โArmas nรฃo matam pessoas, pessoas matam pessoasโ. Este mote รฉ repetido cansativamente pela Associaรงรฃo Nacional de Rifles da Amรฉrica, a National Rifle Association of America โ NRA, sempre que uma voz sensata se levanta a favor de restriรงรฃo ร venda de armas, atรฉ metralhadoras e fuzis de assalto, nos estados americanos que ainda a permitem. Exemplo disto foi a declaraรงรฃo inicial do presidente americano apรณs mais um dos inรบmeros massacres cometidos em escola; o mandatรกrio circundou a questรฃo da facilidade com que as armas usadas foram compradas e disse que seu โgovernoโ trataria com mais rigor as doenรงas mentais que seriam, apenas elas, a causa da tragรฉdia. Traduzindo: o assassino matou por ter um โproblemaโ, o fato de poder se armar pesadamente mesmo tendo um โproblemaโ nรฃo tem a menor importรขncia. Infelizmente, esses tiroteios tornam-se constantes naquele paรญs e causam dezenas, centenas, de mortes estรบpidas todos os anos.
Nรฃo podemos negar, no entanto, que nรณs brasileiros sofremos um nรบmero muito maior de assassinatos anualmente e, ainda que tenhamos uma legislaรงรฃo restritiva ร compra e porte de armas, isso nรฃo intimida os criminosos que as trazem em quantidades industriais do Oriente, da Rรบssia, de qualquer lugar em que se deseja o lucro fรกcil – muitos. As mortes por arma de fogo que enfrentamos decorrem de assaltos, guerras de quadrilhas, ajustes de contas, imperรญcia, atรฉ mesmo deste absurdo denominado โbala perdidaโ (poderรญamos dizer aqui que balas nรฃo se perdem nem matam pessoas, pessoas o fazem). E temos tambรฉm, para nossa infelicidade, as chacinas como a que vitimou crianรงas numa escola de Realengo em 2011, as matanรงas periรณdicas de grupos em periferias, o massacre do Carandiru em 1992, e muito mais. Aqui e no EUA os motivos determinantes destas desgraรงas sรฃo vรกrios, complexos, imprevisรญveis e com frequรชncia fora de qualquer controle, รฉ pueril afirmar que sรณ ocorrem por que os responsรกveis estรฃo armados, mas em muitas delas os danos poderiam ser menores, se menor fosse o poder de fogo envolvido.
Hรก trรชs tipos bรกsicos de portadores de armas de fogo: os profissionais โ militares, seguranรงas, policiais โ que supostamente tem treinamento constante para seu uso e estabilidade emocional para isso, embora os fatos demonstrem que nem sempre รฉ assim; os ilegais โ assaltantes, traficantes, sequestradores, terroristas, pessoas que nรฃo tรชm muito a perder e nenhum pudor de atirar para matar; os amadores โ quem tem arma, geralmente legalizada, para proteรงรฃo individual e de suas famรญlias, muitos sabem atirar e acreditam que o ambiente de um conflito armado รฉ semelhante ao de um estande de tiro, quando a realidade brutal costuma mostrar a diferenรงa. O presidente americano lanรงou mais uma das suas tiradas, que um ex-governador carioca chamaria de factoides, propรดs que professores possuรญssem armas, treinassem seu uso e estivessem prontos a defender seus alunos, a bala! Atรฉ ganhariam um adicional em seus salรกrios pela dupla funรงรฃo: mestre e pistoleiro. Seria cรดmico se nรฃo fosse trรกgico, diriam todos os filรณsofos de todos os botequins do planeta.
A antรญtese de absolutamente tudo o que se possa pensar como processo educativo seria a presenรงa de armas destinadas a docentes no ambiente escolar em qualquer paรญs. Seguranรงa รฉ constitutivo do processo de aprendizagem, mas imaginar um professor portando armas, treinando para manuseรก-las, encarando criminosos nos tiroteios em meio ร s crianรงas ou jovens รฉ de um nonsense absoluto, o oposto de todas as mensagens, exemplos, ensinamentos, teorias, prรกticas que este pudesse transmitir aos seus alunos. Em particular no Brasil, terรญamos adicionalmente a grande probabilidade de que bandidos invadissem a escola para roubar o armamento, colocando a comunidade escolar em risco ainda maior; porรฉm em qualquer naรงรฃo, todos os discursos, englobando desde uma degradaรงรฃo da prรณpria civilizaรงรฃo, a perda da cultura e a dissoluรงรฃo dos costumes, como justificativas das violรชncias escolares, a disseminaรงรฃo do uso de armas como forma de resoluรงรฃo de conflitos, certamente nรฃo seriam solucionados com o armamento de professores.
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil.