Revista MICE Curitiba chega à terceira edição

Publicação bilíngue destaca conquistas da cidade mais inteligente do mundo e o crescimento do turismo de negócios

Curitiba, mais uma vez, demonstra sua força e relevância no cenário nacional do turismo de negócios e eventos com a 3ª edição da Revista MICE. O lançamento aconteceu na EBS 2024 – Feira da Indústria MICE -, realizada em São Paulo nos dias 5 e 6 de junho. A revista também foi apresentada em Buenos Aires, no “Curitiba e Paraná Meet – Conexão Argentina”, iniciativa promovida pela CCR Aeroportos, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Prefeitura de Curitiba e Governo do Estado do Paraná. MICE é a sigla internacional para Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions, traduzido como Encontros, Incentivos, Conferências e Exibições. A revista tem como objetivo promover e expandir os eventos dessa área e atrair investimentos para a cidade.

O turismo MICE representa cerca de 50% do total de viagens em todo o mundo. De acordo com o Precedence Research, realizado em 2023, esse mercado quase atingiu a marca de 1 trilhão de dólares e espera-se que alcance 1,75 trilhão de dólares até 2032, com uma taxa de crescimento anual média de 7,20%. Atualmente, 60% das reservas de passagens aéreas no Brasil são destinadas ao turismo MICE, que registrou um crescimento de 30% em faturamento em 2023, comparado a 2019.

A revista é uma iniciativa da AirPromo, agência paranaense responsável por conceber e operar jornadas experienciais completas para grandes marcas, empresas e instituições na América Latina, com foco em valorizar o turismo inteligente e promover a cidade e seu potencial de lazer e negócios.  “Nosso intuito é divulgar o turismo de negócios de Curitiba. Investir nesta modalidade de turismo contribui para atenuar a sazonalidade característica do turismo de sol e praia, por exemplo. Ou seja, não oscila de acordo com a condição climática. Além disso, é fundamental para o desenvolvimento urbano e para incentivar serviços relacionados. A criação de infraestrutura adequada para eventos de grande porte exige planejamento urbanístico detalhado, assegurando que os investimentos tragam retornos significativos”, comenta o diretor de Relações Institucionais e Novos Negócios da AirPromo, Rafael Maia.

A edição destaca as realizações de Curitiba, que conquistou o título de cidade mais inteligente do mundo e também recebeu a primeira edição presencial do evento sobre Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs). A capital paranaense também subiu uma posição no ranking da Omnibees, alcançando a terceira colocação entre os destinos mais procurados do Brasil para turismo de negócios e eventos. “Desde 2017, temos demonstrado como Curitiba se diferencia das demais cidades, sendo pioneira em serviços de cidades inteligentes que incentivam o pensamento inovador, promovendo melhorias na vida dos curitibanos, adotando soluções alinhadas ao desenvolvimento sustentável e reforçando que a inovação só tem valor quando se transforma em processo social. A inovação é como a luz, não tem donos e deve ser compartilhada, multiplicada para que possamos ter um cenário cada vez melhor da humanidade que desejamos”, celebra o prefeito Rafael Greca.

Muito mais que um veículo de comunicação, a revista MICE é uma plataforma abrangente que fornece guias e fontes de informação indispensáveis para todos os stakeholders do mercado de turismo de negócios e eventos. “Curitiba tem um histórico notável no mercado MICE, sempre se destacando. Isso tudo vem de anos de trabalho, nos quais tanto as empresas privadas quanto a prefeitura trabalham para posicionar a cidade dessa forma, promovendo o marketing da cidade em feiras e rodadas de negócios. Mostrando como a capital pode também contribuir para o turismo de negócios. O foco é dar ainda mais visibilidade e credibilidade para o nosso setor, especialmente junto ao tão exigente público e profissionais do mercado MICE, melhorando ainda mais nossa imagem e reputação.”, destaca a coordenadora da MICE Curitiba, Angélica Molteni.

A matéria de capa destaca o Natal Luz de Curitiba, que movimentou a cidade e todos os players do mercado MICE. A publicação aborda ainda um fator decisivo para atrair visitantes e deixar uma marca em suas memórias: as experiências. Com exemplos nacionais e internacionais, a revista traz as melhores práticas e fontes de inspiração para os próximos eventos.

Em sua primeira edição bilíngue, com textos em português e espanhol, a revista também fala sobre a chegada dos cruzeiros ao litoral paranaense, destacando os principais resorts da região, bem como as oportunidades para o turismo de negócios e as viagens de incentivo.

Com esse crescimento do setor de turismo, Curitiba se sobressai no cenário com um aumento de 13% na quantidade de diárias em hotéis. A capital paranaense se classificou como a terceira cidade brasileira que mais recebeu turistas para viagens corporativas em 2023, segundo a plataforma especializada Omnibees. Curitiba também se destacou pelo significativo aumento no total de pernoites, registrando um acréscimo de 21%.

Referência no segmento, a capital foi eleita a cidade mais inteligente do mundo pela quinta vez, graças à implantação de soluções que promovem a construção de uma cidade mais sustentável e inovadora. Todas essas iniciativas estão alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

A revista amplia a visão do que Curitiba pode oferecer ao mercado MICE, apresentando materiais de qualidade sobre o cenário do Paraná e do Brasil. “A nossa cidade tem o que há de melhor em termos de equipamentos e infraestrutura para eventos, além de grandes teatros, excelente quantidade de parques para ações complementares, gastronomia de alta qualidade e fornecedores que garantem a qualidade dos serviços”, ressalta Rafael Maia. A publicação contém artigos, pesquisas, relatórios e guias com informações sobre espaços de eventos, agências e outras empresas privadas e estatais que atuam no segmento.

O download da revista pode ser feito no site www.micecuritiba.com.br.

Destaque da Semana

MICE promove primeiro encontro para setor de Turismo de Negócios

Evento vai reunir profissionais do setor no dia 22...

Symphony X: Lenda do Metal Progressivo mundial retorna a Curitiba este mês

Ingressos para a apresentação na capital paranaense estão disponíveis...

Peça Cabaré Haikai é baseada na obra de Paulo Leminski

No ano em que completaria 80 anos, artista curitibano...

Churrasco americano no Centro Histórico

O público que adora o clássico jeitinho americano de...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor