Fecham-se as cortinas do 32º Festival de Curitiba: arte e representatividade, repletas de brasilidade

Duetos, A Comédia de Peter Quilter, com Du Moscovis e Patricya Travassos, lotou o Teatro Guaíra (Créd. Lina Sumizono)

Com programação variada, destacando temáticas como diversidade, a cultura amazônica e o fomento aos negócios culturais, edição alcança sucesso de público e de crítica

Um Festival nacional para o mundo. É assim que se consagra, mais uma vez, o Festival de Curitiba que encerra a 32ª edição superando expectativas de quem passou pelas mais de 300 atrações, seja nos 50 espaços reservados para o evento ou naquelas espalhadas pela capital paranaense durante os catorze dias de duração (de 25 de março a 07 de abril). Cidades da região metropolitana como Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais também foram contempladas com atividades.

Uma estimativa inicial indica que cerca de 200 mil pessoas passaram pelas mostras e demais ações do Festival, seja por meio da compra de ingressos, pelo sistema ‘Pague o Quanto Vale’ ou nas mais de 100 atrações gratuitas programadas, dentre espetáculos, cursos, oficinas, palestras, lançamento de livros e muito mais. A maioria das sessões lotadas e com ingressos esgotados desde a abertura da bilheteria.

O Festival recebeu espetáculos oriundos de cinco regiões do Brasil e a participação de companhias de teatro da Argentina, Peru, Chile e Bolívia. Um dos destaques foi o ‘Eixo Amazônico’, que literalmente norteou o trabalho da curadoria quanto à escolha das obras da edição, selecionadas por representar a cultura popular, temáticas referentes ao bioma e os povos originários.

Edição teve quase todos os espetáculos da Mostra Lucia Camargo com ingressos esgotados (Créd. Annelize Tozetto)

Nosso país possui um repertório lindo, poderoso, em suas mais distintas expressões artísticas”, diz Fabíula Passini, diretora do Festival de Curitiba. Ela também comenta a importância de fazer esse intercâmbio da cultura nacional. “É extremamente enriquecedor, porque essas manifestações também são nossas. E poder trazer essas referências para o Festival é fantástico, nos orgulha demais”, destaca.

Também dentre as novidades de 2024 estiveram a Mostra Surda de Teatro e a Temporada de Musicais. A primeira reforça o caráter inclusivo do evento “Festival Para Todos”, que apresentou sete obras com surdos como protagonistas e cerca de 30% dos espectadores eram pessoas não surdas. Dentre os musicais, a chegada dos bois de Parintins arrebatou o público local com os ritmos populares daquela região do Amazonas. Essa foi a primeira vez que trouxeram o show “Caprichoso e Garantido – O Duelo da Amazônia” para o Sul do país.

A programação do Temporadas Musicais também reverenciou um dos maiores comunicadores brasileiros com o espetáculo “Silvio Santos Vem Aí” e as performances biográficas do astro “Ney Matogrosso – Homem com H” e da inigualável Carmen Miranda – “Carmen, a Grande e Pequena Notável”.

Risorama, mostra de humor em formato stand up comedy, completa 20 anos em 2024 e teve casa lotada nas oito sessões apresentadas durante a edição.

Leandro Knopfholz, diretor do Festival de Curitiba, comenta os resultados da edição. Ele afirma que o evento continua relevante para as pessoas, os artistas e as instituições. “Mais uma vez o Festival foi para todos: envolvemos a sociedade, entendemos o momento atual, trouxemos tendências, entramos no cotidiano e nas conversas da cidade. Chegar a 32 edições com esse vigor, força e jovialidade, acredito que é um diferencial”, comemora.

Fomentando a economia criativa

Seguindo a dinâmica das edições anteriores, também há grande movimentação direta e indireta na economia da cidade. Aproximadamente, dois mil trabalhadores da cultura foram beneficiados com a contratação para trabalhar na edição, seja de maneira direta ou indireta nas atividades/ áreas que ele mobiliza.

Pelo 2º ano consecutivo foi realizada a Rodada de Conexões, uma iniciativa em parceria com o Sebrae/PR e que promove o encontro entre curadores, programadores de salas de teatro e de festivais de todo o Brasil, companhias de teatro independentes e artistas presentes no Fringe. Durante dois dias o encontro promoveu 480 oportunidades de negócios para companhias de teatro, o agendamento de mais de 50% de reuniões futuras entre os participantes e a expectativa real de gerar faturamento de 10 a 11 milhões de reais em novos negócios da cultura.

De forma inédita no Festival de Curitiba, o Interlocuções recebeu representantes do Ministério da Cultura e da Coordenação de Patrocínio Cultural da Petrobrás para apresentar detalhes do Programa Petrobras Cultural – Novos Eixos, lançado recentemente. A ideia foi dar a oportunidade dos mais de 120 presentes no encontro compreenderem as indicações do edital e tirarem suas dúvidas, estimulando assim a participação de mais iniciativas culturais no processo.

32º Festival de Curitiba em números:

– Público de cerca de 200 mil pessoas;
– + de 300 atrações;

– + de 100 atrações gratuitas;
– + de 50 espaços/locais da cidade
– + de 55 atrações no sistema Pague Quanto Vale (Fringe);
– + de 20 toneladas de cenários e equipamentos de luz e som;
– + 2 mil empregos diretos;
– + de 1800 trabalhadores da cultura entre artistas, técnicos e produção;

– + de 20 musicais (05 na Mostra Lucia Camargo; 04 na Temporada de Musicais; 02 na Guritiba e 10 no Fringe);

– Participação de espetáculos vindos das cinco regiões do Brasil e de 12 estados (AL, DF, MT, PR, SP, MG, MA, RS, ES, SC, AC, RJ);

– Participação de companhias de quatro países:  Argentina, Peru, Chile e Bolívia;

– Programação de espetáculos em cinco cidades metropolitanas: Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais.

Mostra Lucia Camargo
– 22 espetáculos;
– 03 estreias nacionais;
– 48 sessões com ingressos esgotados;
– 05 sessões extras;

Fringe

– 285 atrações;

– 39 espetáculos de rua;

– 32 espaços diversos no circuito independente – de grandes teatros a estúdios de companhias locais;

Guritiba
– 12 instituições sociais atendidas pelo Guritiba
– 3.500 mil espectadores no Guritiba

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