No Brasil, aย Lei 12.796/2013 estabelece que as crianรงas devem ser matriculadas na escola a partir dos quatro anos de idade. No entanto, รฉ bastante comum que pais e mรฃes, especialmente aqueles de “primeira viagem”, tenham dรบvidas sobre colocar ou nรฃo os filhos na escola na chamadaย “primeirรญssima infรขncia”, que vai dos zero aos trรชs anos de idade. Apesar de nรฃo haver obrigatoriedade de matricular a crianรงa nesses primeiros anos de vida, especialistas afirmam que o ambiente escolar a partir dos dois anos pode trazer inรบmeros benefรญcios para os pequenos. Para ajudar os pais a decidir se o filho deve ou nรฃo ir para a escola antes dos quatro anos, a coordenadora pedagรณgica da Educaรงรฃo Infantil do Colรฉgio Positivo – Joinville (SC), Karina de Oliveira de Braga, responde ร s principais perguntas que costumam passar pela cabeรงa de mamรฃes e papais nessa fase.
1) Existe uma idade considerada ideal para matricular a crianรงa na escola?ย
De acordo com a coordenadora pedagรณgica, nรฃo รฉ uma idade especรญfica que vai definir o momento ideal da crianรงa ir para a escola. “ร preciso, nesse caso, analisar e entender as necessidades individuais de cada crianรงa, considerando sempre a rotina familiar, a rede de apoio, os estรญmulos oferecidos e a estrutura na qual a crianรงa estรก inserida no contexto domรฉstico e familiar. ร importante ponderar tambรฉm que a socializaรงรฃo faz parte do planejamento educacional, considerando que a escola รฉ um ambiente favorรกvel para a ampliaรงรฃo do repertรณrio, desenvolvimento emocional, cognitivo, fรญsico e social”, explica.
2) Os pais precisam retornar ao trabalho; assim, รฉ seguro enviar um filho tรฃo pequeno para uma escola?
A educadora reforรงa que a escola รฉ um ambiente seguro, acolhedor e que estรก sempre pronta para atender ร s necessidades das crianรงas e proporcionar o desenvolvimento esperado para cada fase. “Nesse contexto, รฉ muito importante que os pais considerem que a escolha desse espaรงo farรก toda a diferenรงa na vida da crianรงa e da famรญlia. ร preciso optar por uma escola que vรก de encontro aos valores e ร s expectativas dos pais. Nesse processo, deve-se observar alguns fatores importantes como receptividade, acolhimento, estrutura, seguranรงa, equipe docente, forma de comunicaรงรฃo entre escola e famรญlia, e, acima de tudo, os princรญpios defendidos pela escola, que devem estar alinhados com os dos pais.”
ย 3) Que sinais devem ser observados na crianรงa para determinar se ela estรก pronta para ingressar na escola?
Karina explica que, quando se trata do desenvolvimento infantil, รฉ importante observar as necessidades e o comportamento da crianรงa. “A busca pelo novo, o interesse que ela demonstra em determinadas situaรงรตes (pontuais ou nรฃo), ou entรฃo a falta de interesse, o desenvolvimento fรญsico, as habilidades adquiridas ou ainda o temperamento e o uso que a crianรงa faz dos diferentes tipos de linguagens sรฃo sinais que precisam ser considerados. ร importante observar se a crianรงa, em casa, รฉ estimulada em todos os aspectos sociais e cognitivos, bem como as reaรงรตes que ela apresenta nas pequenas aรงรตes do dia a dia”, ressalta. Alguns exemplos do que devem ser observados sรฃo: se a crianรงa se alimenta com ou sem auxรญlio, como ela jรก se comporta em relaรงรฃo ร s prรกticas de higiene, se toma a iniciativa para iniciar as brincadeiras, se hรก potencial de criaรงรฃo e exploraรงรฃo nos momentos livres e capacidade de corresponder ao que รฉ solicitado.
4) No caso de pais que optam por enviar para a escola apenas aos quatro anos, existe a possibilidade de o filho chegar ร escola em desvantagem em comparaรงรฃo com crianรงas que frequentam a escola desde bebรชs?
Segundo a coordenadora, a obrigatoriedade, por forรงa de lei, de a crianรงa frequentar uma escola a partir dos quatro anos, se dรก devido ร importรขncia do estรญmulo social, emocional e de aprendizagem que as escolas oferecem. “Toda crianรงa, em algum momento, deve ser exposta a esses estรญmulos. Aqueles que frequentam a escola antes dos quatro anos certamente vรฃo possuir maiores estรญmulos, habilidades e maior capacidade de socializaรงรฃo”, afirma.
Sobre o Colรฉgio Positivo – Joinville
O Colรฉgio Positivo chegou a Joinville em 2016 e, desde entรฃo, possui duas unidades no municรญpio: o Colรฉgio Positivo – Joinville e o Colรฉgio Positivo – Joinville Jr., que combinam tecnologia aplicada ร educaรงรฃo, material didรกtico atualizado e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadรฃos conscientes e solidรกrios. O Colรฉgio Positivo tem, em Joinville, turmas de Educaรงรฃo Infantil (Regular e Bilรญngue), Ensino Fundamental โ Anos Iniciais (Regular e Bilรญngue), Ensino Fundamental โ Anos Finais (Regular e Bilรญngue), e Ensino Mรฉdio (Regular e Integral). Alรฉm disso, os alunos tรชm ร disposiรงรฃo atividades complementares esportivas e culturais, incentivo ao empreendedorismo e aulas de Lรญngua Inglesa diferenciadas.