Transporte de contêineres via cabotagem pela TCP reduz a pressão sobre o fluxo de caminhões nas rodovias do país

Movimentação de mercadorias pela costa brasileira é solução mais sustentável e segura para a cadeia logística nacional

A busca por alternativas com menor impacto ambiental e que ofereçam maior eficiência energética é um denominador comum em diversos setores produtivos ao redor do mundo. No segmento portuário, a navegação por cabotagem, que consiste no transporte de mercadorias entre portos de um mesmo país, é uma solução que vem ganhando espaço no Brasil e que já está disponível na TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá.

Com a atracação inaugural de dois serviços semanais de cabotagem no primeiro bimestre de 2024, o Terminal vem aumentando gradativamente sua operação neste segmento. “A cabotagem oferece uma alternativa que não apenas reduz os custos logísticos e garante maior segurança ao transporte de cargas, mas também minimiza o impacto ambiental e descongestiona as estradas brasileiras, integrando, assim, a cadeia logística nacional. Com mais de sete mil quilômetros de extensão, conectando nosso país de norte a sul, Paranaguá agora também faz parte dessa rota, proporcionando uma solução mais sustentável para nossos clientes”, destaca Carolina Merkle Brown, gerente comercial de armadores da TCP.

A cabotagem traz uma alternativa crucial para desafogar o modal rodoviário, que hoje representa 63% da matriz de transporte do Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Ilos, em 2023. “Como exemplo, se em uma semana o Terminal movimenta 1.000 TEUs (medida equivalente a 20 pés de comprimento de contêiner) via cabotagem e, considerando que cada caminhão transporta, em média, 2 TEUs por viagem, isso resultaria em 500 veículos a menos cruzando as rodovias brasileiras, pois este volume de carga pode facilmente ser transporta em um porta-contêiner”, explica Carolina.

Além de reduzir a emissão de gases de efeito estufa e o estresse sobre o fluxo de veículos nas rodovias, a cabotagem garante uma maior segurança no transporte, diminuindo a chance de avarias e sinistros nos contêineres. “A movimentação de cargas entre portos do mesmo país garante maior confiança e previsibilidade operacional, fatores que norteiam os serviços oferecidos pelo Terminal”, conclui.

TCP atinge nova movimentação recorde de contêineres pela ferrovia

No primeiro trimestre de 2024, o Terminal de Contêineres de Paranaguá registrou um aumento de 9% em relação ao mesmo período do ano anterior na movimentação de contêineres cheios e vazios pelo modal ferroviário. Foram 50.472 TEUs, o que representa 17% de todo o volume operado entre janeiro e março.

De acordo com o gerente institucional e jurídico da TCP, Rafael Stein, “o fomento do fluxo do transporte ferroviário está diretamente ligada à nossa estratégia e às tendências atuais do mercado, pois esta operação traz ganhos sob vários aspectos, mostrando-se mais eficiente, resultando em menor emissão de gases de efeito estufa na cadeia logística”.

Tornando as operações na ferrovia mais sustentáveis, o Terminal concluiu, em 2023, a eletrificação dos dois RTGs (guindastes pórticos com pneus de borracha) que movimentam os contêineres que chegam de trem. A conversão dos equipamentos resultou em uma redução de 95% nas emissões de gás carbônico no funcionamento de cada guindaste.

Atualmente, o Terminal de Contêineres de Paranaguá é o único no sul do país com acesso direto da malha ferroviária à área alfandegada.

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