quinta-feira, 19 dezembro 2024
17.3 C
Curitiba

Plataforma gamificada para bolão da Copa engaja colaboradores e ganha escala

Em ano de Copa, quase ninguém fica imune aos acontecimentos da maior competição de futebol do mundo, mesmo para aqueles que sabem tudo de programação e pouco sobre futebol.

Essa foi a premissa para que DB1 Global Software, multinacional de tecnologia sediada em Maringá, com o apoio do Conselho de Boas Práticas de Gestão de Pessoas – CBPGP da empresa, organizasse a competição interna com o nome de #VAIDARBRASIL. O objetivo é incentivar o engajamento dos colaboradores com a Copa e com o desenvolvimento de softwares, e definir a melhor plataforma tecnológica que serviria de base para o bolão.

Ao todo, cinco (05) equipes participaram do desafio e um grupo de avaliadores formado por integrantes dos comitês de análise, técnico, de testes e do próprio CBPGP da DB1 apontou a plataforma vencedora, escolhida para ser usada não só para os palpites do Bolão da DB1 quando a Copa começar, mas também para uma possível comercialização do game, já que há alguns interessados na fila.

O time vencedor foi o Direct Bet One (o nome foi escolhido em uma referência a DB1). Uma equipe multidisciplinar desenvolveu uma plataforma gamificada e o conceito criativo do projeto foi Super Trunfo, que emprega cards com informações completas de cada seleção: pontos fortes e fracos, destaques, performances em outras competições, entre outros dados que facilitam o palpite e a participação de um número maior de colaboradores, já que nem todos acompanham de perto o futebol. Cada seleção tem uma pontuação no card, o que permite comparar com o time adversário e tomar uma decisão sobre em quem apostar.

O Bolão vai funcionar da seguinte maneira: a cada jogo, os 306 colaboradores cadastrados  registram o palpite na plataforma, sempre até, no máximo, duas horas antes da partida; se acertar o resultado do jogo, por exemplo, se apostar que o Brasil vai ganhar da Argentina e os comandados de Tite desempenharem bem a função, o “palpiteiro” ganha 1 ponto. Se acertar o resultado e o placar, ou seja, se disser que a seleção do Brasil vencerá a da Argentina por 3 a 1 e o placar final for este, ele recebe 3 pontos.

Os palpites poderão ser feitos para todos os jogos da Copa e os colaboradores vencedores ganharão prêmios ainda a serem definidos. As premiações acontecem ao final de cada rodada da competição e, também, no final da Copa.

A equipe vencedora foi composta por:  Carlos Capel – UX Designer, os desenvolvedores Henrique Silvério, Emerson Castilho, Regis Rannieri e Tiago Carpanese, além de Thalita Melo, diretora de arte e UX Designer da equipe de marketing.

Cada integrante da equipe colaborou com aquilo em que é especialista. O front end usou JavaScript com angular JS, back end em Java com string, banco de dados my SQL, compatível com banco de dados Oracle. Em algumas telas na parte do deck foi utilizada a linguagem Angular 5.

“O legal é que era pra ser uma competição interna, só entre nós aqui da DB1, mas desde o início nós da equipe utilizamos o conceito de MVP que é a sigla para Minimum Viable Product (ou Produto Mínimo Viável, na tradução ao português), um conceito criado por startups e integrado a outros segmentos. Esses recursos permitiram o desenvolvimento de um produto que pudesse ser comercializado e implementado em qualquer empresa, com uma boa estrutura que pode ser altamente escalável. E, agora, estamos colhendo os frutos”, comenta Regis Rannieri, que faz parte da equipe vencedora.

Durante a Copa, a DB1 prepara um ambiente decorado e aperitivos para os dias de jogos do Brasil em que os colaboradores poderão acompanhar as partidas da seleção verde-amarela por telões.

“E vai ter camisetas também com o tema DB1 e a Copa que o pessoal da empresa vai poder comprar… Não tem jeito, a Copa mexe com todo mundo! A DB1 incentiva a participação na festa do nosso jeito. Quem quer assistir aos jogos, assiste aqui, com os amigos. E o Bolão vem para engajar o pessoal, aumentar a integração entre os setores”, explica Tamara Coneglian, presidente do Comitê CBPGP da DB1.

A DB1, em parceria com sua unidade IT Services, disponibiliza o Bolão para todo mercado de TI com palpites externos e oportunidade de engajamento com a empresa. Para arriscar um palpite, basta acessar bolao.db1.com.br

Destaque da Semana

Câncer de pele: aumento da incidência no Brasil e a importância do autoexame

Segundo as projeções do Instituto Nacional de Câncer (INCA),...

Crianças conhecem a pecuária leiteira em ação do projeto De Heus Kids no Paraná

Iniciativa educacional destinada ao público infantil visa despertar o...

Câncer de pele no couro cabeludo: conheça os cuidados para se proteger

O fato de essa parte do corpo normalmente estar...

Verão no Paraná: os melhores destinos para aproveitar as férias

Explore praias tranquilas, paisagens deslumbrantes e cidades históricas ao...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Popular Categories

Mais artigos do autor