Início Destaques do Editor Pesquisa destaca Aeroporto Afonso Pena como o 18º melhor do mundo

Pesquisa destaca Aeroporto Afonso Pena como o 18º melhor do mundo

Quatro aeroportos brasileiros aparecem em lista dos 10 melhores do mundo, revela AirHelp Score 2023

Ranking internacional de avaliações de usuários traz aeroportos de Recife, Brasília, Belém e Belo Horizonte nas primeiras posições

Quatro aeroportos brasileiros aparecem em lista dos 10 melhores do mundo, revela AirHelp Score 2023
Foto: Divulgação/curitiba.pr.gov.br/

O Brasil concentra quatro dos 10 melhores aeroportos do mundo em 2023. É o que aponta o ranking internacional AirHelp Score, divulgado hoje. Aparecem nessa lista o Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, em Recife (PE), na segunda posição, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional de Mascate, em Omã, na Ásia. O Aeroporto Internacional de Brasília, no Distrito Federal, é listado na quarta colocação. Já os aeroportos internacionais de Belém/Val-de-Cans, no Pará, e o de Belo Horizonte/Tancredo Neves, em Confins (MG), aparecem em sétimo e oitavo lugares, respectivamente.

Na edição atual foram listados 194 aeroportos, avaliados por cerca de 16 mil usuários de 58 países. O levantamento, realizado de janeiro a outubro deste ano, foi estruturado em três temas centrais: pontualidade dos voos, opinião dos clientes quanto à qualidade dos serviços oferecidos (equipe do aeroporto, tempo de espera, acessibilidade e limpeza) e qualidade das lojas e restaurantes.

O Aeroporto Internacional do Recife obteve nota 8,48 para pontualidade dos voos, 8,38 para qualidade do serviço e 8,67 para qualidade do comércio, alcançando nota final de 8,49. Já o Aeroporto Internacional de Brasília recebeu nota 8,63 para pontualidade, 8,11 para qualidade do serviço e 8,14 para qualidade do comércio, compondo nota final de 8,43. O Aeroporto Internacional de Belém atingiu nota 8,49 para pontualidade, 8,19 para qualidade do serviço e 8,17 para qualidade do comércio, totalizando 8,36 como pontuação final. No caso do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, nota de 8,39 para pontualidade dos voos, 8,22 para qualidade do serviço e 8,35 para qualidade do comércio, tendo 8,35 como nota final.

“O Brasil conseguiu repetir o resultado do último ano, quando quatro aeroportos brasileiros figuraram entre os 10 melhores do mundo. Atingir um feito desse nível por dois anos consecutivos comprova que a gestão operacional e a infraestrutura dos aeroportos aqui instalados têm melhorado bastante ao longo dos últimos anos, notadamente com a participação de novos players e ampliação dos recursos investidos. Toda essa combinação acabou promovendo experiências mais agradáveis aos usuários que circulam pelos aeroportos brasileiros”, analisa Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.

Na lista estendida dos 20 melhores aeroportos do mundo, aparecem mais dois brasileiros: o Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho, na 12a colocação,  e o Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pena, no 18º lugar. O ranking ainda traz os aeroportos Santos Dumont/ Rio de Janeiro (31o); Aeroporto Internacional de Guarulhos/ São Paulo (32o); Aeroporto Internacional do Galeão/ Rio de Janeiro (35o);  Aeroporto de Congonhas/ São Paulo (37o) e Aeroporto Internacional de Viracopos/ Campinas/ SP (56o)

Publicada desde 2015, AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos com intuito de ajudar os passageiros a planejar melhor seus voos. O ranking é produzido pela AirHelp, líder mundial na defesa dos passageiros aéreos e que já atendeu cerca de 20 milhões de pessoas.

Melhores aeroportos do mundo

Posição Aeroporto País Pontuação Pontualidade Serviços Lojas e restaurantes
Aeroporto Internacional de Mascate Omã 8,54 8,36 8,72 8,90
Aeroporto Internacional de Recife/Guararapes-Gilberto Freyre Brasil 8,49 8,48 8,38 8,67
Aeroporto Internacional da Cidade do Cabo África do Sul 8,48 8,59 8,09 8,55
Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek Brasil 8,43 8,63 8,11 8,14
Aeroporto Internacional de Doha Hamad Catar 8,41 8,27 8,55 8,68
Aeroporto Internacional de Osaka-Itami Japão 8,37 8,66 8,05 7,79
Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans Brasil 8,36 8,49 8,19 8,17
Aeroporto Internacional Tancredo Neves de Belo Horizonte Brasil 8,35 8,39 8,22 8,35
Aeroporto Internacional de Tóquio Narita Japão 8,31 8,16 8,52 8,58
10º Aeroporto de Amami Japão 8,27 8,48 7,95 7,96
11° Aeroporto Internacional Hyderabad Rajiv Gandhi Índia 8,18 8,19 7,86 8,45
12º Aeroporto Internacional Salgado Filho – Porto Alegre Brasil 8,18 8,19 8,24 8,07
13° Aeroporto Internacional de Minneapolis Estados Unidos 8,15 8,04 8,08 8,56
14º Aeroporto Internacional Haneda de Tóquio Japão 8,15 7,85 8,41 8,77
15º Aeroporto Internacional de Cochim Índia 8,13 8,09 8,17 8,17
16° Aeroporto Internacional de Dubai Emirados Árabes Unidos 8,11 7,63 8,61 9,02
17º Aeroporto Internacional de Abu Dhabi Emirados Árabes Unidos 8,10 8,07 8,13 8,18
18º Aeroporto Afonso Pena de Curitiba Brasil 8,10 8,08 8,28 7,95
19º Aeroporto Internacional Rainha Alia Amã Jordânia 8,06 8,25 8,01 7,54
20º Aeroporto Internacional de Kansai Japão 8,05 8,01 8,12 8,10
31º Aeroporto Internacional Santos Dumont Brasil 7,98 7,97 7,85 8,13
32º Aeroporto Internacional de Guarulhos Brasil 7,97 8,05 7,69 8,03
35º Aeroporto Internacional do Galeão Brasil 7,96 7,90 7,91 8,18
37º Aeroporto de Congonhas Brasil 7,95 7,98 7,65 8,15
56º Aeroporto Internacional de Viracopos Brasil 7,79 8,15 7,24 7,29

Sobre AirHelp

AirHelp é a maior empresa mundial especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando os viajantes a negociar indenizações por voos atrasados ou cancelados e em casos de recusa de embarque. A empresa também toma medidas legais e políticas para apoiar o crescimento e a aplicação dos direitos dos passageiros aéreos em todo o mundo. AirHelp já ajudou 2 milhões de pessoas a receber indenização e está disponível em todo o mundo e oferece suporte em 18 idiomas.  A companhia também oferece gratuitamente o Guia dos direitos do passageiro aéreo 2023. Trata-se de um manual simples, didático e prático, criado com o objetivo de garantir aos passageiros informações, assistência básica e procedimentos de indenização quando o voo não sai como planejado.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile