Paraná Clínicas promove campanha de incentivo ao Novembro Azul

Foto: divulgação | Envato

Ambulatório volante leva palestras e emite guias de exames para empresas beneficiárias

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum na população masculina, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. O Novembro Azul ganha mais visibilidade a cada ano, com diversas campanhas de prevenção. A Paraná Clínicas não poderia deixar de reforçar a necessidade do autocuidado neste período, por isso, algumas ações de incentivo estão acontecendo na operadora.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. O principal fator de risco deste câncer ainda está relacionado a idade, mas histórico familiar, obesidade e até exposição a agentes químicos em ambiente de trabalho são pontos que merecem atenção da população masculina.

No ano passado, a Paraná Clínicas realizou mais de 3.400 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), e só na primeira quinzena de Novembro, foram 164 testes preventivos. Para incentivar ainda mais a realização destes exames, que podem detectar a doença em seus estágios iniciais, a operadora levou seu ambulatório volante até as empresas beneficiárias com palestras sobre o assunto e emissão de guias. Foram emitidas mais de 40 guias durante as visitas da equipe do programa Priori. 

O PSA, ou Antígeno Prostático Específico, é uma glicoproteína produzida primariamente pelas células epiteliais da próstata identificada em todos os homens no sangue, em níveis baixos. “Porém, dentre as várias doenças que aumentam o PSA, o câncer da próstata é uma delas, por isso é utilizado como um marcador deste tipo de câncer, aliado ao exame digital retal, que chamamos de toque prostático”, afirma o coordenador médico da Paraná Clínicas, Dr. Eduardo Senter.

Para o profissional é necessário uma  divulgação maior da campanha a fim de quebrar paradigmas. “Sabemos que os homens são mais resistentes à realização de exames do que as mulheres, por isso essas campanhas de incentivo são tão importantes, para que o homem entenda a importância da prevenção a esta doença”, comenta.

Durante o mês de novembro, o ambulatório volante passou pelas empresas Votorantim, Milli e Enerbras. “Realizamos palestras com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e incentivamos a emissão das guias de exame. Percebemos os homens mais interessados, mas ainda é um longo caminho para a conscientização mais ampla”, reforça. Além disso, a operadora também entregou aos pacientes na batalha contra o câncer um porta-retratos com uma mensagem de esperança.

A preocupação com a prevenção não deve ser menosprezada. Somente na última década, houve um aumento de 20% na incidência do câncer de próstata e espera-se que, para 2030, ocorram mais de 25 milhões de casos novos no Brasil. “O único meio de melhorar as chances de recuperação é o diagnóstico precoce, por isso frisamos a necessidade do cuidado constante com a saúde e a realização dos exames periodicamente”, finaliza Dr. Senter.

 

Sobre a Paraná Clínicas

Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletivo por adesão. Carrega a missão de cuidar com excelência de empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC – 24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil – 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde. Mais informações em panaclinicas.com.br

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