Uma tendรชncia mundial, jรก utilizada por diversos clubes europeus, รฉ a aposta do Coritiba com o lanรงamento das novas camisas do time, que agora tem uma nova marca: 1909 – ano de fundaรงรฃo do clube. Alรฉm de um novo design os uniformes ganham uma tipografia exclusiva para os nรบmeros e nomes dos jogadores.
O desenho foi desenvolvido pela Straub Design, empresa paranaense comandada por Ericson Straub. โA tipografia faz parte da construรงรฃo do significado de uma marca. Instituiรงรตes importantes no mundo valorizam a tipografia, os sinais, os signos. Eles fazem parte de todo este processo. E o futebol tem o poder e a magia de resgatar e valorizar essa importante ferramenta de comunicaรงรฃo e significado de marcaโ, explicou Straub.
Segundo ele, a tipografia das camisas do Coxa รฉ uma fusรฃo entre histรณria e contemporaneidade. โNรณs nos inspiramos no conceito gรณtico, que รฉ algo que estรก muito ligado ร ย histรณria da imigraรงรฃo de Curitiba e tambรฉm da fundaรงรฃo do clube. Mas, ao mesmo tempo, dรก um ar contemporรขneo ao Coritiba, que estรก inovando com as novas camisas. Pensar numa tipografia exclusiva รฉ estar ร frente, olhando para o futuroโ, disse.
Alรฉm disso, o designer tambรฉm lembrou que o futebol faz parte da expressรฃo da histรณria e da cultura de um povo. “A histรณria do Coritiba estรก diretamente ligada a um momento histรณrico do Brasil e da capital paranaense. Como conceito para a criaรงรฃo da tipografia dos novos uniformes tambรฉm buscamos referรชncia nos elementos grรกficos da tipografia usada nos meios de comunicaรงรฃo germรขnicos. Entre o final do sรฉculo XIX e inรญcio do sรฉculo XX, a cidade de Curitiba havia recebido muitos imigrantes alemรฃes, que se inseriram na cultura local, mas mantiveram alguns elementos de sua cultura como o idioma e a escrita. A comunidade alemรฃ era expressiva e muitos meios impressos eram lidos no idioma alemรฃo”, lembrou.
Para chegar ao conceito visual, Straub estudou a nova marca 1909 e as novas camisas, desenhadas pelo Studio Firmorama. Mas antes passou pelo processo de pesquisa histรณrica, desenhos a mรฃo livre, desenhos digitais e testes de legibilidade. “Foi um trabalho desafiador e ao mesmo tempo prazeroso, que teve um resultado surpreendente”, enfatizou o diretor criativo da Straub Design.
centralpress