Identidade Visual alavanca notoriedade e impulsiona o faturamento de profissionais na era digital

Crรฉdito de foto: Kauana Bechtloff

Nos รบltimos anos, o mercado de Identidade Visual tem registrado um notรกvel crescimento no Brasil. Crescimento tambรฉm registrado em empresas que investiram em elementos visuais, jรก que a Identidade Visual, por si sรณ, รฉ capaz de fazer muito pelo empreendimento.ย 

Usar a comunicaรงรฃo visual para se diferenciar da concorrรชncia รฉ um dos primeiros passos, afinal a visรฃo รฉ o primeiro sentido que as pessoas usam para identificar uma empresa. Um estudo feito pelo Sebrae mostrou que investir em elementos visuais pode gerar um crescimento entre 12% e 40% nas vendas, e tal estudo faz muito sentido pois os elementos visuais sรฃo atualmente grande parte da Identidade de uma marca.ย 

A identidade visual por sua vez traz a consolidaรงรฃo das marcas, uma vez que mostra ao consumidor como ele quer ser entendido. Isso tudo traz o diferencial de mercado de uma empresa e por consequรชncia aumento nos lucros e, mais uma vez, consolidaรงรฃo de grandes marcas. O ponto-chave da Identidade Visual รฉ deixar claro o que o negรณcio tem de melhor, em uma mensagem evidente que pode ser transmitida por uma cor, tipografia, ou desenhos, por exemplo.

Para explicar mais sobre o assunto e esclarecer dรบvidas, Stefanie Prestini, fundadora de uma empresa especializada em designer grรกfico, responde algumas perguntas.

Quais foram os principais impulsionadores por trรกs do crescimento do mercado de Identidade Visual nos รบltimos anos no Brasil?

SP.: Acredito que os principais impulsionadores por trรกs do crescimento do mercado de Identidade Visual nos รบltimos anos no Brasil sejam a valorizaรงรฃo da imagem das empresas, a inovaรงรฃo tecnolรณgica, a demanda por personalizaรงรฃo e a expansรฃo do mercado digital. Esses fatores criam um cenรกrio favorรกvel para o desenvolvimento e a valorizaรงรฃo do design como uma ferramenta estratรฉgica de comunicaรงรฃo e diferenciaรงรฃo.

No entanto, eu tambรฉm acho que existem outros fatores que podem influenciar o crescimento do mercado de Identidade Visual no Brasil, como:

  • A diversidade cultural do paรญs, que oferece uma riqueza de referรชncias, estilos e expressรตes para os profissionais de design explorarem e se inspirarem.
  • A consciรชncia social e ambiental que faz com que as empresas busquem soluรงรตes de design que sejam sustentรกveis, รฉticas e responsรกveis, e que reflitam os valores e as causas que elas defendem.
  • A educaรงรฃo e a pesquisa em design, que contribuem para a formaรงรฃo e a qualificaรงรฃo dos profissionais da รกrea, bem como para a produรงรฃo e a disseminaรงรฃo de conhecimento sobre o tema.

Esses fatores podem representar oportunidades e desafios para o mercado de Identidade Visual no Brasil, e exigem dos profissionais uma visรฃo ampla e crรญtica sobre o seu papel e o seu impacto na sociedade.

Como vocรช vรช o crescimento do setor no paรญs?

SP.: Eu vejo o crescimento do setor de Identidade Visual no paรญs como uma oportunidade para as empresas que querem se destacar no mercado e se comunicar melhor com seus pรบblicos-alvo. Acredito que o setor vai continuar a evoluir e se adaptar ร s novas tendรชncias e demandas dos consumidores, que estรฃo cada vez mais exigentes e informados. Acho que os profissionais da รกrea devem estar atentos ร s mudanรงas e buscar se qualificar e se atualizar constantemente, para oferecer soluรงรตes criativas e eficientes para seus clientes. Penso que o setor de Identidade Visual no Brasil tem um grande potencial de crescimento e desenvolvimento, e que pode contribuir para o fortalecimento da economia e da cultura do paรญs.

Considerando o contexto pรณs-pandemia, vocรช acredita que a exposiรงรฃo profissional vivenciou uma reviravolta digital?

SP.: Eu acredito que a exposiรงรฃo profissional vivenciou uma reviravolta digital no contexto pรณs- pandemia, pois muitos profissionais tiveram que se adaptar ao trabalho remoto, ao uso de novas tecnologias e ร  comunicaรงรฃo online. Alguns estudos apontam que essa mudanรงa trouxe benefรญcios, como maior flexibilidade, autonomia e produtividade, mas tambรฉm desafios, como maior isolamento, estresse e dificuldade de conciliar a vida pessoal e profissional.

Acredito que os profissionais de saรบde, em especial, enfrentaram uma situaรงรฃo muito difรญcil, pois alรฉm de lidar com o risco de contaminaรงรฃo, a sobrecarga de trabalho e o sofrimento psรญquico, tiveram que se atualizar sobre as novas formas de prevenรงรฃo, diagnรณstico e tratamento da COVID-19. Alguns profissionais tambรฉm tiveram que recorrer ร  telemedicina, que รฉ uma modalidade de atendimento ร  distรขncia, que pode facilitar o acesso e a qualidade da assistรชncia, mas tambรฉm requer cuidados รฉticos, tรฉcnicos e legais.

Portanto, eu penso que a exposiรงรฃo profissional vivenciou uma reviravolta digital no contexto pรณs- pandemia, que exigiu dos profissionais uma capacidade de resiliรชncia, aprendizagem e inovaรงรฃo, mas tambรฉm demandou apoio e proteรงรฃo por parte das instituiรงรตes, dos gestores e da sociedade.

ร€ luz do crescente apelo por uma imagem bem construรญda, vocรช acredita que uma identidade visual forte e consistente รฉ essencial para diferenciar profissionais no mercado? Isso tambรฉm pode vir a potencializar o faturamento?

SP.: Eu acredito que uma identidade visual forte e consistente รฉ essencial para diferenciar profissionais no mercado, pois ela รฉ uma forma de expressar a personalidade, os valores e os diferenciais de cada um. Uma identidade visual bem construรญda pode transmitir confianรงa, credibilidade e profissionalismo, alรฉm de facilitar o reconhecimento e a lembranรงa dos clientes.

Alรฉm disso, uma identidade visual tambรฉm pode potencializar o faturamento dos profissionais, pois ela pode gerar mais visibilidade, engajamento e fidelizaรงรฃo dos clientes. Uma pesquisa realizada pela Design Council, uma organizaรงรฃo britรขnica que promove o design, mostrou que as empresas que investem em design tรชm um desempenho financeiro superior ร s que nรฃo investem. Segundo o estudo, para cada ยฃ 100 que uma empresa gasta em design, ela pode esperar um aumento de ยฃ 225 em seu faturamento.

Portanto, eu penso que uma identidade visual forte e consistente รฉ essencial para diferenciar profissionais no mercado, e que isso tambรฉm pode vir a potencializar o faturamento. No entanto, รฉ importante que a identidade visual seja planejada e executada de forma estratรฉgica, levando em conta o pรบblico-alvo, o posicionamento e os objetivos de cada profissional.

Quer saber mais?
Acesse http://www.steprestini.com

ย 

ย 

Serviรงo:
Stรฉ Prestini โ€“ Design Grรกfico
Instagram @steprestini
http://www.steprestini.com
+55 (41) 99825-7869

Destaque da Semana

Dengo inaugura primeira loja em Maringรก, com opรงรตes de presentes

Nova marca chega ao Catuaรญ Shopping Maringรก com opรงรตes...

Curitiba รฉ destaque entre os 30 destinos mais recomendados para 2025, com atraรงรตes de cultura e bem-estar

Variedade de atraรงรตes, hospedagem acessรญvel e infraestrutura moderna impulsionam...

Verbas extras de fim de ano sรฃo oportunidade para antecipar o pagamento do financiamento imobiliรกrio

A quitaรงรฃo antecipada de financiamentos imobiliรกrios รฉ uma prรกtica...

Mulheres maduras lideram em atenรงรฃo ร  alimentaรงรฃo equilibrada na Amรฉrica Latina

Novo estudo da Kantar mostra as preocupaรงรตes das latino-americanas...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor