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TCP passa a receber navios com maior capacidade em rota que conecta Brasil à China

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Serviço semanal SSA terá seis novos navios com 336 metros de comprimento, aumentando o potencial de escoamento de mercadorias em Paranaguá

No último sábado, 29 de junho, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, recebeu o navio Cosco Shipping Brazil, porta-contêineres que possui 336 metros de comprimento, 51 metros de boca (largura), e capacidade para transportar aproximadamente 144 mil toneladas e mais de 14 mil TEUs (medida equivalente a 20 pés de comprimento de contêiner). Esta foi a segunda atracação de um navio do armador chinês Cosco Shipping no serviço SSA, que conecta Paranaguá a Singapura e China, após reconfiguração de frota.

A nova frota traz seis modernas embarcações de 336 metros de comprimento e 51 de boca, que estão entre os maiores navios a serem operados regularmente no Terminal. Anteriormente, a média dos navios a operarem nesta rota era de 299 metros de comprimento.

Segundo a gerente comercial de armadores da TCP, Carolina Merkle Brown, “A reconfiguração da frota trará um maior potencial de escoamento de mercadorias para a Ásia, reafirmando a importância estratégica do Terminal para o comércio exterior brasileiro e atendendo ao aumento da demanda nas exportações, que apresentam um crescimento expressivo em Paranaguá. Com a nova configuração, espera-se uma melhoria na eficiência logística e na oferta de capacidade de movimentação de carga, facilitando o acesso dos produtos brasileiros aos mercados asiáticos e fortalecendo a competitividade do Brasil no cenário internacional.”

Em 2024, a TCP acumulou um crescimento de 38% no primeiro quadrimestre do ano, registrando a marca de meio milhão de TEUs movimentados no dia 28 de abril. Em 2023, os 500.000 TEUs haviam sido alcançados 42 dias mais tarde, em 9 de junho.

“Além disso, essa reconfiguração contribuirá para o desenvolvimento econômico das regiões cobertas por este serviço, uma vez que será o primeiro serviço a atender dois portos no Norte da China, abrindo grandes oportunidades de importação e exportação nessa área. No sentido leste, o porto de Colombo servirá como um hub para conexões com o Oriente Médio e o Subcontinente. Entre os mercados que mais devem se beneficiar com a chegada dos navios de maior capacidade nesta rota estão os exportadores de carnes congeladas, madeira, e papel e celulose, que estão entre os principais produtos movimentados pelo Terminal”, explica Carolina. No primeiro quadrimestre deste ano, as exportações de carnes e congelados representou 60% de todo o volume escoado pela TCP, enquanto a exportação de madeira teve um crescimento de 62,6% no período, passando de 24.738 para 40.215 TEUs.

Fluxo de caminhões no Terminal cresce após conclusão de reforma do Gate

Em abril, a TCP conclui as obras de reforma de seus Gates, portões de acesso rodoviário ao pátio de operações. Com a nova estrutura, o fluxo de agendamento de caminhões cresceu 200%, passando de 50 para 150 agendamentos por hora.

Com o aumento no número de pistas, de sete para oito, e a implementação de novas tecnologias de monitoramento e automação no processo de entrada e saída de caminhões, o resultado chegou no mesmo mês, quando a TCP registrou um novo recorde de transações pelos Gates: 54.984 contêineres passaram pelos portões do Terminal, sendo que 2.461 atravessaram em único dia, o que configurou um novo recorde diário.

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