Com o objetivo de impulsionar a participação de empresas de micro e pequeno porte e microempreendedores individuais em licitações públicas, está no ar o portal do Escritório Virtual de Compras Públicas, com abrangência na região dos Campos Gerais e Centro do Estado. Por meio da ferramenta, é possível divulgar editais e processos licitatórios de órgãos públicos, como também cadastrar empresas interessadas em fornecer seus produtos ou serviços para entidades.
A iniciativa é do Sebrae/PR, em parceria com a Fecomércio PR, Faciap e Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa (Fopeme). O consultor do Sebrae/PR, Emerson Ribeiro Lourenço, explica que o Escritório faz a integração entre as instituições públicas que demandam produtos e serviços para suas atividades e os empresários que podem ser fornecedores do setor público. As empresas interessadas podem se cadastrar gratuitamente no site http://centro.comprapr.com.br/ e devem informar o código de atividade. Da mesma forma, os órgãos públicos interessados poderão disponibilizar seus editais e processos licitatórios no endereço eletrônico.
“Com as informações, o site, automaticamente, seleciona as empresas que atendem os requisitos do comprador e dispara um e-mail avisando o empresário que ele tem o perfil para participar do processo”, explica. Conforme o consultor do Sebrae/PR, por meio do Escritório Virtual de Compras Públicas é possível que as empresas ampliem seu mercado. “A iniciativa também amplia a concorrência de empresas nos processos licitatórios e pregões, fomentando a competividade entre elas”, pontua. A expectativa é que órgãos públicos, incluindo universidades, prefeituras, hospitais, autarquias, entre outros, se cadastrem no site, como também 500 empresas da região.
A Lei Complementar nº 147, de 2014, estabelece uma série de benefícios e condições específicas para empresários de micro e pequenas empresas (MPEs). A legislação oferece uma oportunidade para aumentar o faturamento, negociando com instituições públicas. “Muitas dessas possibilidades de negócios não acontecem, seja por desconhecimento dos empresários ou por não acreditarem que possam participar das licitações. Estamos sensibilizando o público-alvo para que utilizem essa nova ferramenta”, reforça.
A criação da ferramenta integra o Projeto Compras Paraná, que visa estimular a participação de micro e pequenas empresas em processos de licitação e compras públicas e governamentais.
Compras governamentais
Os interessados em mais informações sobre compras governamentais podem participar de um curso que desta terça (12) a quinta-feira (14), na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), das 19 horas às 23 horas.
O curso vai abordar temas como ‘Benefícios da Lei Complementar 123/2006’, ‘Legislação de Compras e Análise de Risco e Preparação para Licitação’ e ‘Pregão Presencial com Benefícios para MPE’. Mais informações sobre o curso podem ser obtidas no escritório do Sebrae/PR, em Ponta Grossa, no telefone (42) 3228-2500, com o consultor Emerson, ou por meio do e-mail elourenco@pr.sebrae.com.br.