Como em quase todos os assuntos, o โcaminho do meioโ, expressรฃo que Siddhartha Gautama usou para descrever o movimento para a libertaรงรฃo pessoal, implicando na prรกtica de nรฃo-extremismo, pois todas as dualidades aparentes no mundo sรฃo ilusรณrias, nรฃo tem sido muito observado quando tratamos das polรญticas a prevalecerem nas instituiรงรตes educacionais.
Embora nรฃo possamos ignorar as questรตes polรญticas globais, tendo num lado o perigo das concepรงรตes meramente economicistas que estรฃo se estabelecendo em alguns dos estabelecimentos educativos, enquanto noutros comeรงa a ficar em voga uma concepรงรฃo totalmente desligada da realidade concreta brasileira, pregando uma escola absolutamente rebelde e ร margem do sistema.
Sรฃo duas propostas extremadas, dado que escolas sรฃo organizaรงรตes profissionais em que os objetivos sรฃo concretizados no cumprimento da especificidade do ensino-aprendizagem; uma escola estรก inserida numa comunidade, com sua economia, suas dificuldades e vantagens, seus ritmos e rituais, e nรฃo deve servir ร militรขncia polรญtica, embora seus participantes tenham opiniรตes e convicรงรตes, que eventualmente expรตem, sem sectarismo ou imposiรงรตes.
Alunos que aprendem mais impactam positivamente o mundo do trabalho, o que faz do paรญs um lugar melhor de se viver, incrementa a cidadania e melhora os relacionamentos interpessoais; decisรตes operacionais escolares devem portanto atender demandas concretas de melhoria na aprendizagem, percebendo qual o perfil desejado num professor e as prรกticas de gestรฃo mais adequadas a este objetivo; como bem definiu Manacorda, um dos maiores intelectuais marxistas italianos do sรฉculo XX, que soube distinguir a cultura ideal comunista da prรกtica do socialismo real: โuma orientaรงรฃo ideal, uma concepรงรฃo geral de mundo, nรฃo assegura nada sem a tรฉcnica; assim como a tรฉcnica pode servir para todos os fins, bons ou maus, de acordo com a ideologia que a governa. Nรฃo รฉ possรญvel tomar uma posiรงรฃo ou fazer opรงรตes operacionais somente com base numa orientaรงรฃo ideolรณgica genรฉrica. Toda atividade social, seja cultural, econรดmica, polรญtica ou outra qualquer, requer uma competรชncia tรฉcnica, assim como toda tรฉcnica necessita uma orientaรงรฃo ideal, uma concepรงรฃo de mundoโ.
A realidade da escola brasileira nos obriga ao reconhecimento de que os estudantes nรฃo estรฃo aprendendo ou pelo menos nรฃo estรฃo aprendendo como precisariam, e que professores, principalmente fora dos grandes centros, ou mesmo na periferia destes, estรฃo com dificuldades para ensinar; e que a conjugaรงรฃo destes fatores acelera os problemas sociais, culturais, disciplinares, avolumando os problemas internos da escola, e acentuando desigualdades.
Currรญculos defasados, prรกticas inadequadas de gestรฃo, metodologias obsoletas, falta de acesso ร s novas tecnologias, tudo conspira para a ausรชncia de conteรบdo dos docentes, ou mesmo para a inabilidade no trato com eles. As novas tecnologias trouxeram novos interesses, outras formas de acesso ร s informaรงรตes, e nem sempre os profissionais do magistรฉrio estรฃo plenamente capacitados para este desafio; discursos polรญticos partidรกrios diรกrios nรฃo mudarรฃo esta realidade, atรฉ porque nรฃo รฉ a sala de aula o seu local adequado. A doutrinaรงรฃo feita aos alunos nรฃo pode substituir o questionamento feito com seriedade ร s autoridades em outros fรณruns, e sempre que houver oportunidade.
Embora todos tenhamos inclinaรงรตes polรญticas partidรกrias, e nรฃo tenhamos motivos para escondรช-las, nรฃo temos tambรฉm que viver em eterna catequese sobre nossas convicรงรตes, como se apenas o fato de compartilharmos uma determinada fรฉ a tornasse mais verdadeira. Cultura promove a atitude crรญtica contra o autoritarismo, precisamos aumenta-la na escola brasileira.
Wanda Camargo โ educadora e assessora da presidรชncia do Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil.Complexo de Ensino Superior do Brasil โ UniBrasil.