Agรชncia Brasil
Publicado em 31/10/2024 – 15:32
Sรฃo Paulo
A maior parte dos trabalhadores brasileiros (56% do total) leva marmita ou um lanche para se alimentar no ambiente de trabalho. Pesquisa Panorama da Alimentaรงรฃo no Trabalho foi realizada pelo Instituto QualiBest e encomendada pela Sapore, multinacional brasileira de serviรงos de alimentaรงรฃo e facilities. Desse total apontado pelo estudo, 42% disseram levar marmita para o trabalho.
Os demais 14%, levam lanches ou salgados. Oย estudo, que ouviu 816 pessoas de todas as regiรตes do paรญs, foi apresentado ontem (30), durante o 2ยบ Seminรกrio Aberc (Associaรงรฃo Brasileira de Refeiรงรตes Coletivas), realizado na capital paulista. Para esta pesquisa, os trabalhadores puderam escolher mais de uma opรงรฃo.
De acordo com o estudo, outros 31% dos entrevistados afirmaram comprar marmitas ou lanches na rua, 28% disseram utilizar o vale refeiรงรฃo/alimentaรงรฃo, 21% os restaurantes corporativos e 7% respondeu que nรฃo se alimenta no ambiente de trabalho.
Levantamento teve como foco entender como se dรก a alimentaรงรฃo dos trabalhadores em restaurantes corporativos. E apontou que 87% dos entrevistados consideram o restaurante corporativo um grande benefรญcio para o trabalhador.
Segundo a Aberc, o setor de refeiรงรตes coletivas movimenta mais de R$ 21 bilhรตes na economia brasileira a cada ano, alimentando mais de 37 milhรตes de pessoas em empresas, hospitais e instituiรงรตes de ensino pรบblicas e privadas.
Gastos
A pesquisa mostrou tambรฉm que 45% dos trabalhadores brasileiros gastam entre R$ 220 e R$ 440 por mรชs para se alimentar no trabalho. Outros 18% responderam que gastam entre R$ 450 e R$ 660 e 23% declarou que nรฃo gasta porque tem acesso a restaurantes corporativos.
Arroz e feijรฃo
O levantamento mostrou que o chamado prato feito, composto por arroz, feijรฃo, proteรญna e acompanhamento รฉ a preferรชncia de 77% dos trabalhadores. Isso demonstra, segundo o estudo, a busca do trabalhador por uma alimentaรงรฃo equilibrada.
Apesar da preferรชncia pelo arroz e feijรฃo, a curiosidade pode levar o brasileiro a se arriscar. Quando perguntados sobre qual a opiniรฃo de ter ร disposiรงรฃo pratos temรกticos – tais como comida oriental, italiana ou mineira – 72% dos usuรกrios de restaurantes corporativos disseram que seria รณtimo, pois poderiam conhecer outros tipos de culinรกria.
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