Apรณs o sucesso na Black Friday, duas das personalidades mais populares das mรญdias sociais, o Pinguim, mascote do Pontofrio, e o jornalista Evaristo Costa, voltam a se unir. O objetivo agora รฉ divulgar nas redes as atraรงรตes da varejista para o mรชs de marรงo, com foco no Dia do Consumidor.
O retorno da parceria foi anunciado pelas redes sociais do apresentador nesta segunda-feira 05. Eva, como รฉ chamado na internet, postou que estava levando um โgeloโ do Pinguim.
A partir do dia 06 de marรงo o jornalista e o Pinguim farรฃo publicaรงรตes na pรกgina do Pontofrio, sempre num tom irreverente e divertido, dando uma consultoria descolada para os seguidores que querem descomplicar a vida.
A campanha, desenvolvida pelo marketing da Via Varejo em conjunto com as agรชncias Y&R e Wunderman, tambรฉm contarรก com filmes para TV aberta, TV fechada, spots de rรกdio e mรญdia externa, trazendo ofertas e condiรงรตes de pagamento diferenciadas para o mรชs.
Histรณrico
O primeiro contato entre Pinguim e Evaristo se deu de forma orgรขnica no fim de setembro do ano passado, quando na ocasiรฃo o jornalista fez uma postagem no Twitter com sua cabeรงa em um corpo de pinguim para se referir ao frio que estava sentindo na Inglaterra. A montagem inspirou vรกrios seguidores a marcar o Pontofrio em tom de brincadeira dizendo que o Pinguim estava com o emprego ameaรงado. A partir daรญ, a interaรงรฃo entre os dois foi crescendo atรฉ surgir o convite da varejista, em novembro, em forma de GIF com um acumulado de posts a favor dessa uniรฃo e por meio da hashtag #AceitaEva e que resultou em uma live no dia 23 de novembro, vรฉspera da Black Friday.
A live foi um sucesso, sendo uma das mais bem-sucedidas do varejo brasileiro em relaรงรฃo a impacto, relevรขncia e pico de audiรชncia e a mais bem-sucedida em relaรงรฃo a engajamento. Evaristo foi responsรกvel por um engajamento quase 100% positivo, o que รฉ muito difรญcil de conseguir em qualquer canal de Mรญdias Sociais. No total, nas trรชs redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) a aรงรฃo contou com mais de 50 milhรตes de engajamento nas redes do Pinguim e Evaristo.
Pioneirismo
O Pontofrio estรก no Twitter desde 2008 e se tornou case de relacionamento com o cliente na rede social a partir de 2010, quando passou a colocar o Pinguim como porta-voz da marca no diรกlogo com os seguidores. Essa mudanรงa permitiu ร bandeira iniciar um novo modelo de comunicaรงรฃo, atรฉ antes nรฃo utilizado por nenhuma empresa, com o objetivo de humanizar o mascote, priorizando o carisma, a criatividade e a aceitaรงรฃo por parte do pรบblico. Alรฉm disso, Pontofrio foi pioneiro na interaรงรฃo com outras empresas, conciliando ofertas entre companhias para oferecer a melhor combinaรงรฃo para os clientes. Em agosto de 2016, a marca ultrapassou a marca de 500 mil interaรงรตes no Twitter, nรบmero que nรฃo รฉ alcanรงado nem mesmo ao somar o histรณrico das principais concorrentes do setor. Atualmente a pรกgina faz, em mรฉdia, 500 interaรงรตes por dia, sendo meta nรฃo deixar ninguรฉm sem retorno. E durante o horรกrio comercial, as respostas sรฃo enviadas em um tempo mรฉdio de trรชs a cinco minutos, mas, na maioria das vezes, este retorno รฉ ainda mais rรกpido. Considerando todas as redes sociais, o Pontofrio possui mais de 4 milhรตes de seguidores.