Na última sexta-feira (12/04), o Curitiba Convention & Visitors Bureau promoveu mais uma edição do “Café com CCVB”, na sede da Fecomércio. Cerca de 90 pessoas acompanharam a palestra “Inovações e Entretenimento no Turismo de Negócios e Eventos”, proferida pela consultora e palestrante internacional Vaniza Schuler.
Em sua fala de boas-vindas, a Presidente do CCVB, Gislaine Queiroz agradeceu a presença relembrando das ações que a entidade está desenvolvendo para cumprir a sua principal missão de fomentar Curitiba e Convention regionalmente, mas também junto a todo o mercado, representando associados e mantenedores.
“É um trabalho de muita dedicação e esforço que tem rendido muitas conquistas, ainda mais lembrando que vivenciamos um momento de retomada pós-pandemia”, disse. “Estamos entendendo diversos movimentos do mercado, que mudou e está extremamente imediatista. Para isso, entre outras atividades, criamos o GT de Eventos, para nos atualizarmos sobre estas novas demandas e de que forma o CCVB vai atender este cenário”, encerrou, mencionando a atuação firme do CCVB junto aos deputados federais e senadores para a manutenção do Perse, e fazendo uma convocação final aos presentes para que se manifestem contrariamente à exclusão do Programa.
Palestra ressalta os impactos do entretenimento no turismo de negócios e eventos
Vaniza é especialista em turismo de negócios e eventos, consultora, mentora, pesquisadora, conteudista, escritora, palestrante, planejadora de marketing de destinos e facilitadora de eventos. Foi Diretora Executiva dos CVBx de Curitiba e Porto Alegre, e duas vezes Gerente de Turismo de Negócios, Eventos e Incentivo da Embratur.
“A pauta de hoje é turismo de negócios e eventos. E para começar, compartilho dados de 2023 que mostram que 60% dos assentos aéreos são pagos por CNPJs. Ou seja, se não trabalharmos o turismo de negócios, estamos deixando de trabalhar o turismo de lazer, o que é impensável”, disse. Para Vaniza, a principal tendência do setor está relacionada ao termo bleisure, que diz respeito às pessoas que conjugam lazer com negócios. Por isso, é preciso estar atento e realmente oferecer oportunidades a serem consumidas pelo turista que está a trabalho na localidade.
“É urgente flexibilizar as ofertas de lazer aos turistas de negócios, o que abre um amplo horizonte de possibilidades e oportunidades para nosso mercado”, indicou. “Temos um novo público consumidor que age segundo características bem específicas. Eles estão no centro do processo, têm uma urgência de aproveitar o tempo e o conceito da finitude bastante presente, uma grande preocupação com o planeta e com a incorporação de hábitos saudáveis. E, mais importante de tudo, uma facilidade imensa de trabalhar de forma remota, executando as mesmas atividades que no formato presencial”.
A fala de Vaniza foi marcada pela ampla participação e interação dos presentes, promovendo uma troca de ideias e conhecimentos, tendo como direcionamento o futuro do setor de eventos e de turismo e como ambos podem se desenvolver para atender às necessidades deste novo público.
Presença de entidades e autoridades
“Nós como parte deste ecossistema de turismo que é valorizado e reconhecido nacionalmente somos testemunhas de como o mercado fica impressionado com os números de Curitiba, de Foz do Iguaçu e do Paraná como um todo. Vamos valorizar nossa atuação e continuar com a régua alta para seguirmos entregando essa qualidade que surpreende positivamente a todos”, disseram Paulo César Nauiack (VP da Fecomércio) e Giovanni Diego C. Bagatini (assessor da presidência da Fecomércio).
Em seguida, Camila Aragão (Diretora geral da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná), fez uma breve apresentação sobre o Paraná Mais Eventos, programa criado pela Lei 21.730/2023, que fomenta a viabilização de eventos regionais e geradores de fluxo turístico no Paraná, para ampliar o fluxo interno e propiciar o desenvolvimento local nos diversos setores da economia por meio do repasse para municípios, empresas e entidades para promover a realização de eventos.
A Presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, reconheceu a consolidação do relacionamento entre todas as entidades presentes e lembrou da importância da continuidade das ações, que permitem reforçar o relacionamento com os mercados interno e externo.
Estiveram também no evento os presidentes da Abav-PR (João Alceu Rigon Filho) e da Abrasel (Luis Fernando Menuci).