quarta-feira, 13 novembro 2024
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Hostinger alerta sobre golpes na Black Friday e dá dicas para compras seguras online

Nos últimos doze meses, mais de 40 milhões de brasileiros caíram em algum tipo de golpe cibernético

Hostinger alerta sobre golpes na Black FridayA Black Friday, uma das datas mais esperadas do ano, traz consigo não apenas oportunidades imperdíveis de descontos, mas também um aumento considerável de fraudes e golpes online. A pesquisa divulgada pelo Instituto DataSenado mostra que nos últimos doze meses, mais de 40,85 milhões de pessoas caíram em algum tipo de golpe digital. O número representa 24% da população acima dos 16 anos.

Com a crescente digitalização dos processos de compra, a Black Friday se tornou um evento global de grandes proporções, com muitas lojas oferecendo descontos significativos. No entanto, o aumento nas transações online também atrai cibercriminosos, que se aproveitam da pressa e da ansiedade dos consumidores para aplicar golpes, como fraudes em sites falsos, phishing e roubo de dados bancários.

Outro ponto importante são profissionais que buscam renda extra na internet por meio da venda de produtos importados. Alguns sites trabalham desta maneira e são seguros, mas também é preciso fornecer segurança e confiança ao comprador. A Black Friday pode ser uma oportunidade que um indivíduo tem de realizar um sonho de ter um produto que, normalmente, custa mais caro e a ansiedade com essa compra pode fazer com que a pessoa caia em golpes.

Para Rafael Hertel, diretor de marketing da Hostinger, a segurança online é uma preocupação constante, mas na Black Friday ela se torna ainda mais importante devido ao volume de transações. “A Hostinger está comprometida a informar os consumidores para que eles possam aproveitar as ofertas com confiança e sem colocar em risco seus dados pessoais e financeiros”.

Dicas para compras seguras na Black Friday:

1. Verifique a reputação do site: antes de realizar uma compra, pesquise sobre o site e a loja. Certifique-se de que a loja seja confiável, buscando avaliações de outros consumidores, verificando se a empresa tem um CNPJ válido e olhando a reputação da marca em sites como o Reclame Aqui.

2. Use conexões seguras: evite fazer compras usando redes Wi-Fi públicas, que são vulneráveis a ataques. Se for necessário usar, não compartilhe seus dados de cartão e, também, não conecte o site ao aplicativo do seu banco.

Certifique-se de que o site tenha um certificado SSL, indicado pelo “https” no início da URL e pelo cadeado na barra de endereço do navegador. O cadeado de segurança criptografa as suas informações financeiras, trazendo mais segurança para a circulação dos dados.

3. Cuidado com ofertas tentadoras demais: desconfie de descontos excessivos ou ofertas que parecem boas demais para ser verdade. Golpistas frequentemente criam promoções falsas para atrair consumidores desatentos.

4. Ative a autenticação de dois fatores (2FA): sempre que possível, utilize a autenticação em duas etapas em suas contas online. Isso adiciona uma camada extra de segurança, dificultando o acesso de hackers.

5. Verifique os meios de pagamento: priorize opções de pagamento seguras, como cartões de crédito ou plataformas de pagamento reconhecidas. Alguns bancos digitais permitem a criação de um cartão de crédito com validade de um dia. Este é o cartão mais indicado para compras online.

É importante evitar realizar pagamentos diretamente via transferência bancária para desconhecidos.

6. Mantenha seu antivírus atualizado: certifique-se de que o seu computador ou dispositivo móvel esteja protegido contra malware e vírus, atualizando frequentemente seus programas de segurança.

7. Cuidado com e-mails e links suspeitos: durante a Black Friday, é comum o envio de e-mails e mensagens promocionais, mas muitos desses conteúdos podem ser tentativas de phishing, ou seja, quando pessoas mal-intencionadas tentam se passar por empresas legítimas para enganar usuários e capturar seus dados. Evite clicar em links suspeitos e sempre verifique o remetente.

8. Atenção ao rastreamento do pedido: após a compra, sempre monitore o status do seu pedido por meio de canais oficiais da loja e desconfie de e-mails com links ou informações fora do comum.

“É importante estar sempre atento às medidas de proteção de dados em qualquer ambiente digital, principalmente quando se trata de informações financeiras”, conclui Rafael.

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