Quatro Pontes é a segunda cidade com menos analfabetos no Paraná

Trabalho desenvolvido nas escolas municipais quer manter bons números

Quatro Pontes é a segunda cidade com menos analfabetos no ParanáUm levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que Quatro Pontes é o segundo lugar com o menor número de analfabetos em todo o Paraná, atrás apenas de Curitiba. Agora, um projeto desenvolvido junto às escolas do município tem como objetivo contribuir para a alfabetização de crianças na idade prevista pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Quatro Pontes tem, hoje, apenas 1,6% de analfabetos na população, enquanto Curitiba, que ocupa o primeiro lugar, tem 1,5%. Para a diretora da Escola Municipal Dona Leopoldina, Paula Rejane Fulber Becker, é preciso reduzir ainda mais o número. “Estamos muito felizes com esse resultado, mas precisamos garantir que, no futuro, ele seja ainda melhor. Por isso, investir em um processo de ensino e aprendizagem sólido nas escolas públicas é fundamental. Afinal, ensinar as crianças a ler e escrever na idade certa é o cenário ideal para combater o analfabetismo”, afirma.

Desde 2014, Quatro Pontes utiliza o Sistema de Ensino Aprende Brasil em todas as escolas municipais, da Educação Infantil, G1, ao 5º ano do Ensino Fundamental. A diretora pedagógica da Aprende Brasil Educação, Acedriana Vogel, lembra que um bom acompanhamento pedagógico é uma das formas de garantir resultados positivos na Educação. “Nossa consultoria pedagógica anda lado a lado com os objetivos definidos pela Secretaria de Educação do município. Esse trabalho ajuda a assegurar que os educadores tenham claros quais são os próximos passos no ensino”, destaca.

Um dos grandes desafios, quando se fala em Educação, é lidar com os diferentes níveis de aprendizagem dos estudantes. Em uma mesma sala de aula, elas se desenvolvem em ritmos diferentes, com dificuldades diversas. Entender esse cenário e aprender a lidar com ele é tarefa árdua para os professores. “Falando sobre alfabetização, podemos ver algumas crianças que lêem, mas não escrevem, enquanto outras fazem ambos, mas não interpretam o que estão lendo. Há, ainda, casos em que a criança lê e escreve, mas comete erros ortográficos além do que seria considerado normal. Então, é preciso equalizar a aprendizagem”, explica Acedriana.

Destaque da Semana

Coritiba lança iniciativas para conscientização do ‘Setembro Amarelo’

Clube realiza palestras a todo quadro de colaboradores e...

Imóveis e Arte: a conexão que cria valor e exclusividade

Talk promovida pela Sierra Curitiba revela a importância da...

Gianttura lança 1º Festival de Massas 

Nada como uma boa massa! Sabendo do amor dos...

Gloria Gaynor, dona do hit ‘I Will Survive’, se apresenta em Curitiba na segunda (23)

Apresentação acontece no Teatro Positivo; ingressos à venda, a...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor