorias de grandes nomes do mercado, palestras e a possibilidade de realizar muito network. O CIEE/PR também esteve presente ofertando vagas de estágio para os competidores.
“Fiquei impressionado com a criatividade e dedicação das equipes no Hackatop de Mkt da ADVB/PR deste ano. Todos os mais de 100 participantes são vencedores, pois contribuíram para o avanço da inovação em marketing e vendas. Estamos empolgados com o impacto que esses jovens talentos terão no mercado de trabalho e no mundo em constante transformação”, ressalta o diretor de inovação da ADVB/PR, André Telles.
Premiação
A equipe que ficou na segunda colocação desenvolveu uma solução para resolver o desafio para inclusão do público 60+. O projeto é o Compra Fácil, que consiste em um e-commerce seguro para idosos. Já o time que ficou com a terceira colocação criou a Cacá, uma simpática capivara que faz o atendimento customizado e diferenciado ao público 60+.
Os três primeiros colocados levaram para casa tablets, smartphones e smart luminárias wi-fi da Positivo Tecnologia. O grande vencedor ganhou, também, aceleração de um ano na Hotmilk – ecossistema de inovação da PUCPR, um ano de mentoria da equipe da ADVB/PR, e participação garantida na próxima edição do Rocket, da RPC.
Patrocinadores do Hackatop de Mkt: Condor Connect e Positivo Tecnologia. Apoio: Celepar e IOA. Parceiros do evento: Café Puro Sítio, CIEE/PR, Hotmilk, McDonald’s, Nutrimental, Red Bull, Roots Beer. Apoio Institucional: Agência Curitiba de Desenvolvimento, Vale do Pinhão, Secretaria Estadual de Inovação. Patrocinadores de Gestão ADVB/PR: Claro, Neodent, Renault, Sicredi e VendaMais. Patrocinadores corporativos ADVB/PR: Hard Rock Cafe Curitiba e UP Experience. Media Partners: AERP, Grupo RIC, Grupo Massa e RPC.
Sobre a ADVB/PR
Há quase 60 anos, a ADVB/PR trabalha com o intuito de atuar ativamente no desenvolvimento da atividade empresarial paranaense, valorizando o mercado local por meio da troca de experiências, ideias entre associados, profissionais do mercado e profissionais de renome nacional e internacional. Atualmente, a gama de eventos e atividades realizadas em parceria com a iniciativa privada, atualiza, qualifica e aperfeiçoa os associados e a comunidade, em geral, nas áreas de marketing, gestão empresarial, vendas e comunicação. Entre os eventos, estão os prêmios Top de Marketing e Personalidades, o Estrela ADVB e o Business Connect. Além disso, o Núcleo Estratégico e o Núcleo Futuro e Tendências (NFT) fomentam o mercado com discussões sobre negócios e inovação.