A EPR Litoral Pioneiro, que administra as rodovias entre Curitiba e o Litoral do Paranรก, anuncia que entregarรก ร sociedade a obra definitiva no km 40 da BR-277, sentido Paranaguรก, na regiรฃo da Serra do Mar, atรฉ o fim de agosto. Os trabalhos estรฃo sendo realizados para recuperar a encosta que registrou um deslizamento no comeรงo de 2024, antes do inรญcio da assinatura do Contrato de Concessรฃo, bloqueando uma das faixas da rodovia. A empresa atuou em diferentes fases do projeto e agora entrega a soluรงรฃo definitiva naquele ponto da estrada.
A concessionรกria investiu aproximadamente R$ 3 milhรตes nesta obra. Antes de assumir o trecho de concessรฃo, a equipe se deparou com o deslizamento e o foco inicial foi acompanhar os serviรงos realizados pelo DNIT. Posteriormente ร assinatura do contrato, a EPR Litoral Pioneiro realizou serviรงos emergenciais com o objetivo de restabelecer a normalidade operacional da rodovia, permitindo a fluidez do trรกfego no local. Esses serviรงos se concentraram principalmente na remoรงรฃo de solo e de rochas que caรญram sobre a pista. Paralelamente, foram realizados estudos para apontar a melhor soluรงรฃo de engenharia para a obra a ser executada.
โIdentificamos que o fluxo de รกgua superficial era uma das causas da instabilidade naquele local. Mediante isso, o projeto definitivo foi desenvolvido para organizar o sistema de drenagem superficial, alรฉm de implantar medidas que garantam a estabilidade da massa de solo e da rocha que ficou exposta pelo deslizamento originalโ, explica o diretor-presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira.
Segundo o presidente, em um segundo momento, as equipes trabalharam com um projeto que utilizou vรกrias soluรงรตes de engenharia, que permitem conferir seguranรงa ร superfรญcie exposta contra novas ocorrรชncias. โNรฃo foi realizado apenas um tipo de intervenรงรฃo, mas uma junรงรฃo de estratรฉgias, como o ordenamento das รกguas superficiais, a estabilizaรงรฃo dos blocos de rocha aparentes e o grampeamento de algumas รกreas com tela de aรงo e concreto projetado, para que a soluรงรฃo aplicada seja definitivaโ, descreve.
Cuidados especiais
O fator complicador naquele ponto da rodovia รฉ que a obra precisa ser executada em uma โmeia encostaโ, com acessibilidade bastante restrita. Devido ร inclinaรงรฃo acentuada, beirando os 90 graus, o trabalho exigiu cuidados especiais de seguranรงa, transporte e manuseio de equipamentos e materiais.
Durante o perรญodo de execuรงรฃo dos serviรงos, foi necessรกrio manter o acostamento interditado e, por vezes, a faixa 01 da estrada, por medidas de seguranรงa, principalmente nos dias de chuva. Nesse perรญodo, 20 profissionais atuaram nos serviรงos.
Para a estabilizaรงรฃo definitiva da encosta, foram utilizados 100 metros cรบbicos de concreto, o que corresponde a 20 caminhรตes betoneiras. Telas em metal foram inseridas em toda a regiรฃo por meio de 100 grampos fixados nas rochas, para posteriormente serem cobertas com o concreto.
Para concentrar as futuras vazรตes das รกguas de chuva, foi construรญda uma escada em concreto de 60 metros de altura, que possui quase 100 degraus, e outros 43 metros de canaletas. โDesta forma, a รกgua que antes jorrava ao redor da encosta agora seguirรก para a canaleta e de lรก para a galeria pluvial da rodovia, evitando a saturaรงรฃo do soloโ, explica Moreira. Alรฉm disso, sete drenos foram espalhados pelo local a uma profundidade de 12 metros, como forma de captar รกgua que eventualmente possa vir a infiltrar naquele ponto.
Tambรฉm foram utilizados trรชs tirantes em metal, cada um medindo 12 metros de comprimento, com capacidade de suportar atรฉ 60 toneladas. โร uma obra complexa tanto em sua execuรงรฃo quanto no projeto, bem como em geografia, pois fica em uma regiรฃo de instabilidade climรกtica. Contudo, estarรก entregue ร sociedade atรฉ o fim de agostoโ, finaliza o presidente da EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira.
Essa รฉ mais uma importante melhoria da EPR Litoral Pioneiro, dentro da segunda etapa dos trabalhos iniciais realizados pela concessionรกria, cuja previsรฃo de duraรงรฃo vai atรฉ fevereiro de 2025. Os trabalhos incluem ainda a recuperaรงรฃo do pavimento nos 605 km de rodovias sob concessรฃo, alรฉm de aรงรตes de roรงada, limpeza de vegetaรงรฃo e melhorias na sinalizaรงรฃo vertical e horizontal.
Sobre a EPR Litoral Pioneiro
A EPR Litoral Pioneiro, empresa do grupo EPR, รฉ a concessionรกria responsรกvel por administrar os 605 quilรดmetros de rodovias das regiรตes do Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro no Paranรก. Estรฃo sob sua administraรงรฃo as rodovias federais BR-153, BR-277 – entre Curitiba e Paranaguรก – e BR-369, assim como as estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855, que percorrem 27 cidades do estado, incluindo a capital, Curitiba. O nรบmero de emergรชncia da concessionรกria รฉ 0800 277 0153. Acompanhe a EPR Litoral Pioneiro nas redes sociais: @eprlitoralpioneiro (Instagram e Facebook) e @EPRLPioneiro (Plataforma X).