Sinepe/PR realiza ciclo de palestras em Semana da Educação Infantil

Fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento humano, a qualidade da convivência em sala de aula é um dos principais desafios das escolas em todo o planeta. Esta é uma das temáticas que serão abordadas na Semana da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, ciclo de palestras que começa nesta segunda-feira (2) e vai até sexta (6), realizado pelo Sinepe/PR (Sindicato das Escolas Particulares do Paraná) para professores, coordenadores e gestores educacionais.

“É fundamental para nós promover debates que tragam os assuntos mais importantes que afetam o dia a dia dos educadores e dos nossos alunos. Para isso, buscamos sempre trazer profissionais capacitados com experiência em suas áreas de atuação, nesse caso, a educação infantil”, afirma Esther Cristina Pereira, presidente do Sinepe/PR.

O ciclo de palestras acontece no auditório do Sinepe/PR (Rua Guararapes, 2028, Vila Izabel, Curitiba/PR) com palestras de segunda a sexta, das 19h às 21h. Entre os temas que serão abordados estão a convivência em sala de aula, os aspectos emocionais, a oralidade nos anos iniciais, os limites e valores humanos transmitidos pela família e pela escola. As inscrições vão de R$ 40 (para instituições de ensino associadas) a R$ 70 (para as não associadas) e as vagas são limitadas a 90 participantes por palestra.

 

Semana da Educação Infantil e Ensino Fundamental I – Sinepe/PR

Data: De 2 a 6 de abril (segunda a sexta), das 19h às 21h

Local: Auditório do SINEPE (Rua Guararapes, 2028 – Vila Izabel)

Vagas: 90 vagas (cada palestra)

Investimento:

R$ 40,00 – para instituições de ensino associadas

R$ 70,00 – para instituições de ensino não associadas

 

PALESTRAS

2 de abril (segunda)

Convivência em sala de aula – Prof. Dr. Joe Garcia

Nesta palestra refletimos sobre a natureza e as formas de convivência na escola e analisamos o seu papel formativo. Também exploramos um conjunto de práticas para avançar a convivência em sala de aula. Matemático (PUC-PR), Mestre em Educação (UFPR) e Doutor em Educação pela PUC-SP. Estudou e morou nos Estados Unidos, na Itália e na França. Pesquisador, escritor e conferencista no campo educacional, autor de diversos estudos publicados no Brasil e no exterior, com foco em interdisciplinaridade, currículo, avaliação, aprendizagem e convivência na escola.

3 de abril (terça)

A emoção na sala de aula Geraldo Peçanha de Almeida

Psicanalista pela Sociedade Internacional de Psicanálise de São Paulo, é pedagogo e psicopedagogo. Mestre e doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal do Paraná e é autor de mais de 50 livros, entre infantis, livros para educadores e livros para pais. Tem trabalhos internacionais na Alemanha, Itália e Bolívia. Implantou na África, em Moçambique, um Programa de Leitura e escrita. Tem 25 anos de experiência em educação de crianças e jovens em todos os Estados do Brasil.

4 de abril (quarta)

A oralidade nos anos iniciais – Cléo Busato

É autora de mais de 20 obras, entre literatura para crianças, teóricos sobre oralidade e CD-ROMs, que venderam em torno de 190 mil exemplares e fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais. Em 2016, o livro “A fofa do terceiro andar” foi finalista do prêmio Jabuti, na categoria juvenil. Nos últimos cinco anos, Cléo Busato contou histórias para mais de 100 mil pessoas no Brasil e exterior. Ministrou palestras e oficinas para mais de 50 mil pessoas, sobre os temas literatura, leitura e oralidade. Cléo Busatto é Mestre em Teoria Literária, pela UFSC e pesquisadora formada pelo Centro de Educação Transdisciplinar (SP).

5 de abril (quinta)

Limites e Valores a quem cabe construí-los? O papel da cada um: Família e Escola Tania Mara Fantinato

A palestra traz reflexões sobre o papel da escola e o papel da família na construção de valores e limites na Educação. A importância de se criar esses valores e limites para o desenvolvimento do ser humano e contribuir de forma significativa para que se forme um cidadão consciente de suas atitudes. Tania Mara Fantinato é pedagoga com habilitação em Administração e Supervisão Escolar, Especialista em Gestão Educacional e Mestre em Engenharia de Produção com Ênfase em Mídia e Conhecimento.

6 de abril (sexta)

Valores humanos na escola: construindo pontes afetivas Fátima Balthazar

Fátima Balthazar é professora, arte-educadora, especialista em Recreação Infantil, pós-graduada em Metodologia do Ensino da Arte, Educação em Valores Humanos e Psicologia Transpessoal. Palestrante em Congressos, Seminários em âmbito Nacional. Assessora Pedagógica do SEFE.

Destaque da Semana

O novo destino de cerveja e alta gastronomia em Curitiba

Restaurante conta com 15 torneiras de cervejas e cardápio...

Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro

Trabalho pioneiro aponta elo entre o consumo de embutidos...

Início da construção do B41, primeiro student housing do Paraná

Com o início das obras, praça de uso compartilhado...

ERROR chega a Curitiba com festa audiovisual proibindo celulares para filmagens

Evento acontece na Ópera de Arame, neste sábado, 14...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor