Apple, Airbnb e Budweiser: ranking mostra as 10 marcas que os brasileiros mais erram ao buscar online

Pรณdio das companhias cujas pronรบncias mais causam confusรฃo รฉ liderado pela Shein, que motivou cerca de 47 mil idas aos mecanismos digitaisย 

โ€œRaybanโ€ ou โ€œReybรฉnโ€? โ€œBurger Kingโ€ ou โ€œBรขrguer Kingโ€? โ€œMacโ€ ou โ€œMรฉquiโ€? Se, nรฃo raramente,ย a pronรบncia de certas marcas tem se tornado um desafio por aรญ, aqui vai uma notรญcia que talvez possa te consolar: vocรช estรก longe, muito longe, aliรกs, de ser o รบnico brasileiro a trocar certas letras quando o assunto รฉ se referir ao nome de grandes companhias de fora do Brasil.

Quem acaba de comprovar isso รฉ aย Preply, plataforma especialista no ensino de idiomas que analisou os mecanismos de busca mais populares do paรญs e descobriu que, somente nos รบltimos doze meses,ย dรบvidas a respeito da fonรฉtica de palavras estrangeiras geraram mais de 6,5 milhรตes de idas ร  internet de Norte a Sulย โ€” a maior parte vinda de internautas confusos em relaรงรฃo a e-commerces e multinacionais dos ramos alimentรญcio, eletrรดnico e de moda.

Ora, mas quais seriamย as marcas responsรกveis pelos erros de pronรบncia mais recorrentes e por que elas costumam ser tรฃo desafiadoras para os falantes do portuguรชs?ย A resposta pode ser conferida no conteรบdo abaixo, cujo ranking traz as campeรฃs no quesito dar um nรณ na cabeรงa de qualquer um. Confira:

Shein, a marca mais difรญcil de se pronunciar no Brasilย 

Amado por muitos, criticado por outros, um dos e-commerces com as maiores audiรชncias no setor de importados รฉ, tambรฉm, aquele cuja pronรบncia mais tende a render discussรตes entre os brasileiros:ย afinal, se fala โ€œxรชinโ€, โ€œxรกinโ€ ou โ€œxi-inโ€?

Caso essa tambรฉm seja a sua dรบvida, conforme explica a plataforma,ย estรก correto quem vem apostando na terceira opรงรฃoย โ€” e tudo faz ainda mais sentido quando se conhece a histรณria por trรกs do nome.

Isso porque, ao desenvolver a gigante chinesa, hoje responsรกvel por vender roupas e acessรณrios em diversos paรญses, seu fundador Chris Xu tomou como base uma expressรฃo em inglรชs:ย โ€œShe insideโ€ (โ€œela dentroโ€), que, em outras palavras, resumiria seu desejo de incluir o pรบblico feminino na moda de maneira acessรญvel. Levando em consideraรงรฃo o fato de que,ย em inglรชs, o som do termo โ€œsheโ€ (โ€œelaโ€) รฉ pronunciado como โ€œxiโ€, teria-se, portanto, algo como โ€œxi-inโ€, versรฃo curta e prรกtica da frase original.

NuBank, Apple, AirBnB: quando โ€œaportuguesamosโ€ o inglรชsย 

Mesmo concentrando o maior nรบmero de pesquisas online, รฉ preciso enfatizar que as dรบvidas da populaรงรฃo nรฃo se restringem ร  marca chinesa, se estendendo aos mais diversos segmentos (e idiomas!) mundo afora.

Se considerado o aspecto linguรญstico, aliรกs, รฉ possรญvel dizer que o grande destaque da lista gira em torno das marcas estadunidenses e britรขnicas, que parecem evidenciar a dificuldade comum dos brasileiros em se comunicar na lรญngua inglesa:ย รฉ tanto o caso da loja de moda Burberry, comumente pronunciada como โ€œburbรฉriโ€ (em vez do original โ€œbรดrbeuriโ€), por exemplo, quanto o da lรญder de tecnologia Apple (“รฉpou”)ย โ€” por muitos referenciada como โ€œรชipouโ€.

Entre as cervejas mais amadas pelos brasileiros,ย a norte-americana Budweiser tambรฉm nรฃo escapou das confusรตes por parte das pessoas, algo compreensรญvel dada a origem difusa de seu nome. ร‰ que, embora tenha se tornado um sรญmbolo dos Estados Unidos, a criaรงรฃo da bebida veio das mรฃos de Adolphus Busch, alemรฃo que, ao lado do genro, se inspirou em um tipo de cerveja da antiga cidade de Budweis, em uma regiรฃo distante do Impรฉrio Hรบngaro. A versรฃo americanizada se transformou, assim, em Budweiser (โ€œbรดduaiserโ€).

Mas atรฉ mesmo as marcas brasileiras causam dรบvidas quando os termos escolhidos por seus donos fogem do portuguรชs. Nรฃo por acaso, ao longo do perรญodo em questรฃo,ย mais de 4 mil pesquisas no paรญs tiveram como ponto de partida a pronรบncia do banco digital Nubank (โ€œnubรฉnkโ€), cuja fundaรงรฃo, mesmo tendo ocorrido em Sรฃo Paulo, surgiu da uniรฃo entre pessoas de diferentes lugares: um colombiano, uma brasileira e um norte-americanoโ€ฆ o que certamente influenciou a escolha de um nome em inglรชs.

Icรดnicas, mas difรญceis de entender: as marcas francesas mais desafiadoras

Sejamos sinceros: se jรก รฉ um grande desafio pronunciar marcas de lรญngua inglesa, com a qual parte da populaรงรฃo costuma ter certo tipo de contato, imagine sรณ quantas dificuldades envolvem falar certas palavras quando estas estรฃo em outros idiomas?

Provando a hesitaรงรฃo diante das diferenรงas fonรฉticas entre o portuguรชs e francรชs, ao longo do รบltimo ano,ย dรบvidas quanto ao som de trรชs marcas surgidas na Franรงaย se converteram em milhares de buscas onlineย entre os brasileiros โ€” interessados, de forma geral, em entender como se diz o nome de empresas especรญficas dos ramos de moda, cosmรฉticos e acessรณrios de luxo.

Um dos volumes de pesquisa mais considerรกveis do perรญodo, a propรณsito, girou em torno daย Sephora, queridinha das blogueiras de moda e companhia por trรกs de mais de 25 mil pesquisas nos mecanismos online.ย Tal movimentaรงรฃo nรฃo รฉ ร  toa: popularmente pronunciada como โ€œsรฉforaโ€ no Brasil, bem como โ€œsefรดuraโ€ nos Estados Unidos, sua sonoridade original, na verdade, enfatiza tanto a primeira quanto a รบltima sรญlaba (isso mesmo, โ€œsรฉforรกโ€).

Juntam-se a ela, ainda, os รญcones da moda de luxoย Louis Vuittonย โ€” cuja pronรบncia poderia ser descrita como โ€œLuรญ Vitรณnโ€ โ€” eย Yves Saint Laurentย (โ€œIv san lรดrranโ€), que, para a alegria dos consumidores, perdeu o โ€œYvesโ€ em 2012, passando a se chamar somente Saint Laurent. Bem mais fรกcil, nรฃo?

Agora, se falar tais nomes ainda nรฃo parece tรฃo simples, nรฃo se preocupe: naย pรกgina oficial do levantamento, vocรช consegueย ouvir, com a ajuda de vรญdeos, como se diz cada marca.

Metodologia

Para desvendar as pronรบncias de marcas que mais geram dรบvidas nos internautas, a pesquisa da Preply teve como ponto de partida milhรตes de buscas online relacionadas ร s expressรตes โ€œpronรบncia deโ€, โ€œcomo se dizโ€ e โ€œcomo se falaโ€, abarcando pesquisas realizadas nos รบltimos 12 meses. Compreendidos os nomes de maior relevรขncia, uma segunda anรกlise girou em torno da procura total por cada expressรฃo โ€” o que possibilitou a criaรงรฃo de um ranking com base no comportamento digital dos brasileiros no perรญodo.

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