Consumo dentro e fora do lar segue em crescimento pelo terceiro trimestre consecutivo

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Estudo da Kantar retrata comportamento das famรญlias brasileiras e reflexos no mercado

O ano de 2023 encerrou com resultados positivos e acima das expectativas para o consumo dentro e fora de casa. Com 2,4 milhรตes de lares brasileiros saindo do endividamento e renda familiar crescendo 12,2%, em mรฉdia, o mercado se manteve em ascensรฃo pelo terceiro trimestre consecutivo.

ร‰ o que aponta o levantamento Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar, lรญder em dados,ย insightsย e consultoria. O estudo acompanha o comportamento do brasileiro de maneira contรญnua, trazendo uma visรฃo em 360 graus dos bens massivos de consumo โ€“ alimentos, bebidas, artigos de limpeza e itens de higiene e beleza pessoal.

Crescimento fora do lar

Fora do lar, o crescimento foi impulsionado pelo aumento de frequรชncia (alta de 14,2% na comparaรงรฃo entre 2022 e 2023) e por ocasiรตes compartilhadas (+21,8%), com tรญquete mรฉdio mais elevado (+15,5%). O local de consumo que mais contribuiu comย esseย avanรงo foi a casa de terceiros (+5,1%) e o momento foi o fim de semana (+7,5%).

Todas as categorias cresceram em consumo no perรญodo estudado, com exceรงรฃo do salgadinho de pacote. O produto apresentou alta de 49,2% no preรงo, o que contribuiu com queda de 12,6% em compradores e retraรงรฃo de 13,2% em unidades. A Geraรงรฃo X (nascidos entre 1965 e 1981) foi a que mais contribuiu negativamente para esse cenรกrio.

Os refrigerantes, por sua vez, apresentaram o maior crescimento em unidades (+27,5%). A categoria tambรฉm contemplou nรบmeros positivos em compradores (+11,6%) e valor gerado (+48,8%). Aqui, ganham destaque os finais de semana (44,1% em volume), os momentos de almoรงo eย snackingย (11,3% e 13,4%, respectivamente) e as ocasiรตes compartilhadas (16,3%).

Ainda a respeito de bebidas, o segmento Premium cresce fora de casa. Produtos da categoria passaram de 21% em unidades em 2022 para 30,1% no ano seguinte. As maiores penetraรงรตes ocorreram com suco de frutas (+9,6 p.p.) e energรฉtico (+6 p.p.).

โ€œO consumo surge como uma variรกvel importante para guiar o crescimento da marca. Ocasiรตes mais compartilhadas, fins de semana e casa de amigos ganharam relevรขncia no รบltimo ano. Alรฉm disso, temos diferentes preferรชncias de acordo com cada pรบblico. Por exemplo, vimos a Geraรงรฃo Z (nascidos entre 1997 e 2010) influenciar categorias em um verรฃo quenteโ€, comenta Hudson Romano, gerente sรชnior de consumo fora do lar da divisรฃo Worldpanel da Kantar.

O verรฃo mais intenso abriu oportunidades para diversas categorias. As que mais se beneficiaram, porรฉm, foram os refrigerantes (alta de 3,3% em volume de 2022 para 2023), os doces (+2,5%) e as cervejas (+2,2%). Os dois primeiros foram consumidos principalmente pela Geraรงรฃo Z, enquanto o รบltimo foi impulsionado pela Geraรงรฃo Y (nascidos entre 1981 e 1996).

Vale destacar que o fim de semana (+2,1 p.p.) e as ocasiรตes compartilhadas (+3,3 p.p.) tambรฉm ganharam mais importรขncia desde o รบltimo verรฃo. Com isso, os principais canais fora de casa cresceram em frequรชncia. Restaurantes (+19,4%), bares (+22%) e impulso (+25,8%) foram os mais beneficiados.

Oย foodserviceย tambรฉm vem ganhando forรงa ao longo dos anos, sendoย fast foodย o maior canal. Sua importรขncia em unidades passou de 29% em 2022, para 38% no ano seguinte. Inclusive, abocanhou 6% de volume de outros canais. Os lanches (+5%) e as refeiรงรตes (+1,8%)ย foramย as categorias em destaque.

Insightsย dentro do lar

A reduรงรฃo da pressรฃo inflacionรกria no bolso do consumidor brasileiroย impulsionou o aumento de gasto (alta de 13,6% entre 2022 e 2023) e o volume (+9,9%) dentro do lar. O cenรกrio positivo se refletiu em todas as categorias. Inclusive, com o salgadinho de pacote, que apresentou o pior desempenho fora de casa.

โ€œO movimento de aproveitar o salgadinho que estรก em casa para levรก-lo ao consumo fora รฉ uma das principais fontes de crescimento dessa categoria noย in homeโ€, explica o especialista da Kantar.

Em relaรงรฃo ร s cestas, os destaques ficaram para Bazar/OTC (+11,8% em unidades), bebidas (+11%) e higiene e beleza (+8%). Perecรญveis e commodities, contudo, perderam espaรงo. O primeiro grupo passou de 28,2%ย de relevรขnciaย em 2022 para 27%. O segundo,ย caiuย de 13% para 11,7%.

ร‰ importante ressaltar tambรฉm que as categorias Economy se mostraram estabelecidas no mercado, sendo uma ferramenta para balancear o maior mix. Neste contexto, 43% dos produtos cresceram mais intensamente, com destaque para creme de leite, leite condensado e pรฃo industrializado.

Os dados acima sรฃo do relatรณrio trimestral Consumer Insights da Kantar, que acompanha o comportamento do comprador brasileiro de maneira contรญnua, trazendo uma visรฃo do consumo em 360ยบย dos bens de consumo massivo โ€“ alimentos, bebidas, artigos de limpeza do lar e itens de higiene e beleza pessoal. Para dados dentro do lar, o estudo reรบne 11.300ย domicรญliosย de todas as regiรตes e classes sociais doย Paรญs, representando 60 milhรตes de lares.ย Jรกย para fora do lar, a empresa acompanha o comportamento de 47 milhรตes de indivรญduos.

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