[ARTIGO] Bem-vindos a Era do Marketing Digital 4.0 / * Por Claudio Stringar

Jรก nรฃo basta apenas ter um produto de qualidade e um atendimento de excelรชncia para que uma empresa alcance o tรฃo almejado sucesso. Isso passou a ser condiรงรฃoย sine qua nonย para qualquer marca. Da loja de bairro ร s marcas globais, qualidade de produto, de atendimento e preรงo justo sรฃo essenciais para sobreviver. Se essa equaรงรฃo estiver solucionada, o negรณcio jรก tem 10% do caminho percorrido.

Sim, sรณ 10%! Porque, como disse, isso virouย commodity. Os outros 90% passam por itens como logรญstica, sustentabilidade, ponto de venda, promoรงรฃo, comunicaรงรฃo, marketing, branding e por aรญ vai… Um dos maiores desafios da atualidade รฉ, sem dรบvida, chamar atenรงรฃo do chamado pรบblico-alvo. Em qualquer segmento, o objetivo รฉ o mesmo: vender mais.

Com a presenรงa cada vez maior na vida dos consumidores e com muita influรชncia do meio digital, o marketing se tornou uma ferramenta essencial para qualquer marca. Prova disso รฉ a pesquisa realizada pela PwC em 2015, que revelou que 77% dos brasileiros sรฃo influenciados pelas redes sociais na hora de decidir uma compra. Isso mesmo, a maioria absoluta da populaรงรฃo sรณ compra um produto se tiver algum contato anterior (e digital) com a marca.

A transformaรงรฃo da comunicaรงรฃo como um todo abriu portas ao marketing digital, onde o imediatismo fala mais alto. Mas, engana-se quem acha que a estratรฉgia se resume ร  presenรงa da empresa nas redes sociais. Para funcionar, a comunicaรงรฃo deve ser feita de forma estruturada, direta e atingir o consumidor no momento certo. O conjunto de atividades envolve o desenvolvimento de identidade, do tom de voz, doย moodย da marca e o principal: relacionamento adequado com o pรบblico.

Alรฉm disso, devem ser utilizadas estratรฉgias em SEO (Search Engine Optimization), que tรชm como objetivo melhorar a posiรงรฃo da empresa nas buscas orgรขnicas do Google e em outros sites. Nรฃo podemos esquecer tambรฉm doย Inbound Marketing, que visa atrair o pรบblico por meio de conteรบdo (o chamadoย Branded Content), reunindo interessados em serviรงos, tendรชncias ou produtos e distribuindo informaรงรตes em portais, blogs, e-mail marketing e outros canais.

O marketing digital auxilia nรฃo sรณ na construรงรฃo de uma reputaรงรฃo, mas no aumento da audiรชncia on-line. E o investimento nesse meio cresce mais de 30% anualmente no Brasil, segundo o Interactive Advertising Bureau (IAB). Diferente do marketing tradicional, o retorno sobre investimentos no mundo digital se dรก com mais facilidade, pelo fato de ser mensurรกvel, com mรฉtricas mais simples e claras.

Com investimentos menores que os feitos em campanhas publicitรกrias tradicionais, รฉ possรญvel promover produtos, serviรงos e empresas, principalmente de pequeno e mรฉdio portes, que, via de regra,ย  nรฃo conseguiriam relevรขncia.

Enquanto na forma tradicional estudamos os 4Ps (produto, preรงo, praรงa e promoรงรฃo), no marketing digital as estratรฉgias contemplam muito mais Ps. Seguindo uma ordem, comeรงamos pela pesquisa, passamos pelo planejamento, pesquisa (das histรณrias das marcas e produtos), produรงรฃo, publicaรงรฃo, promoรงรฃo, propaganda, personalizaรงรฃo e precisรฃo. E os resultados? Eles vรชm de forma maximizada e, como dito anteriormente, de maneira mais assertiva.

Mesmo com todos os recursos a nossa disposiรงรฃo, รฉ preciso pensar sempre alรฉm e tentar incorporar novas formas de otimizar o marketing digital. Um exemplo? Jรก estรฃo sendo estudados e aplicados o uso de inteligรชncia virtual na comunicaรงรฃo, assim como a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon – uma forma de inovar com o uso de muita tecnologia.

O resumo de tudo isso seria apenas reforรงar o papel estratรฉgico do marketing e como ele deve ser amplamente utilizado. Afinal, seja online ou de maneira tradicional, garantir uma boa comunicaรงรฃo dentro e fora da empresa รฉ o caminho certo para se tornar referรชncia na รกrea de atuaรงรฃo, conquistando o mercado e atraindo cada vez mais novos clientes. E, por fim, vendendo e lucrando mais. Afinal, lucro nรฃo รฉ pecado!

*Claudio Stringari, vice-presidente da Associaรงรฃo dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seรงรฃo Paranรก (ADVB-PR) e sรณcio da Central Press.

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