Início Geral Casa e Imóveis MRV&CO finaliza 2T24 com os melhores resultados da história

MRV&CO finaliza 2T24 com os melhores resultados da história

0
Sede da MRV
MRV&Co está na lista de empresas mais diversas do País

Maior volume de vendas líquidas e aumento no EBITDA em comparação ao ano passado apontam bom momento operacional

A MRV&CO (B3: MRVE3) anuncia os resultados financeiros e operacionais no segundo trimestre de 2024 (2T24). Os dados apontam o maior volume de vendas líquidas da história, totalizando R$ 2,5 bilhões, um crescimento de 14,1% em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 2,2 bilhões). A Receita Operacional Líquida (ROL) também apresentou boa performance, totalizando R$ 2 bilhões no período, com adição de 18% em comparação com os R$ 1,7 bilhão registrados no 2T23. Já o Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização (EBITDA) chegou a R$ 286 milhões, acréscimo de 95,1% quanto aos R$ 147 milhões do 2T23.

O balanço aponta o recorde de mais de R$ 1 bilhão em vendas líquidas apenas no mês de junho, com aumento substancial no ticket médio, acima da inflação, o que contribui para expandir a margem bruta de novas vendas. As margens bruta e contábil atingiram, respectivamente, 34% e 26% no trimestre. “A meta margem bruta, inclusive, já foi cumprida em linha com o guidance proposto pela companhia e a expectativa é continuar crescendo no 2S24”, destaca Ricardo Paixão, CFO da MRV&CO. Além disso, o grupo registrou redução do pro soluto, mesmo em um trimestre recorde de vendas, com 12,6% no período, uma queda de 7% em comparação aos 19,6% registrados no 2T23. O Valor de Saída Operacional (VSO) atingiu 33,8%.

Em análise semestral, o grupo alcançou até o momento uma ROL de R$ 3,9 bilhões, geração de caixa de R$ 32 milhões, dívida líquida/PL de 40,9% e lucro líquido de R$ 130 milhões. Os resultados confirmam o bom desempenho operacional e financeiro do grupo e o compromisso com a eficiência e crescimento sustentável. “Os níveis operacionais já atingiram os patamares pré-pandêmicos, temos segurança na aceleração de vendas e recuperação de margem no 2S24, o que nos assegura o cumprimento do guidance”, analisa o CFO.

A Luggo, proptech da MRV&CO é outro destaque do 2T24 com um projeto de funding pioneiro no mercado. No Plano Empresário Luggo, o contrato é estruturado por meio de uma triangulação entre as partes, na qual o empréstimo é tomado pela proprietária do empreendimento (devedor) com o banco (credor), e a construtora (interveniente) é responsável pelos encargos do contrato até término da obra, incluindo os juros do financiamento conforme taxa contratada. Após a entrega da obra, o pagamento dos encargos é de responsabilidade do devedor. “Com essa nova estruturação de negócio teremos a possibilidade de crescer combinando geração de caixa e reconhecimento de resultado, à medida em que construímos nossas obras.”, explica Ricardo Paixão.

Companhia vê crescimento de nova fonte de funding
Foi concluída no trimestre a primeira cessão de recebíveis de financiamento direto com ágio. Do total cedido, 58% referem-se à carteira de financiamento direto, que está se tornando uma parte significativa do mix de operações da empresa. Esta modalidade oferece uma nova fonte de funding para clientes com renda mínima de R$ 8 mil, ampliando as opções de compra fora do programa Minha Casa Minha Vida. O negócio é válido para unidades da marca Sensia (médio padrão) ou mesmo para empreendimentos MRV, direcionados ao programa Minha Casa Minha Vida. As vendas são respaldadas por alienação fiduciária, garantindo maior segurança financeira.

A cessão da carteira de Financiamento Direto, distribuída no varejo, tem gerado grande demanda entre investidores. “A cessão de recebíveis com ágio demonstra a viabilidade financeira e a atratividade desse modelo de financiamento, o que não só reafirma nossa capacidade de inovação no mercado, mas também abre espaço para futuras operações similares de forma sustentável, com resultado financeiro para a Companhia”, comenta Paixão.

Sobre a MRV&CO

A MRV&CO é uma plataforma de soluções habitacionais composta por cinco empresas que tem como objetivo oferecer as melhores opções de moradia que se adaptem ao momento de vida e necessidades de seus clientes. Seja com a aquisição de apartamentos prontos ou na planta por meio da MRV ou de Sensia, pela compra de um terreno em loteamentos completamente urbanizados pela Urba, ou mesmo alugando imóveis especialmente pensados, com inúmeros serviços, oferecidos pela startup Luggo de forma totalmente digital e sem burocracia. A MRV&CO atua em diferentes nichos do mercado imobiliário, trazendo propostas distintas e complementares para o mercado nacional. A plataforma habitacional se completa com a empresa Resia, voltada para o mercado de moradia norte-americano, fazendo o intercâmbio de tecnologias e consolidando o grupo internacionalmente.

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile