Turismo em destaque: 2023 representa melhor ano do setor desde 2019

Aumento da demanda turรญstica potencializa e maximiza crescimento do setor hoteleiro, com o NH Curitiba The Five registrando performance positiva

O turismo brasileiro registrou resultadosย  excepcionais em 2023, marcado por uma significativa movimentaรงรฃo nos aeroportos e um notรกvel crescimento no setor de serviรงos, especialmente no Paranรก. Dados da Agรชncia Nacional de Aviaรงรฃo Civil (ANAC) revelam que mais de 102 milhรตes de pessoas transitaram pelos aeroportos em 2023, representando um aumento de 5,1% em relaรงรฃo a 2022 – o melhor resultado desde 2019. No Paranรก, o setor de turismo experimentou um crescimento de 11,4% em comparaรงรฃo a 2022, registrando a segunda maior evoluรงรฃo no setor de serviรงos, conforme aponta pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatรญstica (IBGE). Em Curitiba, o Aeroporto Afonso Pena apresentou um aumento de 8% na movimentaรงรฃo aรฉrea em relaรงรฃo a 2022, segundo relatรณrio do Centro de Gerenciamento de Navegaรงรฃo Aรฉrea (CGNA). Alรฉm disso, a capital paranaense destaca-se entre os dez destinos mais procurados no Brasil, segundo levantamento realizado pela agรชncia de viagens on-line Decolar.

O NH Curitiba The Five, primeiro hotel no Brasil da rede espanhola NH Hotels, apresentou crescimento em diversas รกreas ao longo do ano. O hotel, que conta com 178 apartamentos, um restaurante, umย coffee shop, umย lounge, sete salas para eventos corporativos com capacidade para atรฉ 190 pessoas, รกrea deย business center, espaรงoย fitnessย eย spa, teve um aumento de 37% no faturamento. O diretor do NH Curitiba The Five, Antonio de Albuquerque, celebra os resultados positivos. โ€œEste foi um ano muito importante para nรณs, com investimentos que trouxeram muitos frutos e resultados que atenderam ร s nossas expectativas. A taxa de ocupaรงรฃo subiu 17% e o ADR 21% em relaรงรฃo a 2022โ€, enfatiza.

Turistas preferem hospedagem em hotรฉis

O Instituto Municipal de Turismo (IMT), por meio da Pesquisa da Demanda Turรญstica, revela que os hotรฉis sรฃo o principal meio de hospedagem dos turistas, com 28,3% optando por ficar na casa de parentes ou amigos e 11,4% em locaรงรฃo temporรกria. โ€œA preferรชncia por hotรฉis nรฃo รฉ incomum, dado que providenciam maior liberdade e conforto, sem precisar importunar parentes ou amigos. A locaรงรฃo temporรกria tambรฉm nรฃo รฉ tรฃo prevalecente e ainda รฉ um mercado em ascensรฃo, entรฃo os turistas nรฃo sentem tanta seguranรงaโ€, destaca Antonio, O nรบmero de hรณspedes do hotel aumentou em 11% neste ano.

Integraรงรฃo tecnolรณgica

Para proporcionar a melhor experiรชncia possรญvel aos hรณspedes, o hotel realizou diversas melhorias ao longo do ano. โ€œProcuramos integrar novas tecnologias para tornar a estadia cada vez mais proveitosa, garantindo a satisfaรงรฃo de nossos hรณspedesโ€, afirma o diretor. Dentre as melhorias estรฃo a troca do sistema operacional, permitindo o uso mais intensivo das tecnologias disponรญveis, como reconhecimento facial, interfaces mais seguras em relaรงรฃo a possรญveis fraudes cibernรฉticas e controle mais rรญgido das informaรงรตes em conformidade com a LGPD. A รกrea de eventos tambรฉm passou por uma revitalizaรงรฃo, assim como a iluminaรงรฃo, que foi aprimorada a partir de sugestรตes de clientes corporativos. O sistema de ar-condicionado foi atualizado, proporcionando maior conforto tรฉrmico individualizado nas salas.

Geraรงรฃo de empregos

Com a crescente demanda no setor turรญstico, o setor hoteleiro tambรฉm precisa investir na forรงa de trabalho. O hotel curitibano teve um aumento de 15% em seu quadro de colaboradores, contando com 20 novos postos de trabalho diretos e mais 60 indiretos, entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023. O hotel ainda fechou o ano com vagas em aberto, deixando claro que investir no nรบmero de funcionรกrios รฉ uma das prioridades. โ€œNosso compromisso para 2024 vai alรฉm dos nรบmeros alcanรงados em 2023. Estamos empenhados em continuar aperfeiรงoando nossos espaรงos e serviรงos, elevando constantemente o padrรฃo de excelรชncia que oferecemos aos nossos hรณspedes. Buscamos nรฃo apenas atender, mas superar expectativas, proporcionando experiรชncias memorรกveis a todosโ€, finaliza Antonio.

 

SOBRE NH HOTELS

NH Hotels รฉ a marca de luxo do NH Hotel Group, destacada por seus hotรฉis modernos e singulares em localizaรงรตes perfeitas na Europa e na Amรฉrica Latina, que se conectam facilmente com as cidades e bairros. Cada NH Hotel รฉ cuidadosamente projetado para oferecer uma experiรชncia confiรกvel que sempre atenderรก ร s expectativas dos hรณspedes. Seu estilo descontraรญdo, urbano e fresco faz deles um marco para se hospedar, trabalhar e interagir agradavelmente fora de casa.

Destaque da Semana

Empresa curitibana รฉ destaque no setor tรชxtil da Amรฉrica do Sul

Lavoutique Lavanderia & Costura recebeu a premiaรงรฃoย em Frankfurt, na...

Explore a gastronomia mundial com menu especial curado pelo Ponte Vecchio

Tradicional restaurante italiano de Curitiba traz ediรงรฃo limitada de...

Projeto Legado da SZL Imรณveis reรบne 12 convidados em exclusiva sรฉrie de podcast

A iniciativa celebra 50 anos da imobiliรกria e oferece...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor