Iniciativa curitibana luta para diminuir os acidentes envolvendo trens

Semรกforo que deveria estar vermelho enquanto o trem passa, mas permanece verde, aumentando o risco de acidentes em Curitiba. Foto: ONG Trilho Seguro.

Curitiba lidera o รญndice de acidentes por trem em todo o paรญs, de acordo com a Agรชncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O relatรณrio divulgado em 2023 aponta que a cidade registrou 154 acidentes em linhas fรฉrreas entre 2018 e 2022. Os nรบmeros mostram ainda que o Paranรก รฉ o lรญder em acidentes de trรขnsito em casos que envolvem locomotivas. Os dados alarmantes e uma experiรชncia de quase morte motivaram a advogada Julia Marcassa a criar a ONG Trilho Seguro, que tem como principal objetivo cobrar mais seguranรงa nos cruzamentos rodoferroviรกrios.

O consultor de trรขnsito, Marcelo Araรบjo, destaca que o tema nรฃo รฉ novo. โ€œEm determinadas regiรตes da cidade de Curitiba, hรก semรกforos que disciplinam tanto o cruzamento de vias terrestres quanto da via fรฉrrea, a qual se encontra paralela, portanto, รฉ absolutamente injustificรกvel que o motorista do carro pare seu veรญculo com o semรกforo favorรกvel ร  sua passagem, ele prevalece. Pior, em Curitiba tem semรกforo que nรฃo estรก funcionando de forma a acionar a luz vermelha quando da passagem da composiรงรฃo fรฉrreaโ€, alerta.

O empresรกrio Rubens Mesias, que tem uma empresa no bairro Cajuru hรก 30 anos, รฉ testemunha do perigo que a sinalizaรงรฃo inadequada representa para os motoristas. โ€œTodos os dias vejo o semรกforo para veรญculos abrir, mesmo com o trem passando. Jรก testemunhei diversos acidentes nesta passagem de nรญvel. Fico me perguntando atรฉ quando vamos ver isso acontecer?โ€, desabafa.

Determinada a mudar essa realidade, ONG Trilho Seguro tem o propรณsito de impor o cumprimento rigoroso das leis e contribuir para a melhoria da seguranรงa de todos. De acordo com a advogada, a estratรฉgia mais bem-sucedida, evidenciada pelo insucesso de outras numerosas tentativas anteriores de abordar a questรฃo junto ร  administraรงรฃo municipal e ร  concessionรกria ferroviรกria, consiste em responsabilizar as entidades encarregadas da fiscalizaรงรฃo, que, por dever legal, sรฃo a ANTT e a Senatran. โ€œPara anular o tradicional jogo de empurra entre o poder pรบblico concedente e as empresas concessionรกrias, a ONG vai cobrar diretamente dos รณrgรฃos federais de fiscalizaรงรฃo. Iremos exigir providรชncias imediatas e, em caso de descumprimento, a imposiรงรฃo de pesadas multas aos responsรกveisโ€, garante a idealizadora.

A motivaรงรฃo para o projeto teve inรญcio depois de uma experiรชncia negativa vivenciada quando Julia voltava para casa em uma tarde chuvosa com o filho Joรฃo, de apenas dois anos. Enquanto o pequeno cantarolava na cadeirinha, ela dirigia atentamente, respeitando as regras de trรขnsito. Ao se aproximar de um cruzamento ferroviรกrio no bairro Cajuru, o sinal verde autorizou que ela prosseguisse. No entanto, de repente, Julia se viu ร  beira de um perigo iminente. Apenas alguns metros ร  frente, saindo por detrรกs de um muro, uma enorme locomotiva atravessava a rua em sua direรงรฃo. โ€œO susto foi imenso. Nรฃo tive tempo para pensar, apenas acelerei o carro instintivamente. Se eu tivesse tomado qualquer outra decisรฃo, como frear, por exemplo, o impacto teria sido inevitรกvelโ€, conta.

Passado o susto, Julia tentou entender o que havia acontecido e decidiu aprofundar sua investigaรงรฃo sobre o incidente. โ€œFiquei abismada quando soube que muitas outras pessoas jรก haviam enfrentado o mesmo problema com a falta de seguranรงa nas passagens de nรญvel de Curitiba. Jรก aconteceu uma quantidade enorme de acidentes com trens, a maioria deles por falta de sinalizaรงรฃo. Alรฉm disso, existem leis federais que estabelecem a instalaรงรฃo de cancelas e sinaleiros em passagens de nรญvel e que estรฃo sendo completamente negligenciadasโ€, revela.

Ao fundar a ONG Trilho Seguro, Julia nรฃo se tornou apenas uma porta-voz de sua experiรชncia pessoal perigosa, mas tambรฉm representante de toda uma comunidade enfrentando perigos devido ร  ausรชncia de sinalizaรงรฃo em passagens de nรญvel da capital. โ€œInfelizmente a populaรงรฃo, por desconhecer que existem leis que a protegem, estรก habituada com cruzamentos em que a sinalizaรงรฃo estรก abandonada ou sequer existe. Por este motivo a ONG irรก fazer um trabalho de conscientizaรงรฃo para esclarecer os cidadรฃos de que nรฃo รฉ apenas uma questรฃo tรฉcnica, mas sim um direito de todos, previsto em lei, e que estรก sendo violadoโ€. No site da organizaรงรฃo, hรก um formulรกrio para que a populaรงรฃo possa fazer denรบncias e enviar fotos destas perigosas passagens de nรญvel irregulares. Materiais que vรฃo servir para sensibilizar a opiniรฃo pรบblica e exigir das autoridades imediatas providรชncias para a soluรงรฃo do problema.

Exemplo de sinalizaรงรฃo adequada, com semรกforo, cancela e placas de sinalizaรงรฃo, adotado pelos Estados Unidos. Foto: ONG Trilho Seguro.

O que diz a legislaรงรฃo brasileira?

A Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997, sancionada pela Presidรชncia da Repรบblica, em seu Art. 1ยบ ยง 2ยบ diz claramente que:

โ€œO trรขnsito, em condiรงรตes seguras, รฉ um direito de todos e dever dos รณrgรฃos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trรขnsito, a estes cabendo, no รขmbito das respectivas competรชncias, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.โ€

A Secretaria Nacional de Trรขnsito (SENATRAN), no uso de suas atribuiรงรตes definidas no Artigo 19, Inciso XIX, do Cรณdigo de Trรขnsito Brasileiro, criou, atravรฉs do CONTRAN, o MANUAL DE CRUZAMENTOS RODOFERROVIรRIOS, aprovado pela Resoluรงรฃo CONTRAN nยบ 857, de 19 de julho de 2021. Nesse manual, sรฃo determinados o tipo de periculosidade do cruzamento e as normas que devem ser seguidas para sinalizรก-los.

Portanto, a lei determina que o trรขnsito seguro รฉ um direito, mostra como se deve sinalizar corretamente as passagens de nรญvel e quem deve fiscalizar se isto estรก sendo cumprido. De acordo com a advogada Julia Marcassa, โ€œem Curitiba fica claro que esta fiscalizaรงรฃo nรฃo estรก acontecendo e que os responsรกveis pela sinalizaรงรฃo nรฃo estรฃo agindoโ€.

Quais os deveres do SENATRAN?

A Secretaria Nacional de Trรขnsito (SENATRAN) รฉ o รณrgรฃo mรกximo executivo de trรขnsito da Uniรฃo e tem como responsabilidade coordenar o Sistema Nacional de Trรขnsito (SNT) no Brasil. O Conselho Nacional de Trรขnsito (CONTRAN) รฉ um รณrgรฃo normativo responsรกvel por estabelecer normas e diretrizes para o trรขnsito no paรญs. Quando se trata de fiscalizaรงรฃo de sinalizaรงรฃo de passagens de nรญvel e outras questรตes relacionadas ao trรขnsito, a SENATRAN deve ter um papel atuante em conjunto com รณrgรฃos estaduais e municipais.

1. Orientaรงรฃo e Fiscalizaรงรฃo Tรฉcnica: a SENATRAN deve orientar e fiscalizar tecnicamente as aรงรตes da prefeitura para garantir a adequaรงรฃo da sinalizaรงรฃo de passagens de nรญvel de acordo com as normas do CONTRAN.

2. Avaliaรงรฃo de Conformidade: realizar avaliaรงรตes para verificar se as sinalizaรงรตes de passagens de nรญvel estรฃo em conformidade com as normas estabelecidas, assegurando a seguranรงa viรกria.

Em caso de nรฃo cumprimento das normas estabelecidas pelo CONTRAN, a SENATRAN pode adotar diversas medidas, que incluem notificaรงรตes e advertรชncias, multas, suspensรฃo do repasse de recursos e intervenรงรฃo nas aรงรตes de trรขnsito do municรญpio para corrigir as irregularidades.

Quais os deveres da ANTT?

A Agรชncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) รฉ responsรกvel por regular e fiscalizar as concessรตes de infraestrutura de transporte terrestre no Brasil. Quando fiscaliza uma concessionรกria, a ANTT busca assegurar o cumprimento das clรกusulas estabelecidas no contrato de concessรฃo. Alguns dos deveres e instrumentos que a ANTT utiliza para fiscalizar e punir em caso de nรฃo cumprimento das clรกusulas contratuais incluem:

1. Fiscalizaรงรฃo Regular: A ANTT realiza auditorias e inspeรงรตes regulares para verificar se a concessionรกria estรก cumprindo as obrigaรงรตes contratuais, que podem incluir aspectos operacionais, de manutenรงรฃo e de seguranรงa.

2. Sanรงรตes Administrativas: Caso a concessionรกria nรฃo cumpra suas obrigaรงรตes contratuais, a ANTT pode impor sanรงรตes administrativas. Essas sanรงรตes podem variar de advertรชncias e multas atรฉ a aplicaรงรฃo de penalidades mais severas, como a suspensรฃo temporรกria da concessรฃo.

3. Revisรฃo Contratual: A ANTT pode revisar o contrato de concessรฃo para ajustar as obrigaรงรตes e condiรงรตes, se necessรกrio, de acordo com as clรกusulas contratuais e a legislaรงรฃo vigente.

4. Rescisรฃo Contratual: Em casos mais graves e persistentes de descumprimento contratual, a ANTT pode rescindir o contrato de concessรฃo, retirando a concessรฃo da empresa infratora e buscando um novo operador para a prestaรงรฃo dos serviรงos.

“Neste ponto, รฉ importante destacar que o contrato de concessรฃo da Malha Ferroviรกria Sul, assinado em 27 de fevereiro de 1997, estabelece em sua clรกusula 5.2 โ€“ DA SEGURANร‡A DO SERVIร‡O – que: ‘A CONCESSIONรRIA obedecerรก ร s normas de seguranรงa vigentes para a prestaรงรฃo do serviรงo objeto da concessรฃo’.”


Sobre a ONG Trilho Seguro
A Trilho Seguro รฉ uma ONG dedicada ร  seguranรงa pรบblica, especificamente focada em melhorar a seguranรงa em cruzamentos rodoferroviรกrios. O principal objetivo รฉ garantir que os responsรกveis cumpram rigorosamente as leis ao sinalizar estes locais. Mais informaรงรตes no site https://trilhoseguro.org/



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