Fazer promoções e queima de estoque são estratégias que ajudam a rentabilizar na época pós festas
As tradicionais liquidações de início de ano são aguardadas por muitas pessoas devido à oferta de descontos especiais. No entanto, além dos consumidores, os comerciantes também precisam planejar cuidadosamente esse período para evitar prejuízos, já que o mês de dezembro costuma apresentar um fluxo intenso no mercado, com um alto faturamento, sendo natural que em janeiro o ritmo desacelere, exigindo estratégias para evitar que as vendas fiquem no vermelho. Sendo assim, é nesse momento que as liquidações e queimas de estoque se apresentam como uma forma de revigorar as vendas.
O especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, explica que antes de começar a traçar a estratégia de vendas, é importante compreender a diferença entre liquidação e promoção. “As promoções são ações específicas destinadas a determinados produtos, que oferecem descontos para impulsionar as vendas e promover tanto os itens quanto a marca em si. Por outro lado, as liquidações são eventos que envolvem a queima de estoque, com o objetivo de vender todos os produtos e renovar as linhas. Essas ações podem ocorrer em diferentes momentos, como durante as mudanças de estações, no setor de vestuário, e o início do ano é uma época favorável para implementar estratégias que impulsionam as vendas, sendo as liquidações uma excelente maneira de aumentar o faturamento”, conta.
Além de ter o potencial de oferecer um retorno financeiro, realizar liquidações em janeiro é uma oportunidade de fidelizar clientes, atrair a atenção dos antigos e conquistar novos, por meio da promoção de produtos de forma atrativa. “Ao identificar os interesses dos clientes e facilitar o processo de compra, é possível impulsionar o faturamento e gerar mais proximidade com o seu público. Nesse ponto é importante entender que assim como você, o seu concorrente também está planejando suas próprias liquidações e promoções, o que gera um aumento na competitividade do setor. Sendo assim, é importante que você foque em se destacar com campanhas exclusivas e uma estratégia sólida, com ações de marketing que ressaltem os benefícios da compra na sua loja”, afirma Frederico.
Como vender mais em janeiro, durante a liquidação
1. Organize uma queima de estoque
Aproveite o baixo volume de vendas e o estoque remanescente do Natal e ano-novo para realizar uma queima de estoque com descontos atrativos. Divulgue quais são os últimos produtos disponíveis, gerando um senso de urgência nos clientes. Utilize cartazes na vitrine e divulgue as melhores ofertas em suas redes sociais para atrair os clientes.
2. Ofereça descontos progressivos
Uma forma de estimular as vendas é oferecer descontos progressivos: quanto mais itens o cliente comprar, maior será o abatimento no valor final. Essa estratégia é especialmente eficaz para clientes indecisos. Estabeleça bem os descontos e defina um limite para o abatimento.
3. Venda produtos da estação
Atraia os clientes oferecendo produtos da estação que eles desejam no momento em que precisam. Por exemplo, se for do ramo calçadista, tenha à disposição sapatos abertos e chinelos para o verão. No vestuário, venda roupas frescas para atrair os clientes.
4. Venda mais durante as trocas
Aproveite o fluxo natural de clientes que retornam para realizar trocas de presentes para aumentar as vendas. Ao receber um cliente para a troca, ofereça informações sobre as promoções disponíveis e pergunte se ele gostaria de aproveitar os preços baixos para adquirir mais produtos.
5. Realize sorteios
Utilize sorteios como estratégia para aumentar as vendas. Ofereça cupons aos clientes que comprarem um determinado valor ou número de produtos. Ofereça prêmios como vale compras da loja, itens duráveis ou experiências.
6. Invista em marketing
Utilize estratégias de marketing para atrair mais clientes. Use as redes sociais, como Facebook e Instagram, para anunciar as promoções com antecedência. Faça posts rápidos destacando os produtos e os descontos. Utilize o WhatsApp para entrar em contato com os clientes cadastrados, enviando mensagens com as promoções e convidando-os para visitar a loja. Aproveite também meios de divulgação regional, como rádio, panfletos e carros de som.
7. Venda em marketplaces
Expanda sua presença online vendendo em marketplaces, como Mercado Livre e Shopee. Essas plataformas reúnem diversos tipos de lojas e oferecem uma estrutura consolidada, além de atrair um público maior do que sua loja física alcançaria.
8. Capacite sua equipe de vendas
Um fator principal para impulsionar as vendas é ter uma equipe bem treinada e preparada para atender os clientes. Apesar do fluxo de pessoas nessa época do ano não ser tão intenso, o atendimento individualizado pode ser o diferencial que leva à compra. Converse com seus colaboradores e explique claramente qual deve ser a abordagem de vendas. Para motivá-los, compartilhe informações sobre as metas e planos da loja para o ano e inclua-os no processo de planejamento.
9. Estabeleça metas para todo o ano
Elabore um plano detalhado e estabeleça projeções de crescimento e faturamento. Considere seus números atuais, a sazonalidade do mercado e as oportunidades de expansão. Com um planejamento organizado, é mais provável que você comece o ano com resultados positivos.