quarta-feira, 22 janeiro 2025
22.1 C
Curitiba

Michelangelo Mármore Brasileiro comparece à Expo Revestir 2018 com projeto da Arquiteta Fernanda Marques

Novamente apostando no signature design, a Michelangelo convida a premiada arquiteta Fernanda Marques e participa da ‘Fashion Week’ brasileira de construção e arquitetura com estande que apresenta a dualidade entre o bruto e o lapidado

Na edição 2018 da Expo Revestir – a 16ª de um dos principais eventos nacionais do universo da arquitetura e decoração – a paranaense Michelangelo Mármore Brasileiro promete, novamente, uma presença marcante. Como nos anos anteriores, a empresa comparece com um estande autoral, nesse ano assinado pela premiada arquiteta paulista Fernanda Marques, do escritório Fernanda Marques Arquitetos Associados. “Nossa atuação está muito ligada ao design contemporâneo, à originalidade e à inovação, então, apostar em grandes nomes do setor se tornou uma tradição quando participamos de grandes eventos”, assinala a diretora da Michelangelo, Priscila Fleischfresser Affonso da Costa. A Expo Revestir 2018 acontece entre os dias 13 e 16 de março no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

 

Sempre com uma participação marcante entre os expositores, nos três últimos anos a Michelangelo apresentou estandes projetados pelo estúdio Fetiche Design (que contou ainda com o lançamento de uma linha exclusiva de móveis em mármore), pelo arquiteto Guilherme Torres e pelo premiado designer carioca Zanini de Zanine, todos com propostas ousadas e contemporâneas. Neste ano, a marca – referência em mármores de alto padrão nos mercados brasileiro e internacional – surge com uma dualidade entre o perfeito e o imperfeito.

 

Com 33m², o estande projetado por Fernanda tem fundamentação em pesquisas nas áreas de design e artes plásticas e apresenta justamente isso: a dualidade entre o lapidado e o não, e o liso e o bruto. “Via de regra, essa relação é indissociável ao se trabalhar com as superfícies rochosas em todas as etapas do processo, da extração à instalação no ambiente projetado”, avalia a arquiteta.

 

Segundo ela, a percepção desse dualismo, mesmo que inconsciente, enriquece e dá sentido ao espaço, uma vez que a arquitetura de interiores é basicamente construída em cima de contrastes, sejam eles mais ou menos sutis. Contrastes esses vistos também na paleta de cores eleita para o projeto, constituída de preto e branco. Assim, os mármores especificados são o Nero Michelangelo e o tradicional Michelangelo Nuvolato, símbolo de sofisticação e modernidade há mais de 50 anos.

 

Um dos highlights do projeto é o banco Organic, de autoria de Fernanda. Em seu projeto original a peça é feita em metal, mas ganhou uma versão em mármore exclusiva para a Michelangelo. Concebido como uma escultura, o banco tem, na sinuosidade e na complexidade de seu desenho, obtido pela curvatura de pesadas lâminas de aço, dois de seus pontos fortes. Na composição, as peças utilizadas se encaixam perfeitamente, dando a liberdade para criar peças maiores. “Assim como a arte cinética rompeu com a condição estática da pintura, meus desenhos se propõem a tirar o móvel de sua aparente condição fixa. Agora, em parceria com a Michelangelo, conseguimos uma técnica de surpreendente efeito plástico e tridimensional”, detalha Fernanda.

 

O Organic em mármore segue a mesma linha de sistemas de assento, tal como na versão em metal. Nessa transição da metalurgia para a rocha ornamental, porém, houve desafios. Lidar com as questões da maleabilidade e da rigidez, presentes em graus diferentes nos materiais, foi uma delas. “Também foi desafiante a textura, outro elemento comum, apesar de bem mais pronunciado e referencial nas rochas ornamentais”, continua a arquiteta.

 

Para Priscila Fleischfresser Affonso da Costa, as rochas naturais têm potencial absoluto para se transformar em invenções ousadas e elegantes, com enorme versatilidade criativa. “Nossos estandes sempre buscam evidenciar essa potencialidade de soluções, por isso trabalhamos com volumes, geometria, linhas definidas e movimentos que, associados ao trabalho handcraft e autoral, valorizam e demonstram toda a flexibilidade de nossa matéria-prima, que tem linguagem global e sofisticada dentro do design e da arquitetura”, assinala a diretora.

 

Na parede principal do estande, um detalhe com efeito de profundidade criado pela sobreposição de diferentes camadas de placas de mármore, chama a atenção. No teto, o acrílico espelhado aplicado dá a sensação de amplitude ao espaço.

 

Para Fernanda, a possibilidade de exercitar seu trabalho em novos materiais e técnicas foi algo marcante em sua parceria com a Michelangelo. “Por não ter nunca antes projetado com pedras, a Michelangelo me proporcionou uma experiência enriquecedora, que abriu meus horizontes e já me inspirou novos projetos na área. Como arquiteta e designer, minhas expectativas foram plenamente atingidas”, avalia a arquiteta.

 

Sobre a Michelangelo

A Michelangelo Mármore Brasileiro atua há mais de 30 anos com materiais genuinamente brasileiros, nas etapas de extração, beneficiamento e comercialização, empregando a mais moderna tecnologia e consolidando-se como referência em pedras naturais para o mundo. Com sede administrativa e showroom em Curitiba (PR), possui jazidas próprias, localizadas no Paraná, de onde extrai seus principais produtos: o internacionalmente renomado Michelangelo Nuvolato, Michelangelo Calacatta, Michelangelo Argento, Nero Michelangelo e Napoleon Bordeaux, mármores exclusivos fornecidos para obras de luxo residenciais e comerciais em diversas partes do Brasil e do mundo. Os mármores da Michelangelo estão disponíveis em todo o território nacional, por meio de distribuidores e marmorarias parceiras. São também especificados em grandes obras diretamente pelos principais arquitetos do país, para relevantes incorporadoras e construtoras.

 

Entre as mais recentes obras que contam com produtos Michelangelo estão o shopping de luxo Pátio Batel, o edifício corporativo Eurobusiness, primeiro do Sul a receber o selo verde Leed Platinum, o Centro de Oncologia do Paraná, o edifício corporativo Workspace Brigadeiro, o Hard Rock Cafe Curitiba e o hotel boutique Nomaa. Em São Paulo, destaca-se o edifício Morumbi Corporate. No Rio Janeiro, o Bossa Nova Mall, primeiro complexo do Brasil a integrar shopping e aeroporto, e os hotéis Grand Hyatt, Emiliano, Venit Mio Barra e Slaviero, e também o Edifício Passeio Corporate e Teatro Riachuelo. Os mármores da Michelangelo estão também presentes em obras icônicas, como a Pinacoteca, em São Paulo, e os palácios do Planalto e Alvorada, em Brasília.

 

Serviço:

Michelangelo Mármore Brasileiro na 16.ª edição da Expo Revestir

Data: de 13 a 16 de março de 2018

Local: Transamerica Expo Center | Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro (São Paulo – SP)

Horário: das 10h às 19h

Estande:  1223, Rua 12

Site: www.michelangelo.com.br

Facebook:  www.facebook.com/michelangelomarmorebrasileiro

Instagram: instagram.com/michelangelomarmorebrasileiro

 

Ficha Técnica:

Projeto: Estande da Michelangelo Mármore Brasileiro para a Expo Revestir 2018

Autor: Fernanda Marques – Fernanda Marques Arquitetos Associados

Material: Nero Michelangelo e Michelangelo Nuvolato

 

Destaque da Semana

Curitiba é a capital com mais edifícios verdes certificados pelo Green Building Council

Nova entrega da GT Building, Temple Batel, está em...

Jovens que fumam “vape” têm pior desempenho em exercícios físicos

Estudo britânico mostra que tanto fumantes de cigarro eletrônico...

Exposição imersiva sobre o fundo do mar é atração imperdível nas férias escolares

“Imerso Mar” é uma experiência tecnológica que encanta a...

Dieta do bebê pode estar associada a risco de doença inflamatória intestinal

Estudo sugere que quem teve introdução alimentar precoce, antes...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor