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Pista do aeroporto Afonso Pena é aprovada pelo órgão metropolitano

A diretriz existente, referente à Rua Constante Moro Sobrinho, será substituída pela da Rua Silvio Pinto Ribeiro. Essa via receberá, em conjunto com outras 15, obras do Governo do Estado na região. Serão investidos cerca de R$ 200 milhões em requalificações e melhorias viárias.

Pista do aeroporto Afonso Pena é aprovada pelo órgão metropolitano
Nova pista do aeroporto Afonso Pena recebe aprovação do órgão metropolitano
Foto: Amep

A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), autarquia do Governo do Estado, promoveu nesta semana a reunião ordinária da Câmara Técnica do Sistema Viário Metropolitano (CTSVMC). O encontro debateu e deliberou sobre a alteração de diretriz viária que permitirá a implantação da nova Pista de Pouso e Decolagem (PPD) do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais.

Diretriz é a previsão futura de uma rua. A Amep tem um caderno técnico com várias diretrizes para a Região Metropolitana, o que evita que nada seja implantado nos locais demarcados para inviabilizar futuras obras, colaborando com a ocupação organizada da área.

A diretriz existente, referente à Rua Constante Moro Sobrinho, será substituída pela da Rua Silvio Pinto Ribeiro. Essa via receberá, em conjunto com outras 15, obras do Governo do Estado na região. Serão investidos cerca de R$ 200 milhões em requalificações e melhorias viárias.

A CCR Aeroportos, responsável pelas obras da nova pista, também estudará uma nova possibilidade de conexão entre as ruas José Pedro Andrigueto e Piraí do Sul, na parte oeste do aeroporto, margeando a Avenida Rui Barbosa.

Com a aprovação, a CCR poderá iniciar os procedimentos para obtenção de alvarás para a implantação da nova pista. Essa obra, prevista no contrato de concessão denominado Bloco Sul, incluirá uma pista de três mil metros de extensão, tornando-se a maior do Paraná. A infraestrutura permitirá operações de aeronaves maiores, com aproximações simultâneas. Atualmente, o aeroporto dispõe de duas pistas, uma de 1.800 metros e outra de 2.200 metros.

Gilson Santos, presidente da Amep, destacou os esforços do Governo do Estado para agilizar as aprovações necessárias. “Há um rito processual a ser respeitado, além da atenção às demandas da população local. Fizemos tudo isso para garantir uma obra importante para o desenvolvimento do Estado em diversas frentes”, afirmou.

A Câmara Técnica do Sistema Viário Metropolitano (CTSVMC) é um órgão colegiado presidido pela Amep. Com a participação de entidades como Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Secretaria de Infraestrutura e Logística e prefeituras municipais, a CTSVMC tem o objetivo de promover a gestão integrada do sistema viário de interesse metropolitano da Região Metropolitana de Curitiba.

Fonte: AEN

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