MIMOSA รฉ mรบsica, mas vai alรฉm. ร antropologia e arqueologia musical que resgata a sonoridade e o movimento dos corpos negros brasileiros, seus ritmos e linguagens mรบltiplas. O รกlbum de estreia do projeto que une os artistas Mbรฉ, Leyblack Beats e Luiz Felipe Lucas surge como fruto de um mergulho sobre as origens de seus criadores, ainda que realizado a grande distรขncia, durante a imersรฃo em uma residรชncia artรญstica na Espanha. O resultado รฉ um disco-manifesto sobre a potรชncia dos ritmos afro brasileiros: do terreiro ao samba, passando pelo hip hop, drumโnโ bass e pelas diversas vertentes do funk. O lanรงamento do รกlbum โMimosaโ รฉ do selo QTV, jรก disponรญvel nas principais plataformas.
Ouรงa โMimosaโ: https://found.ee/cabezadenegombeleyblack_mimosaย
Ouรงa โMimosaโ no Bandcamp: https://qtvlabel.bandcamp.com/album/qtv064-mimosaย
ร a partir da criminalizaรงรฃo do funk que os artistas se debruรงaram sobre a opressรฃo histรณrica ร s manifestaรงรตes artรญsticas afro-descendentes no Brasil. Retornando aos preconceitos sancionados pelo Estado – como uma lei anti-vadiagem que se traduzia, na verdade, na ilegalidade da capoeira e de outras manifestaรงรตes culturais – para contar uma histรณria de silenciamento. MIMOSA รฉ um projeto que celebra a resistรชncia e a criatividade da mรบsica negra.
โO samba foi tratado como sinรดnimo de vadiagem atรฉ o governo de Getรบlio Vargas. Na รฉpoca, andar com um pandeiro ou outro instrumento de percussรฃo podia dar atรฉ 30 dias de cadeia. No MIMOSA encontramos a conexรฃo direta com a atualidadeย da criminalizaรงรฃo do funk com a histรณria das opressรตes voltadas para as manifestaรงรตes artรญsticas afro descendentes no Brasilโ, os artistas analisam.
Para personificar essa pesquisa sonora, MIMOSA introduz um personagem que representa a negritude em suas diversas formas. Estampado na capa do disco, cabezadenego รฉ brincalhรฃo, transgressor e desafia estereรณtipos, criando uma nova narrativa. Criado inicialmente para manifestaรงรตes de rua com sua tanga, pintura facial e camisa amarrada ร cabeรงa, ele foi pensado para colocar uma lupa nos estereรณtipos que o corpo carrega, seja o da da bicha preta ou o do homem negro, relacionadas com o medo e com o desejo.ย
cabezadenego รฉ uma conexรฃo de mundos, uma espรฉcie de Exรบ. Aparece, some, faz artimanhas inimaginรกveis, conecta, leva, traz, gira, brinca, se diverte. Nรฃo รฉ bom e nem mau, รฉ meio humano e meio entidade, um super-herรณi. Assim, conecta o ancestral e o moderno na pesquisa sonora de MIMOSA.
โComeรงamos nossa investigaรงรฃo para construรงรฃo de samples, que contam essa tentativa sistรชmica fracassada de acreditar que essa repressรฃo fosse possรญvel. Essas canรงรตes existem atรฉ hoje e fazem parte do imaginรกrio coletivo cultural na identidade do Brasil. Trabalhamos a partir de uma cronologia que comeรงa pela saรญda dos primeiros sons dos terreiros de macumba pra fora daquele ambiente atรฉ os bpms acelerados que movimentam as redes sociais de agoraโ, eles resumem.
As trรชs cabeรงas de MIMOSA se uniram no final de 2020, quando Luiz Felipe Lucas (o cabezadenego) encontrou uma crรญtica no jornal El Paรญs Brasil sobre o รกlbum โRocinhaโ, de Luan Correia, o Mbรฉ. Apรณs se conectarem online no auge da pandemia, Luan apresentou o projeto ao beatmaker Wesley Souza, AKA Leyblack Beats.ย
Suas trajetรณrias pregressas somaram-se em um projeto coletivo que reรบne diversas vivรชncias artรญsticas. Mbรฉ traz sua formaรงรฃo em cinema, mรบsica e engenharia de som, com uma carreira que comeรงou com produรงรตes para o coletivo de rap Justa Causa, passou pelo duo de noise O Sรณ e culminou no รกlbum solo โRocinhaโ, onde explorou a experimentaรงรฃo com boa recepรงรฃo da crรญtica no Brasil e exterior.ย
Jรก Leyblack Beats comeรงou sua carreira artรญstica como guitarrista em shows e festivais. Em seguida, passou a produzir beats para o coletivo Justa Causa, onde conheceu Luan. Hoje, Leyblack Beats รฉ um produtor musical versรกtil, que trabalha com artistas de reggaeton, R&B, rap e tambรฉm produz temas comerciais. Por fim, Luiz Felipe Lucas รฉ um artista performรกtico brasileiro-espanhol, especializado na tรฉcnica fรญsica de Jerzy Grotowski. Em sua carreira, trabalhou com artistas renomados como Marina Abramovic e รฉ membro fundador dos coletivos Legรญtima Defesa no Brasil e Tinta Negra na Espanha. Atualmente, Lucas estรก trabalhando na representaรงรฃo de sua performance โEl Tiroโ, que estreou em 2020 em Barcelona e foi continuada em Viena.
Foi atravรฉs da Convocatรณria Aberta Permanente do Etopia Centro de Arte e Tecnologia, situado em Zaragoza (Espanha), que os trรชs se dedicaram exclusivamente ร concepรงรฃo e realizaรงรฃo de โMimosaโ, o disco de estreia. A ideia inicial era realizar uma mixtape sobre a cultura funk dos anos 2000 e recriar, com a visรฃo dos trรชs artistas, o perรญodo em que o gรชnero ganhou mais exposiรงรฃo midiรกtica e passou por transformaรงรตes tecnolรณgicas.
โQuando nรณs chegamos nos laboratรณrios do Etopia, as novas ideias comeรงaram a pipocar, e entendemos que nรฃo podiamos falar de funk sem falar dos ritmos negros na historia do paรญs e de uma maneira que ainda nรฃo tinha sido exploradaโ, relembram.ย
MIMOSA se estabelece como uma celebraรงรฃo da histรณria e da diversidade da mรบsica negra, oferecendo uma nova perspectiva sobre a cultura funk carioca. O trio coloca-se como um trabalho centrado na negritude, em que trรชs homens negros se reapropriam de sua mรบsica e cultura e transformam em som o candomblรฉ, a favela e vรกrias formas de negritude visรญveis e invisรญveis.โร um projeto sobre um movimento. Sobre movimentar. O funk รฉ um um movimento constante, a mรบsica preta รฉ um movimento constante, a diรกspora tambรฉm รฉ um movimento constante,ย nรฃo tem fim, nรฃo se finda na geografia ou em fatos histรณricos. Entรฃo a รบltima mรบsica nรฃo รฉ o final do projeto. Depois dela, tem a continuaรงรฃo na cabeรงa de quem escuta, nas cabeรงas de quem criouโ, eles resumem.