Growth Hacking para E-commerce: como aplicar nas empresas

A partir do crescimento acelerado de empresas como Airbnb, YouTube e Facebook, Sean Ellis, fundador e CEO do GrowthHackers.com, principal portal sobre o assunto no mundo, cunhou o termo growth hacker.ย  No contexto do Marketing Digital, o growth hacking pode ser entendido como o processo que identifica oportunidades de melhorias em todas as รกreas da empresa.

Aplicar o conceito de growth hacking no o e-commerce com metodologias de baixo custo para o crescimento exponencial dos negรณcios: esse foi o propรณsito da Resultados Digitais, ANYMARKET e Naรงรฃo Digital, que lanรงam hoje um e-book com metodologias e dicas, alรฉm de casos de sucesso que comprovam a eficรกcia do GH.

Para Ana Maria Cimadon Garcia, coordenadora de Marketing da DB1, โ€œO growth hacking une mรฉtricas, anรกlise e muita criatividade. Isso รฉ o que todo ecommerce necessita para otimizar o seu retorno sobre o investimentoโ€, enfatiza. โ€œO e-book traz uma sรฉrie de ferramentas e boas prรกticas para que os marketplaces encontrem oportunidades de crescimento de negรณciosโ€.

Confira algumas dicas do e-book:

  1. Atraindo mais trรกfego: รฉ muito mais produtivo iniciar o processo de hacking com um objetivo em mente. Algo palpรกvel que irรก receber todo o foco da criatividade da equipe. Por exemplo: aumentar o trรกfego em 30% com a mesma verba de mรญdia
  2. Conteรบdo: estratรฉgias de SEO e conteรบdo sรฃo sempre mencionadas quando falamos de growth hacking porque sรฃo altamente escalรกveis e com baixรญssimo custo variรกvel. Invista em um blog, mas com conteรบdo que responda perguntas novas, frequentes e relevantes para o seu pรบblico-alvo, com base no conhecimento da jornada de compra do cliente.
  3. Guest Posts: ter a URL linkada por outros sites de qualidade รฉ uma รณtima maneira de mostrar ao Google a sua relevรขncia para os resultados. Vale investir em conteรบdo de qualidade para construรงรฃo de um relacionamento forte com seus parceiros, atraindo ainda mais oportunidades de guest posts.
  4. Pedidos de compartilhamento: indicaรงรตes de clientes sรฃo valiosรญssimas e, por isso, vale a pena investir em um link de compartilhamento direto na pรกgina de confirmaรงรฃo de compra, que pode ser feito pelo no e-mail de confirmaรงรฃo de entrega e no de pesquisa de satisfaรงรฃo. Quanto mais surpreender o cliente no processo de compra, maiores sรฃo as chances de ele recomendar sua empresa.
  5. Programa de afiliado/indicaรงรฃo: muitas plataformas jรก possuem programas de indicaรงรฃo de forma padrรฃo. Essas ferramentas tรชm sido pouco usadas por e-commerces porque demandam planejamento e uma boa execuรงรฃo, mas sรฃo fontes fantรกsticas de atraรงรฃo.
  6. Branding: nรฃo existe custo por clique mais barato do que os de engajamento. Pode parecer pouco produtivo investir em estratรฉgias que nรฃo levam o usuรกrio ร  pรกgina de compra, mas a verdade รฉ que a contribuiรงรฃo de uma marca bem relacionada รฉ enorme para as taxas de conversรฃo e cliques no site.
  7. Mรญdia paga: uma forma eficaz รฉ transferir a sua base de clientes para essas plataformas e criar pรบblicos semelhantes, com os mesmos hรกbitos e tendรชncias. Vocรช pode aumentar os lances das campanhas tradicionais para essas pessoas, pois a chance de converterem na compra รฉ muito maior do que a do pรบblico geral.
  8. Social media: ao menos 80% de tudo o que vocรช produzir deve ter algum movimento, seja em gif ou vรญdeo. Estรก comprovado que esse elemento รฉ o que mais chama atenรงรฃo e dรก resultados.
  9. Conversรฃo: a maioria dos e-commerces pode aumentar drasticamente a taxa de conversรฃo de suas pรกginas de produto com um cronรดmetro de โ€œoferta limitadaโ€ ou um contador de estoque. Um cliente da Naรงรฃo Digital alavancou em 25% a taxa de conversรฃo usando essa simples tรกtica.

O e-book ainda traz um bรดnus de hacks para marketplaces, abordagem inรฉdita elaborada por quem respira o assunto no dia a dia. O segredo รฉ que se deve sempre prototipar, priorizar, testar e documentar os experimentos. โ€œColetar o feedback do que funcionou e o que falhou รฉ tรฃo importante quanto testar. Afinal, um hack nรฃo รฉ uma regra e o que faz sentido para uma empresa pode nรฃo fazer para outraโ€, acrescenta Ana Maria.

O download gratuito pode ser feito em https://goo.gl/KXsWWA

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