Tema serรก explorado por especialista durante o prรณximo conexรฃo AG, que serรก no dia 27 de abril, das 9 ร s 12h. Os ingressos jรก estรฃo ร venda.
Para o consumidor, comprar pela internet รฉ sinรดnimo de comodidade. Com alguns cliques, รฉ possรญvel acessar comรฉrcios de todo o Brasil e atรฉ do exterior e pesquisar o melhor preรงo sem precisar sair de casa ou enfrentar filas. Jรก para o lojista – independente do porte – as plataformas digitais sรฃo uma vitrine que apresenta seu comรฉrcio para clientes que nรฃo o conheceriam de outra forma. Alรฉm disso, para aqueles que investem em automatizaรงรฃo, significa manter as portas da sua loja aberta para o mundo 24h por dia, 7 dias por semana. Portanto, a modalidade de compras on-line traz benefรญcios para as duas pontas.
Contudo, para os varejistas, um dos principais desafios do comรฉrcio eletrรดnico รฉ a concorrรชncia de um mercado competitivo e que cresce a cada dia. Um estudo realizado pela Sellesta entrevistouย 200 profissionais que atuam na รกrea de vendas na internet no Brasil e no Mรฉxico. O levantamento apontou que 91% dos gerentes de e-commerce brasileiros enfrentam a concorrรชncia online de pelo menos dez outras marcas, enquanto apenas cerca da metade (56%) tรชm acesso ร s tendรชncias diรกrias do mercado e informaรงรตes sobre concorrentes para ajudรก-los a tomar suas decisรตes.
Esses nรบmeros indicam a necessidade de os lojistas adotarem estratรฉgias para conseguir fisgar o consumidor em meio a um mar de anรบncios e promoรงรตes encontrados na internet diariamente. Pensando nisso, a Agรชncia de Gestรฃo (AG) realiza, no prรณximo sรกbado, dia 27 de abril, mais uma ediรงรฃo do Conexรฃo AG que apresenta o tema: โComo planejar 365 dias de Vendas para sua empresaโ.
A palestra serรก conduzida por Iagonara Silva Barbosa, especialista em marketing digital. O encontro serรก presencial, das 9h ร s 12h. Para os clientes da AG o valor do ingresso รฉ R$ 20 e para o pรบblico em geral a entrada sai por R$ 40. Todo o valor serรก revertido para o projeto social Escola da Vida, mantido pela AG. As inscriรงรตes podem ser feitas por meioย deste linkย do Simpla.
Ponto.com ou ponto fora
A necessidade de posicionar uma empresa na internet รฉ um caminho sem volta, no entanto, na visรฃo de Iagonara Barbosa,ย muitos empresรกrios ainda nรฃo entenderem o poder e a necessidade de ter um โcapital digitalโ, sobretudo a partir da nova revoluรงรฃo tecnolรณgica, que trouxe a Inteligรชncia Artificial (AI) para consolidar as novas regras do jogo. Para quem ainda รฉ resistente ร criaรงรฃo de um canal de venda on-line, a especialista faz um alerta: o negรณcio pode estar fadado ao fracasso.ย โExiste uma expressรฃo que uma grande empresรกria mencionou uma vez e eu concordo com ela, que diz que ou vocรช รฉ ponto com ou vocรช รฉ ponto foraโ, argumenta Iagonara.
Ela acrescenta ainda que as empresas que dependerem das ferramentas tradicionais vรฃo ficar para trรกs e cederรฃo espaรงo para aquelas que jรก estรฃo olhando e buscando se atualizar e migrar seus mecanismos para o online, investindo em processos funis, pessoas e tecnologias.
Para Iagonara, a primeira regra do jogo para entrar no comรฉrcio online รฉ oferecer.ย โQuem oferece, vende. Essa รฉ a melhor forma de descobrir que as pessoas jรก estรฃo comprando na internet nesse exato momento, mesmo que vocรช nรฃo esteja oferecendo. Ela jรก estรก comprando do seu concorrente que estรก lรก, aparecendo para ela. Mesmo que o seu negรณcio tenha uma audiรชncia, alguรฉm estรก buscando a sua soluรงรฃo. A diferenรงa entre ela comprar de vocรช ou do concorrente รฉ sobre quem chega primeiro e quem gera mais credibilidade onlineโ, diz.
Jรก o segundo ponto, conforme a especialista, รฉ entender que a internet รฉ um meio, nรฃo fim. Muitas empresas ainda acreditam erroneamente que nรฃo vendem online, mas suas vendas acontecem diariamente entre conversas no Whatsapp e pessoas que encontraram negรณcios em pesquisa no Google. E, muitas vezes, essas empresas estรฃo perdendo oportunidades porque nรฃo se conscientizaram ainda que a internet รฉ uma grande vitrine. โMuitas pessoas desistem de comprar porque a empresa A tem uma presenรงa online descuidada, apesar de ter um produto nota 10. E passam a comprar da empresa B, que tem um produto nota 5, mas estratรฉgias de marketing digital rodando todos os mesesโ, afirma Iagonara.
Sua empresa รฉ a A ou B?
Vocรช jรก refletiu se sua empresa estรก aproveitando ou desperdiรงando as oportunidades na internet? Na palestra “Como planejar 365 dias de Vendas para sua empresa”, Iagonara Barbsoa irรก apresentar estratรฉgias robustas e prรกticas para maximizar o potencial de vendas de qualquer negรณcio ao longo do ano.
Com base nos princรญpios do marketing digital e em tรฉcnicas comprovadas de planejamento estratรฉgico, a apresentaรงรฃo desvenda como criar um calendรกrio de vendas eficaz, alinhando promoรงรตes, campanhas e lanรงamentos de produtos de maneira que cada dia contabilize novas vendas para o negรณcio.
Alรฉm de fornecer ferramentas para entender melhor o mercado e a concorrรชncia, a palestrante abordarรก como utilizar datas comemorativas e eventos especรญficos do setor para impulsionar vendas. โTambรฉm discutiremos como a tecnologia pode ser uma aliada na automaรงรฃo de processos, garantindo que a execuรงรฃo do plano de vendas seja tรฃo fluida quanto sua concepรงรฃo. ร uma oportunidade imperdรญvel para empreendedores e lรญderes empresariais que desejam nรฃo apenas sobreviver no mercado atual, mas prosperar nele, todos os dias do anoโ, finaliza Iagonara.