Inseticidas atingem maior volume de vendas em cinco anos e repelentes registram aumento de 27% em unidades frente a 2022

adobestock

Aumento dos casos de dengue no Brasil devem impulsionar ainda mais esse mercado

As temperaturas cada vez mais elevadas do verรฃo brasileiro e a consequente proliferaรงรฃo de insetos, como a que se vรช hoje do mosquito transmissor da dengue, tรชm contribuรญdo para o avanรงo no consumo das categorias de repelente e inseticidas nos รบltimos anos. Novo estudo da Kantar, lรญder em dados,ย insightsย e consultoria, mostra avanรงo na penetraรงรฃo da categoria nos lares e crescimento de venda no atacarejo.

O levantamento mostra que em 2023 as categorias de repelentes e inseticidas nos lares brasileiros cresceramย 15ย pontos percentuais (p.p.) e 2,5 p.p. respectivamenteย em relaรงรฃo aย 2022. Jรก o aumento do volume de repelente consumido foi da ordem de 27%. A maior concentraรงรฃo desse consumo รฉ na classe AB, representando 27% da populaรงรฃo e 34%ย das unidades compradas. A regiรฃo da Grande Rio de Janeiro รฉ responsรกvel por 12% dos repelentes adquiridos nacionalmente.

Jรก as unidades de inseticidas compradas em 2023 atingiram o maior nรบmero em 5 anos, chegando a 131,8 milhรตes de unidades, 11% a mais do que em 2018. A maior concentraรงรฃo do consumo fica nas regiรตes Norte e Nordeste, que representam 34% do total comprado. A penetraรงรฃo da categoria de inseticidas chega aย 77% da populaรงรฃo, o que representa mais deย 45 milhรตes de lares brasileiros.

Os atacarejos sรฃo o canal de venda que mais ganha espaรงo na venda das categorias. Representavam 6,8% do share de vendas de repelentes e 16,8% de inseticidas em 2020 e em 2023 foram responsรกveis por 13,2% e 23,9% da comercializaรงรฃo dos produtos, respectivamente.

No รบltimo verรฃo o consumo em unidades de repelentes jรก foi 9% maior versus o verรฃo de 2020, enquanto inseticidas registraram crescimento de 48%. Com o fenรดmeno El Niรฑo prometendo temperaturas acima da mรฉdia neste verรฃo e o recente salto dos casos de dengue no Brasil, a expectativa รฉ de que esses mercados sigam crescendo.

Os dados acima sรฃo do estudo Brasil 40ยบ da Kantar, que acompanha o comportamento de consumo dos brasileiros em bens de consumo massivo โ€“ alimentos, bebidas, artigos de limpeza do lar e itens de higiene e beleza pessoal, de maneira contรญnua.ย Foram contempladosย 11.300ย domicรญliosย de todas as regiรตes e classes sociais doย Paรญs, representando 60 milhรตes de lares.

Destaque da Semana

Feriadรฃo Nacional: programaรงรฃo especial no bar que homenageia o Brasil

O feriadรฃo da Proclamaรงรฃo da Repรบblica serรก comemorado com...

Gioia, no Ecoville, รฉ o primeiro lanรงamento da Embraed em Curitiba

Reconhecida pelo padrรฃo de seus empreendimentos, incorporadora apresenta residencial...

Feriados de novembro convidam a curtir a Vila Katu

Um complexo com gastronomia e diversรฃo para toda a...

Grupo Muffato abre novo atacarejo na Cidade Industrial

Max Bettega รฉ o 11ยฐ da na RMC, com...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor