Caravelas, mรบsicas, mitos e lendas portuguesas sรฃo o centro do enredo escolhido pela Unidos da Tijuca para o Carnaval 2024. Com o samba-enredo โO Conto de Fadoโ, que mistura o samba ao fado, estilo musical tradicional de Portugal, a escola chega ร Marquรชsย de Sapucaรญ cheia de histรณrias para contar sobre a โTerrinhaโ.
De acordo com o professor de Literatura e Arte do Colรฉgio Positivo, Rodrigo Wieler, aย escolha do fado como fio condutor do desfile รฉ uma forma de celebrar uma das caracterรญsticas culturais lusitanas mais marcantes, a sua produรงรฃo musical. โO fado รฉ, por excelรชncia, a mรบsica sรญmbolo de Portugal. Altamente sentimental e emotivo, todo fado รฉ tambรฉm uma narrativa, que relata histรณrias cotidianas de amor, sofrimento e esperanรงa. Assim, influenciou diversos artistas portugueses de รฉpocas diferentes, como os escritores Camรตes, Camilo Castelo Branco e Fernando Pessรดa, que abordaram, cada um ร sua maneira, a afliรงรฃo amorosa, a espera, os desajustes das relaรงรตes e a saudade.โ
A histรณria portuguesa รฉ marcada por contos, lendas e mitos que remontam ร Grรฉcia Antiga, como cantado no trecho โVai buscar / No vasto oceano o herรณico Odisseu / Que alรฉm do Egeu nรฃo se amedrontou / Com uma rainha tรฃo sรณ e carente / Mulher ou serpente que jurou o seu amor / ร beira do Tejo nascia Lisboaโ. Os antigos gregos conheciam Portugal como Ofiussa, ou terra das serpentes, e Lisboa como Olissipo. Todas essas lendas tรชm papel fundamental na construรงรฃo do imaginรกrio social portuguรชs. โMitos e lendas sempre foram utilizados para retratar a trajetรณria dos povos de forma รฉpica e herรณica. Portugal retrata a origem polรญtica sobre a ideia de grandes combates contra os mouros (รกrabes) e espanhรณis, no perรญodo da Revoluรงรฃo de Avisโ, explica o assessor de Histรณria do Centro de Inovaรงรฃo Pedagรณgica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colรฉgios do Grupo Positivo, Andrรฉ โBodeโ Marcos.
Outra grande influรชncia na histรณria e cultura daquele paรญs vem do domรญnio รกrabe na regiรฃo da Penรญnsula Ibรฉrica, que se estendeu por diversos perรญodos histรณricos – o รบltimo deles acabou apenas em 1492. O samba da Tijuca tambรฉm se refere a essa parte da formaรงรฃo portuguesa. โAlgumas รกreas da composiรงรฃo cultural de Portugal sofreram influรชncia direta da ocupaรงรฃo รกrabe, entre elas a arquitetura, que tem como principais caracterรญsticas, alรฉm do arco ferradura, azulejos geomรฉtricos e decoraรงรฃo bastante elaborada. Escalas utilizadas pela mรบsica tradicional portuguesa e alguns ornamentos melรณdicos tambรฉm sรฃo considerados provenientes dos รกrabes. Hรก, inclusive, instrumentos tipicamente รกrabes e que foram incorporados pelos portugueses, como o alaรบde e o oudโ, lembra Muro. Por fim, atรฉ mesmo o idioma sofreu influรชncia desse perรญodo. O professor explica que a maior parte das palavras da Lรญngua Portuguesa iniciadas em “al”, a exemplo deย alface,ย alfaiateย ouย alfinete, vieram do รกrabe.
Por fim, as grandes navegaรงรตes empreendidas por Portugal ao longo de sรฉculos tambรฉm sรฃo tema do Carnaval. Paraย Bode, esseย perรญodo histรณrico รฉ o grande responsรกvel por tornar Portugal a naรงรฃo que รฉ atualmente.ย โO processo de expansรฃo marรญtima pelo Atlรขntico, que tinha o objetivo de controlar novas rotas comerciais, transformou o paรญs lusitano numa das maiores potรชncias dos sรฉculos XVI e XVII. Portugal foi o responsรกvel pela exploraรงรฃo de trรชs continentes (รfrica, รsia e Amรฉrica), no que diz respeito a matรฉrias-primas e mรฃo de obra escrava. Em suma, a expansรฃo marรญtima possibilitou a Portugal se tornar uma potรชncia, pelo menos por um perรญodo, do continente europeuโ, finaliza.
Sobre o Colรฉgio Positivo
O Colรฉgio Positivo compreende sete unidades na cidade de Curitiba, onde nasceu e desenvolveu o modelo de ensino levado a todo o paรญs e ao exterior. O Colรฉgio Positivo – Jรบnior, o Colรฉgio Positivo – Jardim Ambiental, o Colรฉgio Positivo – รngelo Sampaio, o Colรฉgio Positivo – Hauer, o Positivo International School, o Colรฉgio Positivo – รgua Verde e o Colรฉgio Positivo – Boa Vista atendem alunos da Educaรงรฃo Infantil ao Ensino Mรฉdio, sempre combinando tecnologia aplicada ร educaรงรฃo e professores qualificados, com o compromisso de formar cidadรฃos conscientes e solidรกrios. Em 2016, o grupo chegou em Santa Catarina – onde hoje fica o Colรฉgio Positivo – Joinville e o Colรฉgio Positivo – Joinville Jr. Em 2017, foi incorporado ao grupo o Colรฉgio Positivo – Londrina. Em 2018, o Positivo chegou a Ponta Grossa (PR), onde hoje estรก o Colรฉgio Positivo – Master. Em 2019, somaram-se ao Grupo duas unidades da escola Passo Certo, em Cascavel (PR), e o Colรฉgio Semeador, em Foz do Iguaรงu (PR). Em 2020, o Colรฉgio Vila Olรญmpia, em Florianรณpolis (SC), passou a fazer parte do Grupo. Em 2021, a St. James’ International School, em Londrina (PR), integrou-se ao grupo. Em 2023, o Positivo chegou a capital de Sรฃo Paulo, com a aquisiรงรฃo do Colรฉgio Santo Ivo. No final do mesmo ano, trรชs unidades da Escola e Colรฉgio Jardim das Naรงรตes, em Taubatรฉ e Tremembรฉ (SP), se integraram ร rede de colรฉgios Positivo. Atualmente, sรฃo 20 unidades de ensino, em dez cidades, no Sul e Sudeste do Brasil, que atendem, juntas, a aproximadamente 16,5 mil alunos, desde a Educaรงรฃo Infantil ao Ensino Mรฉdio.