O sentido lato de cidadania
Paiva Netto
O amadurecimento crescente de um povo, que estรก descobrindo os seus direitos de cidadรฃo, ainda que tardiamente, porquanto duzentos anos apรณs a Revoluรงรฃo Francesa [estรกvamos em 1991], o farรก finalmente concluir que nenhum paรญs pode na verdade desenvolver seus talentos se continuar subsistindo como uma grande senzala de senhores e escravos, ou fechar-se como uma ostra xenรณfoba ou abrir-se de forma temerรกria, a ponto de perder sua identidade, sua soberania.
A compreensรฃo das massas ir-se-รก maturando atรฉ que entendam o valor da cidadania, no sentido lato, pois nรฃo รฉ bastante considerar o cidadรฃo apenas no seu contexto fรญsico, mas tambรฉm no espiritual, porque qualquer componente dos grupos humanos รฉ, em resumo, formado por corpo e Alma. Afinal somos na origem Espรญrito. Eis o sentido completo de cidadania, que nรฃo pode admitir tรฃo somente o analfabetismo das letras humanas, como tambรฉm a ignorรขncia dos assuntos espirituais.
O desconhecimento desta realidade sobre a qual acabamos de discorrer favorece a incrementaรงรฃo das aรงรตes causadoras da fome, do desemprego, do sectarismo, do frio ideal individualista, isto รฉ, egรณlatra, a promoรงรฃo do escรกrnio com os que sofrem na sociedade, porque riqueza e pobreza situam-se dentro do ser humano; exteriorizรก-las, ou nรฃo, depende da mentalidade e de fatores culturais (no futuro prรณximo, marcadamente espirituais), que precisam ser exercitados. Esta รฉ uma situaรงรฃo que nรฃo afeta apenas o Brasil, รฉ mundial: durante geraรงรตes foi-se oferecendo ร grande parte das crianรงas e dos jovens pouco mais que lixo. Depois, hรก quem se surpreenda com o resultado obtido por tรฃo funesta sementeira, a cultura do crime (que se compraz no conflito entre povos, ou mesmo dentro das famรญlias e das naรงรตes, verdadeiras guerras civis nรฃo declaradas), da qual a mocidade รฉ a principal vรญtima (como estรก no Apocalipse, 8), a causar outras tantas em todas as classes. Nรฃo basta levantar o vidro do carro. ร suicรญdio desviar a atenรงรฃo do fato. Nunca foi eficiente esconder a cabeรงa na areia, como o avestruz. (…)
Nรฃo รฉ sem propรณsito esta meditaรงรฃo de Bonaparte (1769-1821): โCada hora perdida na juventude รฉ uma possibilidade de infortรบnio na idade adultaโ.
Ora, isto tambรฉm se aplica ร s naรงรตes que nascem, crescem, tornam-se maduras, quando colherรฃo o que houverem plantado nas fases anteriores ou, nรฃo, se nรฃo souberem, mais que honrรก-lo, sublimar seu patrimรดnio espiritual, social e humano. Eis o desafio a ser vencido no campo da Educaรงรฃo: o de aliar ร Instruรงรฃo a Espiritualidade Ecumรชnica. Nรณs, Legionรกrios da Boa Vontade, temos plena certeza de que o Evangelho e o Apocalipse oferecem uma estrutura espiritual, psรญquica e รฉtica para que ocorra essa transmudaรงรฃo, cuja hora รฉ chegada, mais que isso, urgentรญssima.
Daรญ ter discorrido, em entrevista que concedi ao renomado jornalista Ibrahim Sued (1929-1995), sobre a Pedagogia inovadora que aplicamos na Legiรฃo da Boa Vontade, alinhando a รฉtica ao ensino para a formaรงรฃo do Cidadรฃo Ecumรชnico. Apresento, a seguir, trechos do que disse em resposta ร arguiรงรฃo do saudoso Ibrahim, ร รฉpoca:
รltima entrevista com Ibrahim Sued
Ibrahim Sued โ Sei que a Legiรฃo da Boa Vontade tem uma linha pedagรณgica inovadora. Qual รฉ a fรณrmula da LBV para resolver o problema da Educaรงรฃo no Brasil?
Paiva Netto โ Antes de tudo, aplicar o nem sempre devidamente valorizado Amor, na definiรงรฃo de Laura, mรฃe do enfermeiro Lรญsias, personagens do livro Nosso Lar, de autoria do dr. Andrรฉ Luiz, na psicografia de Chico Xavier (1910-2002): โO Divino Pรฃo das Almas, o Alimento Sublime dos Coraรงรตesโ.
Amor versus conivรชncia
Ora, meu caro Ibrahim, o que mais se vรช por aรญ รฉ o resultado da carรชncia dele. Nada mais pedagรณgico do que o Amor Fraterno, conquanto enรฉrgico e justo. Naturalmente, o Amor nรฃo pode ser confundido com conivรชncia no erro, pois existem aqueles que consideram que amar รฉ concordar em tudo, mesmo no que estiver errado. Amar รฉ justamente o contrรกrio, mas, sabendo-se com generosidade corrigir a pessoa em sua falta, mesmo que com ponderado rigor. (…) Aristรณteles (384-322 a.C.) advertia que โtodos quantos tรชm meditado na arte de governar o gรชnero humano acabam por se convencer de que a sorte dos impรฉrios depende da Educaรงรฃo da mocidadeโ. Mas onde comeรงa a verdadeira Educaรงรฃo? (…) Na Pedagogia da Legiรฃo da Boa Vontade, que prega a Sociedade Solidรกria, visamos formar o Cidadรฃo Ecumรชnico, ou seja, o ser humano que transcende a mera competรชncia, visto que muita gente tida como tal estรก levando o mundo a uma situaรงรฃo de calamidade e perigo. O Cidadรฃo Ecumรชnico รฉ o cidadรฃo solidรกrio, portanto nรฃo egoรญsta. ร aquele que nรฃo se deixa seduzir pelo fanatismo, porque entende que nรฃo faz sentido odiar em nome de Deus, que รฉ Amor. Enfim, รฉ o que sabe respeitar a sagrada criatura humana sem preconceitos e sectarismos. O que รฉ รฉtico nรฃo pode acovardar-se. Quando o territรณrio nรฃo รฉ defendido pelos bons, os maus fazem โjustaโ a vitรณria da injustiรงa. (…) Na verdade, meu caro Ibrahim, o que a LBV propรตe รฉ um grande programa de Reeducaรงรฃo. E รฉ o que vimos fazendo dentro de nossas possibilidades, procurando despertar o interesse de tanta gente idealista, que, como nรณs, nรฃo acredita na fatalidade de destinos condenados ร desgraรงa, por questรตes sociais, polรญticas, religiosas, รฉtnicas… Alรฉm disso, nada se constrรณi firmado em recalques. Essa aรงรฃo permanente da LBV pela reeducaรงรฃo do Povo muito impressionou o jornalista Gilberto Amaral, de Brasรญlia, a ponto de ter declarado no Correio Braziliense: โA Legiรฃo da Boa Vontade dรก uma clara e evidente demonstraรงรฃo ao paรญs de como educar, principalmente os mais humildesโ (…).
Josรฉ de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br โ www.boavontade.com