Café com CCVB” fala como conceito de bleisure traz oportunidades ao setor de turismo e de eventos

Paulo César Nauiack (VP da Fecomércio), Deise Bezerra (Gerente do Viaje Paraná), Tatiana Turra (Presidente do Instituto Municipal de Turismo), Gislaine Queiroz (Presidente do Curitiba Convention), Giovanni Diego C. Bagatini (assessor da presidência da Fecomércio) e Eduardo Gabardo (Superintendente da Fecomério).Foto: Jonathan Nenemann

Na última sexta-feira (12/04), o Curitiba Convention & Visitors Bureau promoveu mais uma edição do “Café com CCVB”, na sede da Fecomércio. Cerca de 90 pessoas acompanharam a palestra “Inovações e Entretenimento no Turismo de Negócios e Eventos”, proferida pela consultora e palestrante internacional Vaniza Schuler.

Em sua fala de boas-vindas, a Presidente do CCVB, Gislaine Queiroz agradeceu a presença relembrando das ações que a entidade está desenvolvendo para cumprir a sua principal missão de fomentar Curitiba e Convention regionalmente, mas também junto a todo o mercado, representando associados e mantenedores.

“É um trabalho de muita dedicação e esforço que tem rendido muitas conquistas, ainda mais lembrando que vivenciamos um momento de retomada pós-pandemia”, disse. “Estamos entendendo diversos movimentos do mercado, que mudou e está extremamente imediatista. Para isso, entre outras atividades, criamos o GT de Eventos, para nos atualizarmos sobre estas novas demandas e de que forma o CCVB vai atender este cenário”, encerrou, mencionando a atuação firme do CCVB junto aos deputados federais e senadores para a manutenção do Perse, e fazendo uma convocação final aos presentes para que se manifestem contrariamente à exclusão do Programa.

Palestra ressalta os impactos do entretenimento no turismo de negócios e eventos

Vaniza é especialista em turismo de negócios e eventos, consultora, mentora, pesquisadora, conteudista, escritora, palestrante, planejadora de marketing de destinos e facilitadora de eventos. Foi Diretora Executiva dos CVBx de Curitiba e Porto Alegre, e duas vezes Gerente de Turismo de Negócios, Eventos e Incentivo da Embratur.

“A pauta de hoje é turismo de negócios e eventos. E para começar, compartilho dados de 2023 que mostram que 60% dos assentos aéreos são pagos por CNPJs. Ou seja, se não trabalharmos o turismo de negócios, estamos deixando de trabalhar o turismo de lazer, o que é impensável”, disse. Para Vaniza, a principal tendência do setor está relacionada ao termo bleisure, que diz respeito às pessoas que conjugam lazer com negócios. Por isso, é preciso estar atento e realmente oferecer oportunidades a serem consumidas pelo turista que está a trabalho na localidade.

“É urgente flexibilizar as ofertas de lazer aos turistas de negócios, o que abre um amplo horizonte de possibilidades e oportunidades para nosso mercado”, indicou. “Temos um novo público consumidor que age segundo características bem específicas. Eles estão no centro do processo, têm uma urgência de aproveitar o tempo e o conceito da finitude bastante presente, uma grande preocupação com o planeta e com a incorporação de hábitos saudáveis. E, mais importante de tudo, uma facilidade imensa de trabalhar de forma remota, executando as mesmas atividades que no formato presencial”.

A fala de Vaniza foi marcada pela ampla participação e interação dos presentes, promovendo uma troca de ideias e conhecimentos, tendo como direcionamento o futuro do setor de eventos e de turismo e como ambos podem se desenvolver para atender às necessidades deste novo público.

Presença de entidades e autoridades

“Nós como parte deste ecossistema de turismo que é valorizado e reconhecido nacionalmente somos testemunhas de como o mercado fica impressionado com os números de Curitiba, de Foz do Iguaçu e do Paraná como um todo. Vamos valorizar nossa atuação e continuar com a régua alta para seguirmos entregando essa qualidade que surpreende positivamente a todos”, disseram Paulo César Nauiack (VP da Fecomércio) e Giovanni Diego C. Bagatini (assessor da presidência da Fecomércio).

Em seguida, Camila Aragão (Diretora geral da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná), fez uma breve apresentação sobre o Paraná Mais Eventos, programa criado pela Lei 21.730/2023, que fomenta a viabilização de eventos regionais e geradores de fluxo turístico no Paraná, para ampliar o fluxo interno e propiciar o desenvolvimento local nos diversos setores da economia por meio do repasse para municípios, empresas e entidades para promover a realização de eventos.

A Presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, reconheceu a consolidação do relacionamento entre todas as entidades presentes e lembrou da importância da continuidade das ações, que permitem reforçar o relacionamento com os mercados interno e externo.

Estiveram também no evento os presidentes da Abav-PR (João Alceu Rigon Filho) e da Abrasel (Luis Fernando Menuci).

Destaque da Semana

Semana de feriado traz pagode e sertanejo para o palco do Wit

A chegada de um feriadão junto com fim de...

Heranças para pets e caridade, uma tendência global

O caso do testamento do magnata indiano Ratan Tata...

Tirol celebra 50 anos com campanha e sorteio de prêmios especiais

Para envolver seus consumidores nas comemorações dos 50 anos...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor