domingo, 22 dezembro 2024
24.9 C
Curitiba

Hackatop de Mkt ADVB/PR: após 40h de trabalho, equipe vence com solução inovadora com uso da IA para marketing e vendas


A maratona de inovação aconteceu no último final de semana (24 e 25/08), na Innosphera Meeting Center

 

Foram 40 horas de muita inovação, disrupção e dinamismo, reunindo mais de 130 jovens de todo estado do Paraná. A quarta edição do Hackatop de Mkt da ADVB/PR aconteceu no último final de semana, dias 24 e 25 de agosto, na Innosphera Meeting Center, localizada na Hotmilk da PUCPR.

O evento buscou encontrar soluções para os setores de marketing e vendas, usando como ponto principal um dos cinco desafios propostos pela organização: como podemos utilizar a I.A para gerar engajamento nas múltiplas gerações; como podemos utilizar a I.A no processo de marketing e vendas, desde o lead inicial até o funil de vendas; e como implementar estratégias de I.A para integrar de forma eficaz todos os canais de venda e marketing em uma abordagem omnichannel. Além disso, foram propostos dois desafios extras, dos patrocinadores do evento, Condor Connect e Kapazi, respectivamente: Uso de dados de anúncios físicos e digitais e de tecnologia para criação de ofertas, tablóides e comerciais de TV com alto desempenho, e como utilizar a tecnologia para simplificar a compra e instalação de pisos vinílicos, dando autonomia e segurança para o cliente.

Entre as 18 equipes participantes, a grande vencedora foi a equipe Buyer Analytics, que desenvolveu uma solução para resolver um problema comum enfrentado por muitas empresas: a dificuldade de atingir com eficácia todo o público-alvo devido à diversidade de perfis existentes. “Nossa solução utiliza Inteligência Artificial para realizar um trabalho que seria humanamente inviável: a hiper personalização do relacionamento com cada um desses perfis”, explica o participante, Carlos Henrique Scheuer. A Buyer Analytics usa a inteligência artificial para segmentar o público-alvo com base nos leads recebidos pelo cliente, criando perfis menores e mais específicos. Isso permite a construção de estratégias, abordagens, funis de venda e parâmetros de tráfego personalizados para cada perfil, o que aumenta significativamente a eficácia e a eficiência das campanhas. Como resultado, há uma redução considerável do custo de aquisição de clientes (CAC) e um aumento no retorno sobre o investimento (ROI), entre outros benefícios.

“Foram mais de 30 horas de competição, 18 equipes muito bacanas e muito competentes. E a gente desenvolveu um projeto com muito carinho, com muito foco na solução, com muito apoio dos mentores que estão disponíveis na competição, com toda uma infraestrutura que é construída para ajudar a gente a performar da melhor forma possível. E a gente usar isso entregando o máximo da nossa energia, chegar no final do segundo dia e ver que isso trouxe um resultado e que a gente realmente superou as expectativas e conseguiu se destacar em meio a tantos projetos bons, é muito gratificante, uma sensação de orgulho”, comemora o estudante. 

 

Segundo a presidente da ADVB/PR, Gislayne Muraro, o Hackatop de MKT transforma a trajetória profissional dos participantes. “Ver a transformação que estamos promovendo na vida desses jovens, não tem preço. O nível de comprometimento dos mais de 100 participantes sempre nos surpreende! Foram apresentadas soluções muito significativas, e algumas ideias já saíram de lá prontas para serem aplicadas. Acreditamos que a cada ano, elevamos a régua da competição e isso nos deixa animados para o próximo ano”, disse, revelando a abertura das inscrições para a maratona de 2025, a se realizar nos dias 23 e 24 de agosto.

As três equipes ganhadoras foram escolhidas por uma banca avaliadora composta por grandes nomes do mercado, como: a vice-presidente da ADVB/PR, Andreia Caldani; o gerente da RPC TV, Alexandre Gurtat; o presidente da Compagas, Rafael Lamastra; o head de trade marketing da Positivo Tecnologia, Rhilton Matumoto; Dornelles Vissotto e Kauana Irina, diretores do Condor Connect; a CEO da Xperts, Erica Marques; o CEO da Kapazi, Jonathan Kapazi; o diretor de negócios de marketing da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Paulo Krauss, e o head de marketing do sistema FIEP, Jefferson Lobo.

 

“Foram dois dias intensos de maratona, com muito conteúdo, palestras e dinâmicas interativas. Lindo ver estudantes abdicando do seu final de semana de descanso para se dedicarem ao estudo, ao empreendedorismo e apresentarem ideias tão brilhantes. Sem dúvida, eles farão a diferença no futuro”, comemora a coordenadora do Hackatop de Mkt, Iolanda Viola.

 

Durante o final de semana, os participantes puderam contar com mentorias de mais de 40 profissionais de destaque no mercado paranaense, palestras e a possibilidade de realizar muito networking. 

 

Premiação

O primeiro lugar recebeu vagas para os programas de liderança e startups do SEBRAE, além de cinco horas de consultoria especializada e um cheque de R$3.000. O segundo colocado conquistou uma vaga para o programa Sonar, cinco horas de consultoria do SEBRAE e um cheque de R$1.500. Já o terceiro lugar foi agraciado com cinco horas de consultoria especializada do SEBRAE e um cheque de R$500.

 

O primeiro lugar, ainda, tem participação garantida no programa Rocket da RPC.

 

As inscrições para o Hackatop de MKT 2025 já estão abertas e podem ser feitas pelo sympla.com/advbpr.

 

Destaque da Semana

Araucária perderá pelo menos 70% de área de distribuição até 2050, aponta projeção

Mesmo protegida por lei, se medidas preventivas mais intensas...

Dengo inaugura primeira loja em Maringá, com opções de presentes

Nova marca chega ao Catuaí Shopping Maringá com opções...

Britânia leva Air Fryer gigante à exposição ‘Mundo Pixar’ em Curitiba

A marca paranaense promete encantar crianças e adultos com...

HNSG promove Serenata de Natal e toca os corações de pacientes e comunidade

Na última terça-feira, 17 de dezembro, o Hospital Nossa...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor