Marcas inovadoras: Fini, Samsung, Nutella e seu Impacto no mercado

Outstanding Innovation Awards, da Kantar, selecionou nomes de todo o mundo que usam inovaรงรฃo para gerar crescimento sustentรกvel

A segunda ediรงรฃo dosย Outstanding Innovation Awards, da empresa de insights Kantar, ocorreu hoje, 18 de setembro, e reconheceu o trabalho de nove marcas que usam inovaรงรฃo para impulsionar um crescimento sustentรกvel e contรญnuo.

โ€œAnalisamos centenas de marcas para identificar os fatores comuns entre aquelas que oferecem excelรชncia por meio da inovaรงรฃo e determinar os vencedores da nossa premiaรงรฃoโ€, afirma Juliana Honda, diretora de CX e inovaรงรฃo da Kantar no Brasil. โ€œCada uma delas trabalhou duro para se diferenciar significativamente entre os consumidores e mostrou uma conexรฃo clara entre inovaรงรฃo bem-sucedida e melhor desempenho empresarial.โ€

Confira as quatro categorias e os vencedores:

Marcas Consistentemente Inovadoras

Os vencedores foram inovadores por um perรญodo continuado, abrindo caminhos com sucesso para novos espaรงos, com base no nosso banco de dados Kantar BrandZ dos รบltimos cinco anos.

  • Nutella
  • Jio
  • Samsung

Marcas Inovadoras em Ascensรฃo

Demonstraram capacidade de evoluir em linha com tendรชncias rรกpidas ou gerar novas tendรชncias prรณprias nos รบltimos dois anos.

  • Chase Payment Solutions
  • Virgin Australia
  • Beckโ€™s

Marcas Pioneiras

Marcas que abrem novos caminhos em suas categorias, desenvolvendo abordagens รบnicas para entrar em novos espaรงos.

  • Fini

Brand Blueprint Award de Inovaรงรฃo

Esses prรชmios foram entregues no Festival de Criatividade de Cannes Lions em junho de 2024. Eles reconhecem marcas que demonstraram comportamentos inovadores consistentemente ao se moverem para novos espaรงos.

  • Baileys
  • Guinness

โ€œA inovaรงรฃo tem tanto a ver com inovar as experiรชncias das pessoas quanto com a inovaรงรฃo radical de novos produtosโ€, diz Juliana. โ€œE toda inovaรงรฃo pode impulsionar o crescimento sustentรกvel de uma marca. Seja grande, seja pequena, o sucesso depende de sua capacidade de se envolver com as pessoas de maneiras novas e significativas. E empresas que se expandem para novos espaรงos tรชm o dobro de chance de crescimento em comparaรงรฃo com aquelas que nรฃo o fazem.โ€

5 liรงรตes das marcas inovadoras

Com base nas anรกlises feitas para selecionar os vencedores, a Kantar reuniu cinco liรงรตes importantes para outras marcas.

  1. Seja curioso

Os profissionais de marketing nรฃo conseguem ficar em sintonia com os mercados em constante evoluรงรฃo e necessidades emergentes dos consumidores sem uma profunda curiosidade sobre o mundo ao seu redor. Alรฉm de inspirar novas ideias, ela pode ajudar a entender a dinรขmica de tendรชncias e comportamentos. Isso รฉ crucial para a inovaรงรฃo de longo prazo, que vai alรฉm de reagir a tendรชncias. Trata-se de moldรก-las.

Um exemplo disso รฉ o da Baileys. Apรณs dรฉcadas de sucesso, a icรดnica marca de licor enfrentou um declรญnio de popularidade. Levou tempo para refletir e buscar inspiraรงรฃo em diversos lugares, como os universos do cafรฉ e do bolo, associando a bebida a ocasiรตes de consumo desse produtos. A equipe da marca cita a curiosidade como um catalisador que transformou novas ideias em uma reviravolta.

  1. Questione o seu prรณprio negรณcio

As marcas mais inovadoras geralmente sรฃo aquelas corajosas o suficiente para desafiar sua identidade e reavaliar o valor que fornecem. Quando reconsideram o que as tornam significativas e diferentes, as empresas, geralmente, descobrem oportunidades que nรฃo haviam reconhecido inicialmente.

A equipe da Fini, por exemplo, percebeu que seu apelo ia muito alรฉm dos doces. Eles tinham potencial de levar suas cores vibrantes, texturas e sabores para categorias totalmente novas. Isso resultou em colaboraรงรตes de produtos como protetores labiais e calรงados.

โ€œPara desbloquear essa mentalidade, as marcas precisam adotar uma abordagem โ€˜de dentro para foraโ€™ e โ€˜de fora para dentroโ€™โ€, explica Juliana. โ€œA primeira envolve um exame detalhado do mercado atual, entendendo desafios e necessidades do consumidor e como eles estรฃo sendo abordados. A segunda requer uma visรฃo mais ampla das forรงas macro e tendรชncias culturais que moldam o futuro.โ€

Segundo a diretora da Kantar no Brasil, as estratรฉgias mais eficazes surgem quandoย insightsย de ambas as perspectivas sรฃo combinados, revelando onde estรฃo as verdadeiras oportunidades.

  1. Seja ousado

A inovaรงรฃo bem-sucedida exige que as marcas sejam atenciosas no desenvolvimento de novas ideias e, entรฃo, ousadas o suficiente para implementรก-las. O desempenho dos telefones dobrรกveis da Samsung, por exemplo, depende tanto de uma pesquisa prรฉvia quanto de sua confianรงa em tornar esse conceito nรฃo convencional acessรญvel aos consumidores.

Ousadia, porรฉm, nรฃo significa imprudรชncia. โ€œPesquisa sรณlida e pensamento estratรฉgico sรฃo necessรกrios para impulsionar novas ideias. Mesmo com um caminho bem planejado para um novo territรณrio, as marcas precisam encontrar a coragem de dar o primeiro passoโ€, diz a executiva da Kantar.

Aqui, a cultura organizacional desempenha papel crucial: os profissionais de marketing que desejam impulsionar a mudanรงa devem levar colegas e partes interessadas juntos nessa jornada, garantindo que toda a equipe esteja pronta.

  1. Mantenha-se fiel ร  marca

A inovaรงรฃo bem-sucedida respeita e aperfeiรงoa uma marca em vez de comprometรช-la โ€“ independentemente de quรฃo ousada seja. ร‰ por isso que a autenticidade faz toda a diferenรงa entre as estratรฉgias que dรฃo certo e as que fracassam.

Quando a pandemia de Covid-19 desencadeou desafios para a indรบstria da aviaรงรฃo em 2020, a Virgin Australia reimaginou sua oferta. Ela se concentrou em um propรณsito principal: fornecer voos domรฉsticos e internacionais de curta distรขncia por um bom valor.

Ao construir um portfรณlio coerente em torno desse propรณsito, a empresa nรฃo apenas voltou a lucrar, como tambรฉm impulsionou as percepรงรตes entre os consumidores.

  1. Nรฃo desista: aprenda, teste e aprenda

A inovaรงรฃo raramente segue um caminho reto. Sendo assim, persistรชncia e flexibilidade sรฃo essenciais para o sucesso. Ao desenvolver ideias baseadas em insights, dados e fatos, as marcas podem construir a confianรงa para explorar novas abordagens. Quando as coisas nรฃo saem como planejado, a capacidade de aprender e tentar novamente se torna crucial.

Ao desenvolver o Nitrosurge โ€“ um dispositivo para criar bolhas de nitrogรชnio perfeitamente formadas, mantendo o fluxo e o sabor de uma Guinness โ€“, por exemplo, a equipe da marca de cerveja reconheceu uma oportunidade clara de expandir de bares e pubs para residรชncias. Mesmo ciente de um histรณrico de outros projetos sem tanto sucesso, a marca nรฃo desistiu de tentar. Eles se concentraram em refinar o produto e obter um profundo entendimento dos aspectos prรกticos envolvidos na venda de tecnologia โ€” uma รกrea muito alรฉm de seus negรณcios habituais.

โ€œA inovaรงรฃo รฉ a forรงa vital do crescimento sustentรกvel de uma marca, mas requer um equilรญbrio de curiosidade, coragem e uma conexรฃo profunda com a identidade central da empresa. Ao questionar suposiรงรตes, ser ousada, atenciosa e aprender persistentemente com cada tentativa, uma marca pode navegar pelas complexidades da inovaรงรฃo e emergir mais forteโ€, conclui Juliana.

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