Início Entretenimento Inove SIAPAR 2024 discute indústria do audiovisual do Paraná

Inove SIAPAR 2024 discute indústria do audiovisual do Paraná

0
crédito: Duda Dalzoto
NEM_TODA_foto LUC_DA_SILVEIRA_06

Evento vai reunir empresas de produção, distribuição e exibição no Campus da Indústria no dia 2 de abril

O Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná – SIAPAR e o Sistema FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, com o apoio institucional do Sebrae/PR realizam no dia 02 de abril (terça-feira), no Campus da Indústria, o Inove SIAPAR 2024, um dia de imersão nas questões da indústria audiovisual com palestras, workshops e empresas expositoras. O evento vai reunir representantes da Agência Nacional do Cinema (Ancine), canais de TV, universidades, especialistas no tema e convidados.

A programação terá como foco os novos negócios e oportunidades proporcionados pelas tecnologias e os processos de produção da indústria do audiovisual. Desta forma, o evento é voltado a empresas do ecossistema audiovisual: da produção, que envolve a criação artística e a transformação das ideias iniciais em produtos audiovisuais; passando pela distribuição, que inclui a comercialização da produção e seu acesso aos diversos circuitos exibidores; até a exibição, que reúne tanto o conjunto de salas de cinema quanto os canais de TV, assim como os novos mecanismos de acesso via internet. Interessados podem se inscrever por meio do link: https://forms.office.com/r/jsmeFH8iJ2

O Inove Siapar acontece num momento efervescente para o audiovisual brasileiro. Essa indústria foi impactada nos primeiros meses de 2024 com boas notícias. Destaque para o Marco Regulatório do Fomento à Cultura e a Cota de Tela no Cinema, obrigação que as empresas exibidoras têm de incluir longas brasileiros em sua programação. As leis de incentivo e fomento, como a Lei Paulo Gustavo, estão alavancando a produção nacional e regional. “Eu incluo nesse cenário positivo a promoção da diversidade, que contribui para um ambiente mais inclusivo nas produções”, destaca Jussara Locatelli, presidente do SIAPAR.

crédito: Duda Dalzoto

O setor do audiovisual contribui com mais de R$ 27 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, valor superior ao da indústria automobilística, por exemplo. “O Brasil sempre foi um forte consumidor de produtos audiovisuais. Além disso, o Brasil está entre os cinco maiores mercados de consumo de audiovisual. Somos mais de 200 milhões de espectadores”, afirma Jussara. De acordo com a última Pesquisa Anual de Serviços divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2020, o setor audiovisual gerou 111.331 oportunidades de trabalho.

Além de uma potência em si mesma, a indústria audiovisual movimenta vários setores da economia relacionados a serviços e insumos, tais como serviços bancários e securitários, hospedagem, transporte, aluguéis de bens móveis e imóveis, alimentação, segurança, geração de impostos, bem como serviços manuais como costureiras, maquiadores, figurinistas e marceneiros.

Cenário 

A indústria audiovisual cumpre atualmente um papel central no desenvolvimento dos países, e não é diferente no Brasil. A expansão da capacidade produtiva e do alcance de obras brasileiras em um mercado efetivamente global é um desafio que requer uma abordagem ampla e coordenação entre agentes públicos e privados.

O Paraná ocupa a quinta posição do país em número de produtoras registradas na Ancine, é o quarto em quantidade de CPBs (Certificado de Produto Brasileiro – documento concedido à obra audiovisual não-publicitária brasileira) e ocupa a segunda posição nacional em quantidade de CRTs (Certificado de Registro de um título que assegura e autoriza a obra a ser comercializada e veiculada no Brasil).

As novas tecnologias de comunicação e mídia, assim como diferentes formas de disseminação de conteúdo, têm provocado mudanças estruturais na distribuição ocupacional dos profissionais do mercado, nas habilidades técnicas e comportamentais demandadas pelo setor.

“Essas demandas impactam as empresas, principalmente com a questão dos recursos humanos. Na perspectiva da indústria audiovisual, essa demanda alta por mão de obra vai se manter nos próximos anos e é por esta razão que é preciso concentrar esforços para que a indústria se desenvolva da melhor forma”, complementa Jussara.

Desafios

Gerar empregos, melhorar as condições de vida das pessoas, promover localidades, aliar a atuação de governos em parceria com a iniciativa privada. O fomento à indústria do audiovisual implica diretamente em todos esses indicativos do crescimento econômico sustentável, que têm como princípio a garantia de acesso.

Como atividade industrial, o audiovisual envolve uma complexa dinâmica de produção e distribuição, em um contexto de concorrência global. A eficiência com que esses fatores de produção ingressam e circulam da cadeia produtiva impacta diretamente na estrutura de custos da indústria e em sua competitividade, como seria em qualquer setor.

“No entanto, para alcançarmos uma indústria audiovisual sólida, inclusiva, competitiva e inovadora é necessário investir na formação de técnicos qualificados e na melhoria das relações de trabalho. Elementos fundamentais para o desenvolvimento pleno do ecossistema audiovisual. O audiovisual é a linguagem do nosso tempo e múltiplas oportunidades surgem nesse contexto. Por isso, vale a pena participar”, convida Jussara.

Patricia Albanez, coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, acrescenta que a gestão é outro ponto fundamental para as empresas do segmento.

“Arte e negócio são conhecimentos que precisam andar sincronizados para que as empresas da área sejam economicamente viáveis. Então, qualificar, atualizar os profissionais da indústria audiovisual com uma perspectiva atual de gestão, melhora a competitividade do setor e fortalece os negócios”, completa Albanez.

O evento, projeta a coordenador do Sebrae/PR, será uma g oportunidade de capacitar a cadeia da indústria, incorporar tecnologia para ganhar produtividade e fortalecer os atores deste ecossistema que, quando aquecido tem capilaridade e impacta em diversos setores da economia, além de ter o poder de posicionar o destino sede com suas paisagens e aspectos culturais.

O Inove SIAPAR 2024 tem apoio da PRFilm Commission e Curitiba Film Commission.

SERVIÇO:

Inove SIAPAR 2024

Dia 02 de abril, das 8h às 18h

Inscrições gratuitas: https://forms.office.com/r/jsmeFH8iJ2

Local: Campus da Indústria – Sistema FIEP – Comendador Franco | Avenida, 1341 – Jardim Botânico

INOVE SIAPAR 2024

02/04

Campus da Indústria – Sistema FIEP (Comendador Franco | Avenida, 1341 – Jardim Botânico)

Programação

MANHÃ

Local: AUDITÓRIO CAIO AMARAL

09:00 – ABERTURA SIAPAR/ FIEP

09:30 – PALESTRA: O MERCADO AUDIOVISUAL BRASILEIRO – FABIANA TRINDADE  – DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA (ANCINE)

10:00 – PAINEL: AÇÕES SEBRAE PR PARA A INDÚSTRIA AUDIOVISUAL DO ESTADO

10:30 – PAINEL: QUALIFICAÇÃO DA INDÚSTRIA AUDIOVISUAL – SEBRAE POLO ECONOMIA CRIATIVA.

11:15 – PAINEL: APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DO AUDIOVISUAL SENAI

11:30 – INTERVALO ALMOÇO / NETWORK EXPOSITORES

Programação

TARDE

Local: AUDITÓRIO CAIO AMARAL

13:30 – PALESTRA: A REGULAÇÃO DO VOD NO BRASIL – Qual o impacto na produção independente brasileira? –  DEBORA IVANOV

14:00 – PAINEL: CANAIS SUPERBRASILEIROS, O QUE BUSCAM? – A valorização do conteúdo nacional independente. Participação: PRIME BOX BRAZIL/ RAMIRO AZEVEDO e CANAL CURTA! /DANIELA NAGRI. MEDIAÇÃO: PAULA GOMES

14:45 – PAINEL: PROPOSTAS E AÇÕES DAS FILM COMMISSIONS – CURITIBA/ SP/ PR

15:30 – PALESTRA: A CONSTRUÇÃO DE NEGÓCIOS AUDIOVISUAIS A PARTIR DE UM VIÉS CRIATIVO – VANIA LIMA / GRUPO TÊM DENDÊ

16:00– PALESTRA: “MARATONA DE CONTEÚDO: COMO OS BRASILEIROS SE JOGAM NAS TELAS!” Suzane Ilka Coimbra Carvalho / Inteligência de Mercado SBT

16:30 – PALESTRA: POLÍTICAS AFIRMATIVAS E O MERCADO AUDIOVISUAL – TATIANA CARVALHO – APAN

17:00 – PALESTRA: COMO LANÇAR UM FILME COM ORÇAMENTO REDUZIDO – GABRIEL PREUSS – RAIZHE

17:30 – HAPPY HOUR COM EXPOSITORES

Programação

CLÍNICAS DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO (vagas limitadas)

Local: AUDITÓRIO 1

13:30 – PALESTRA: COMO ENCONTRAR CLIENTES PARA SERVIÇOS AUDIOVISUAIS ATRAVÉS DO TRÁFEGO PAGO – GABRIEL PREUSS – RAIZHE

14:00 – WORKSHOP – PRODUÇÃO DE CONTEÚDO EM CENÁRIO DE REALIDADE VIRTUAL – DIEGO LOPES – OGER SEPOL PRODUÇÕES

14:40 – WORKSHOP – TECNOLOGIA NO SET COM ILUMINAÇÃO LED – ARMADA FILMS

15:10 – WORKSHOP – WORKFLOW COM SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE COR: CONECTANDO AS ETAPAS DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL – JOÃO CASTELO BRANCO – NITS.LAB

15:50 – WORKSHOP – 5G E OS NEGÓCIOS DA INDÚSTRIA AUDIOVISUAL SUPORTADOS NAS REDES – FREDERICO REHME – GTD GLOBAL TECHNOLOGIA DIGITAL

17:00 – HAPPY HOUR COM EXPOSITORES

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile