Hora de celebrar: Ninetto Tratoria completa um ano em Curitiba
- Editor Paranashop
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Instalado no ParkShopping Barigui, o restaurante do grupo Alife Nino reforça o clima de casa italiana e o sabor das receitas da nonna.

Há um ano, o Ninetto Trattoria trouxe para Curitiba um pedaço da Itália – e, desde então, a casa se firmou como um dos endereços mais aconchegantes da gastronomia italiana na capital paranaense. Localizado na expansão do ParkShopping Barigui, o restaurante do Grupo Alife Nino completa seu primeiro aniversário em novembro, celebrando o sucesso da unidade e apresentando novidades no cardápio.
Mais do que um restaurante, o Ninetto é uma viagem às memórias afetivas de um almoço de domingo na casa da nonna. A arquitetura e a ambientação foram pensadas para despertar essa lembrança: madeira, louças antigas, objetos garimpados em antiquários e uma iluminação suave criam o clima familiar e acolhedor. “Queríamos que o curitibano se sentisse em casa, como se estivesse na cozinha da avó, em um ambiente propício para conversa e risadas em família”, conta Neto Zornig, sócio local da operação, que também comanda o Boteco Boa Praça na cidade.
Inspirada nas tradicionais residências italianas, o restaurante mantém o estilo rústico e intimista das demais unidades espalhadas pelo país — em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza. Segundo Zornig, o primeiro ano em Curitiba superou as expectativas. “O público curitibano valorizou a proposta desde o início. Encontramos um equilíbrio entre tradição e novidade, e isso se reflete tanto na frequência dos clientes quanto no carinho que recebemos todos os dias”, diz.
Para celebrar a data, o Ninetto lançou um novo cardápio que preserva as receitas clássicas e apresenta novas criações. Entre as entradas, o destaque vai para os arancini (R$ 38) — bolinhos de risoto de tomate recheados com muçarela e servidos com maionese de limão siciliano — e a berinjela à parmegiana (R$ 49), com camadas generosas de molho, queijo e fonduta.
Os pratos principais equilibram conforto e sofisticação. O tortelli de costela (R$ 73) vem com gema mole e presunto de Parma crocante, enquanto o fettuccine com camarões (R$ 89) aposta na emulsão de parmesão para realçar o sabor do mar. Para quem gosta de dividir, há opções generosas como a lasanha da Nonna (R$ 141) e o filé à parmegiana (R$ 163), além do linguine com camarão ao molho de Catupiry (R$ 161), que faz sucesso entre os habitués.
As refeições de almoço também ganharam destaque. De segunda a sexta, o menu executivo (R$ 59) muda diariamente, sempre com uma pegada de comfort food. De iscas de peixe com risoto de limão siciliano a frango à parmegiana com arroz e fritas.
Outra novidade é o Festival do Rigatoni, pensado para duas pessoas. São três versões: ao molho branco com toque de limão siciliano (R$ 121), com camarões ao vinho branco (R$ 139) e à bolonhesa gratinada (R$ 129). Para encerrar, as sobremesas mantêm o clima de afeto, com o tiramisu tradicional (R$ 38), a torta cremosa de chocolate (R$ 40) e a panna cotta com calda de morango e manjericão (R$ 38).
“Esse primeiro ano foi de aprendizado e conquista”, afirma Zornig. “Trouxemos o espírito do Ninetto para Curitiba com a essência da hospitalidade italiana: boa comida, bom vinho e mesa cheia. Agora, o foco é continuar encantando o público e fazer do restaurante um ponto de encontro afetivo da cidade.”
ServiçoNinetto Trattoria – CuritibaParkShopping Barigui – R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – MossunguêReservas e atendimento: (11) 3368-6863 (WhatsApp)@NinettoTrattoria | Disponível também no iFood
Grupo Alife Nino
O Grupo Alife Nino nasceu em 2021, resultado da fusão entre duas importantes operações gastronômicas do Brasil: o Alife Group, fundado em 2010, e a Famiglia Nino, criada em 2015, tendo ainda integrado o Grupo Irajá em 2024. Referência nacional no setor de bares e restaurantes, o grupo une tradição e inovação para criar experiências gastronômicas singulares e marcantes.
Com um portfólio de 14 marcas e mais de 70 operações presentes em 11 estados brasileiros, o Grupo Alife Nino se destaca por sua ampla atuação e impacto no mercado. Entre os restaurantes Nino Cucina, Ninetto, Irajá Redux, Da Marino, Giulietta carni all’italiana, Peppino, Pino e o exclusivo Fame Osteria, além dos bares Tatu Bola, Eu Tu Eles, Boteco Boa Praça, Tatuzinho, Boteco Rainha e Boteco Princesa. A identidade gastronômica do grupo também conta com talentos de renome, como os chefs Pedro de Artagão e Marco Renzetti - detentor de uma estrela Michelin por seu Fame Osteria -, que imprimem criatividade e excelência em suas criações.
Reunindo mais de 2.600 colaboradores, o Grupo Alife Nino tem como propósito transformar momentos em memórias inesquecíveis, oferecendo experiências que combinam gastronomia e entretenimento diferenciados, ótimo serviço, preço justo, música de qualidade e ambientes acolhedores. Com um ambicioso plano de expansão, o grupo segue redefinindo o setor gastronômico no Brasil.



