O Santander coloca ร disposiรงรฃo de seus clientes, a partir desta semana, um recurso adicional de proteรงรฃo para os casos em que o celular รฉ roubado, furtado ou simplesmente perdido. Um site que pode ser acessado, de forma segura, a partir de qualquer dispositivo com internetย e que permiteย realizar o bloqueio imediato do acesso aos aplicativos do Banco. O portal ainda permite bloquear cartรตes de dรฉbito e crรฉdito, fรญsico ou online, que o cliente tenha perdido a posse por qualquer razรฃo.
Batizado de โBloqueio Imediatoโ, o novo recurso de seguranรงa do Santander pode ser utilizado por todos os clientes da base de pessoas fรญsicas do Banco e acessada emย www.santander.com.br/bloqueioimediato
A soluรงรฃo foi desenvolvida pelo Santander no formato de site com o objetivo de ser o mais simples e acessรญvel para qualquer pessoa. Alรฉm de permitir conexรฃo por qualquer celular ou computador, o cliente faz o bloqueio do aplicativo do Banco ou dos seus cartรตes sem que seja necessรกrio prรฉ-cadastros, de forma simples. Ao conseguir um dispositivo com acesso ร internet, o portal do Bloqueio Imediato solicita apenas dois dados: o CPF e a senha de acesso ao aplicativo do banco, informaรงรตes que o cliente jรก tem memorizadas para o dia a dia.
Ainda รฉ prevista uma segunda etapa de reconhecimento da biometria facial, que dura poucos segundos. โA gente avaliou que ter um segundo fator de autenticaรงรฃo, prioritariamente por meio do reconhecimento da face, dรก ao cliente uma seguranรงa extra, uma vez que somente ele pode bloquear o seu prรณprio celular ou cartรตesโ, explica Leandro Granja, executivo de Cyber Security e Antifraude do Santander.
โApรณs a autenticaรงรฃo, basta o cliente informar o que deseja bloquear e a operaรงรฃo รฉ realizada instantaneamente, na mesma velocidade de um Pixโ, completa o executivo. O modelo desenvolvido pelo Banco ainda permite reverter a operaรงรฃo, desbloqueando o aparelho caso seja recuperado pelo cliente.
O Bloqueio Imediato do Santander incrementa o aparato de seguranรงa e de medidas preventivas do Banco tendo como ponto de partida a experiรชncia do cliente. Assim, em 2023, foram implantadas novas soluรงรตes como a Confirmaรงรฃo de Compras Suspeitas, em que cliente recebe uma mensagem por WhatsApp, app e SMS para confirmaรงรฃo se foi ele que realizou uma movimentaรงรฃo no cartรฃo. A iniciativa reduz em 60% a necessidade de contato com a central de atendimento e permite que, apรณs uma confirmaรงรฃo digital com autosserviรงo, o cliente siga sua experiรชncia de compra.
Outra iniciativa que serรก lanรงada nos prรณximos meses รฉ a notificaรงรฃo em tempo real de transaรงรตes financeiras no app, como o Pix, que apresentem algum risco de golpe ou fraude. O cliente serรก alertado quando detectado que estรก em uma ligaรงรฃo suspeita durante a realizaรงรฃo do Pix. Com isso, poderรก interagir de forma online informando se deseja ou nรฃo seguir com a transaรงรฃo. โO foco รฉ seguir investindoย cada vez mais em conveniรชncia e agilidade para os clientes, sempre suportadas pela melhor seguranรงa nas suas experiรชncias digitais e fรญsicasโ, finaliza o executivo do Santander.