AESC investe em digitalização do RH para ampliar produtividade e gestão dos colaboradores

Com uma equipe de mais de 4 mil colaboradores em cinco cidades do Rio Grande do Sul, Associação Educadora São Carlos elegeu a solução da Senior visando maior eficiência operacional e gestão estratégica de pessoas

Cada vez mais, empresas de alto desempenho reconhecem a importância de uma estratégia eficaz de experiência do colaborador, suportada por sólidas práticas de Gestão de Capital Humano (HCM), como essencial para o sucesso. Um estudo da KPMG, realizado com executivos de RH em 2020, revelou que 95% das empresas estão colocando esse quesito como foco principal do negócio. Além disso, o Human Capital Management Solutions Brazilian Report, da MIT Sloan Management Review Brasil, trouxe um levantamento inédito sobre o ecossistema de tecnologias de RH, indicando que 67,5% das empresas líderes brasileiras veem o fortalecimento da visão estratégica como o principal benefício das soluções de Human Capital Management. Outros benefícios incluem maior eficiência operacional, automatização de processos e assertividade nas análises de dados.

O gerenciamento do quadro de funcionários é uma prioridade estratégica para toda a organização. A clareza e assertividade das tecnologias de HCM permitem identificar oportunidades e desafios para lideranças corporativas e profissionais de recursos humanos. Em constante crescimento, a Associação Educadora São Carlos (AESC), uma instituição gaúcha que promove ações educativas e de prevenção por meio de seus hospitais, ambulatórios, colégios e do Centro de Atendimento ao Migrante, que busca assegurar direitos socioassistenciais e melhorar a qualidade de vida da população, passou a ter necessidades concretas de tecnologias que auxiliassem na gestão eficiente e estratégica de seus talentos. Para atender a essas necessidades, a AESC optou por iniciar o processo de digitalização de suas operações de RH com o HCM da Senior. A escolha se baseou nos recursos, na flexibilidade e na capacidade de expansão das soluções da Senior – multinacional catarinense especializada em softwares de gestão. A AESC também visa reduzir custos e ganhar maior eficiência operacional, com foco em atrair e reter talentos, promover o engajamento dos profissionais e gerar melhores resultados de negócios.

Com uma trajetória de 62 anos, unidades educacionais, de saúde e de responsabilidade social espalhadas por cinco cidades do Rio Grande do Sul e mais de 4 mil colaboradores (sendo 2 mil deles somente no Hospital Mae de Deus, sua maior unidade), a AESC enfrentava dificuldades em centralizar e acessar informações em tempo real. A dependência de procedimentos burocráticos representava um desafio importante para a associação. Além disso, a insegurança gerada pelos constantes retrabalhos e pelos processos manuais, como a admissão de colaboradores, agravava a ineficiência da equipe de RH. Augusto Amaral – Gerente de RH da AESC.

Para superar essas dificuldades e considerando o cenário de aceleração da transformação digital, a integração de processos e a facilitação das jornadas dos colaboradores tornaram- se aspectos cruciais. Nesse contexto, a organização firmou parceria com a Senior com o objetivo de transformar os processos por meio de novas tecnologias. A busca foi por uma solução que atendesse às exigências e necessidades da operação com rapidez e assertividade.

O projeto prevê a implantação da jornada do colaborador com todos os módulos do HCM Senior, que incluem: planejamento de pessoal; recrutamento e seleção; benefícios corporativos Wiipo; saúde, medicina e segurança; folha de pagamento; controle de ponto; painel de gestão Waapi; sistema de gestão da aprendizagem Konviva; gestão de desempenho; remuneração; pesquisa de clima organizacional; carreira e sucessão; e jurídico.

“A gestão da jornada inicia com o planejamento de pessoal, por meio do quadro de vagas. Em seguida, ocorre o recrutamento e seleção, passando pela medicina do trabalho, e avança para a gestão da admissão do colaborador, que será totalmente digital. A ferramenta também gerenciará todos os benefícios, o refeitório disponível, o controle de ponto e a segurança do trabalho. Com essa etapa da jornada concluída, a folha calculará rigorosamente conforme a CLT e os acordos sindicais, garantindo o envio do eSocial. Atender todas as etapas da pagadoria possibilita, por exemplo, a gestão dos treinamentos, a disponibilização do painel de gestão e uma gestão efetiva da remuneração”, detalha Carina Baldissera – HEAD Senior Filial RS.

Os benefícios da implementação do HCM da Senior para a AESC são a melhoria dos serviços oferecidos aos funcionários e ganhos significativos nos controles e respostas da área de recursos humanos, os usuários finais terão acesso a analytics e dados operacionais em tempo real, facilitando uma melhor tomada de decisões, e o suporte à gestão de pessoas será mais eficiente, independentemente do crescimento da organização. “Os sistemas da Senior proporcionarão agilidade no retorno aos nossos colaboradores, clientes internos do RH, e oferecerão uma nova experiência em toda a jornada, desde a admissão. Ainda, com a Senior, reduziremos o número de fornecedores para atender às soluções contratadas, gerando saving no processo como um todo. Desde o início da nossa parceria, notamos que a Senior conta com um time de gestão de projetos especializado, focado em garantir a melhor experiência, atendendo às expectativas de prazo, qualidade e escopo. Acreditamos que a adoção desse HCM será um grande divisor de águas na jornada dos colaboradores da AESC”, complementa Carina Baldissera – HEAD Senior Filial RS. Desde o kickoff em julho, a associação tem usufruído de uma visão mais estratégica e obtido ganhos significativos.

“É importante destacar que a gestão de pessoas passou por transformações significativas nos últimos anos, alterando a forma como era tratada no passado. O novo profissional de RH precisa adotar uma abordagem mais estratégica e utilizar a inteligência de dados para transformar a área, alcançando maior eficiência operacional, melhor organização das tarefas e aumento da competitividade da empresa”, explica Carina Baldissera – HEAD Senior Filial RS. Além de aumentar a produtividade da organização, o HCM possibilita uma melhor captação e retenção de talentos, reduzindo o turnover e aprimorando o desenvolvimento dos profissionais ao extrair competências e habilidades de cada um dos trabalhadores.

 

Sobre a Senior

A Senior Sistemas é a escolha de empresas líderes de mercado que buscam inovação e gestão de alta performance. A multinacional oferece um portfólio completo que abrange todas as etapas da cadeia produtiva em setores estratégicos da economia, como Agronegócio, Atacado e Distribuição, Construção, Indústria e Logística. Com 35 anos de excelência, a Senior transformou a gestão de mais de 13 mil empresas de médio e grande porte no Brasil e em outros países da América Latina, incluindo companhias de referência em seus segmentos, como Correios, Magazine Luiza, Syngenta, Hering, Dudalina, Volkswagen, Honda, Mercedes-Benz, Suzano, Weg, Direcional, MPD, Tenda, entre outras. Com 11 filiais e três mil colaboradores no Brasil e no exterior, a Senior mantém 160 canais de distribuição e cresce acima de 20% ao ano em receita líquida há cinco anos consecutivos. A Senior acredita que, com sua profunda expertise e soluções tecnológicas, tem a oportunidade de impulsionar empresas rumo à maior eficiência operacional, expansão de receitas e liderança em seus segmentos. Por isso, entrega mais do que tecnologia. Para mais informações, visite www.senior.com.br.

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