Programa tem duração aproximada de seis meses e mescla capacitações em grupo e consultorias individuais
De junho a novembro, lojistas do município poderão participar de programa específico ao setor do comércio. Lançado nesta quarta-feira (23), o Varejo Mais em Ação é composto por 35 horas de capacitação, interação, troca de experiências e possíveis novos negócios entre uma turma de até 30 empresas do varejo local. Capitão Leônidas Marques foi a segunda cidade da região a receber o programa em 2018, que também será aplicado em Medianeira e Guaraniaçu.
No evento de lançamento, que aconteceu na sede da Associação Comercial e Industrial de Capitão Leônidas Marques (Acicap), foi apresentada a proposta do programa a cerca de 40 pessoas. Das trinta vagas disponíveis, 14 já foram preenchidas por empresários que assistiram as explanações do Varejo Mais em Ação no encontro. Interessados às demais vagas poderão procurar mais informações e fazer inscrição diretamente da Acicap até o próximo dia 30 de maio.
O gerente regional do Sebrae/PR no oeste, Augusto César Stein, explica que o Programa é uma oportunidade de capacitação bem específica. “Com foco no comércio varejista, o programa traz ao empresário participante conhecimento especial do setor. Os módulos foram criados com base nas necessidades do dia a dia do segmento. Além disso, o compartilhamento de experiências e vivências entre os participantes ao longo do programa será muito rico”, aponta.
O assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, complementa que, mesmo sendo um programa realizado há anos pelas instituições, ele se renova. “O Varejo Mais em Ação é o primeiro programa de gestão desenvolvido pela Fecomércio PR e pelo Sebrae/PR, em 2004. Retoma, neste ano, aprimorado e em um modelo inclusivo, um projeto mais subsidiado e mais sucinto para que o empresário seja estimulado a participar”, destaca.
Em Capitão Leônidas Marques, a iniciativa da Fecomércio PR e Sebrae/PR conta com apoio do Sesc, Senac, Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista (Sindilojas) de Capitão e região, Acicap e Prefeitura de Capitão Leônidas Marques.
União
Para o presidente da Acicap, Neury Antônio Bedin, esta é uma grande oportunidade para os lojistas do município. “A proposta veio em momento propício. Poucos programas especiais de capacitação como o Varejo Mais em Ação chegam até nossos empresários, que, em ações como estas, sentem-se incentivamos e motivamos a melhorar. Tivemos feedbacks muito positivos de quem participou do lançamento e, com certeza, estaremos replicando a informação aos interessados”, argumenta.
Clemerson Pagno é um dos empresários que vai compor o grupo de empresas do comércio de Capitão no Programa. “Venho do ramo farmacêutico há muitos anos e comprei uma farmácia na cidade há sete meses. Temos alguma experiência com gestão, mas sabemos que precisamos de conhecimento e de atualização para progredir em um mercado de muita mudança, que é o comércio. Minhas expectativas são as melhores, principalmente quanto ao planejamento da empresa”, indica.
Competitividade
A metodologia do Varejo Mais tem como objetivo tornar as empresas do comércio de bens e serviços mais competitivas e rentáveis. “A estrutura conta com três grandes temas: gestão, que compreende o autodiagnóstico, plano de ação e finanças da empresa; atratividade, sobre o visual da loja; e vendas, mais especificamente na questão do atendimento ao cliente”, detalha a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda.
O investimento, para todo o cronograma, de junho a novembro, é de R$ 250 por empresa participante, que pode ser dividido em até cinco vezes. “Conseguimos chegar neste valor mais acessível ao empresário, justamente, por conta do subsídio que as instituições parceiras do Varejo Mais em Ação proporcionaram em Capitão. Resultante disso, temos dentro do programa o olhar e a expertise de todas as entidades que fazem parte Programa no município”, observa Augusto Stein.
Luciana Farina, gerente da Agência do Trabalhador, acrescenta que todo conhecimento é válido para que haja uma melhora no comércio como um todo. “Depois que conheci o Programa, no evento de lançamento, ficou muito mais claro pra mim que ele pode auxiliar em muito os nossos lojistas. Temos trabalhado diretamente com os empresários locais com a finalidade de incentivá-los a se aperfeiçoarem, buscar o novo e, nisso, o Varejo Mais em Ação terá muito a contribuir”, relata.