Estudo da Kantar aponta tendência de mais unidades por ida ao ponto de venda em todas as missões de compra
A estabilidade dos preços e as melhores condições econômicas oferecem ao consumidor brasileiro a possibilidade de realizar compras maiores. Prova disso é que, nas ocasiões de abastecimento, o tíquete médio subiu 27% e o volume de unidades cresceu 18%. A comparação é entre o período de janeiro a setembro deste ano e o mesmo intervalo do ano anterior.
Os números fazem parte do levantamento Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar, líder em dados, insights e consultoria. O estudo acompanha o comportamento do brasileiro de maneira contínua, trazendo uma visão em 360 graus dos bens de consumo massivo – alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal.
Os carrinhos maiores, no entanto, não são exclusividade das missões de abastecimento. Mesmo em ocasiões menores há incremento nas unidades por viagem. É o caso das compras de urgência (+8%), de reposição (+5%) e de proximidade (+1%).
Por outro lado, é válido destacar que as compras maiores fazem a omnicalidade sofrer uma estabilização. O número de canais visitados pelo shopper passou de 6,4 de janeiro a setembro de 2022 para 6,2 este ano. Outra consequência do hábito foi a perda de penetração, que afetou todos os canais, mas, principalmente, os Super Vizinhança, com queda de 4 pontos percentuais no período estudado.
A pesquisa ainda mostra que o papel de cada canal é muito claro para o brasileiro, e que seus hábitos de compra são diferentes em cada lugar. Para abastecimento, por exemplo, são buscados, principalmente, os Atacarejos, os Super Rede e os Hipermercados. Na urgência, por sua vez, recorrem às Lojas de Departamento, ao Porta a Porta e às Drogarias e Farmácias.
“Atualmente, o grande desafio do varejo é aumentar o aproveitamento do shopper a cada visita às lojas. Conhecer o que o consumidor busca e quando ele escolhe cada ambiente é crucial para garantir um crescimento da lealdade”, aponta Juliana Kohler, Gerente de Atendimento da Kantar.