Segundo ciclo do Seminรกrio Desafios do Crescimento falou da importรขncia de formar equipes de alta performance e de saber lidar com as diferentes geraรงรตes no mercado de trabalho
Empresรกrios e colaboradores de 245 empresas do norte do Paranรก participaram, nesta terรงa-feira (28), do segundo ciclo do Seminรกrio Desafios do Crescimento promovido pelo Sebrae/PR. O evento foi realizado no Buffet Stylo e contou com as palestras do escritor e consultor em gestรฃo de equipes de alta performance, Eduardo Ferraz, e do consultor e antropรณlogo, Michel Alcoforado, alรฉm de dinรขmica para promover o networking entre os participantes.
Na abertura do evento, o gerente da Regional Norte do Sebrae/PR, Fabrรญcio Bianchi, destacou que o seminรกrio buscou trazer temรกticas relevantes para as micros e pequenas empresas no cenรกrio atual, entre elas a lideranรงa de pessoas de diversas geraรงรตes e a formaรงรฃo de equipes de alta performance. Ele ressaltou que as empresas convidadas a participar do evento possuem alto potencial para crescimento. โQueremos criar uma comunidade entre essas empresas no Paranรกโ, afirmou.
O seminรกrio foi aberto com a palestra de Eduardo Ferraz, que falou sobre alguns dos temas do livro lanรงado por ele neste ano, โGente de Resultadosโ. Na palestra, ele enfatizou que, independente do tamanho da empresa, para obter alta performance, รฉ preciso seguir quatro caminhos. O primeiro รฉ โembarcarโ as pessoas certas no negรณcio e โdesembarcarโ as erradas; o segundo รฉ colocar as pessoas certas nas posiรงรตes adequadas de acordo com a habilidade e perfil de cada uma; o terceiro รฉ decidir, junto com a equipe, os caminhos a serem percorridos pela empresa; e o quarto รฉ continuar treinando e motivando as pessoas atรฉ que 90% delas estejam no lugar em que deveriam estar.
Ferraz tambรฉm falou dos perfis de personalidade que cada pessoa possui โ tรฉcnico, turbinado e sociรกvel -, as diferenรงas entre eles e para quais tipos de trabalhos cada um se encaixa melhor. O especialista comentou sobre meritocracia e sugeriu que os empresรกrios avaliem os resultados gerados e as atitudes dos colaboradores para reconhecรช-los ou nรฃo. โO que faz uma empresa ter alta performance รฉ a soma das qualidades das pessoas que trabalham nelaโ, afirmou. Segundo ele, para atrair bons profissionais, รฉ preciso nรฃo apenas oferecer bons salรกrios, mas ter reputaรงรฃo e propรณsito.
Depois da palestra, os empreendedores participaram da dinรขmica chamada โConexรตes do Crescimentoโ. Na oportunidade, eles foram divididos em mesas, com nove pessoas em cada uma, e tiveram a chance de apresentar os seus negรณcios e informar os tipos de clientes e fornecedores que procuram. Em cinco rodadas, realizadas em menos de uma hora, cada participante prospectou 45 novos contatos.
A gerente de uma loja de confecรงรฃo masculina em Ivaiporรฃ, Rosimari Lima Santos Silva, considerou muito produtivas as rodadas de negรณcios. โPeguei contatos, encontrei uma empresa que atua com produรงรฃo de bonรฉs e outra com jeansโ, contou. A loja em que trabalha tem apenas trรชs anos no mercado, mas a gerente ficou inspirada com o conteรบdo trazido pelo evento. โTenho muita vontade de fazer o negรณcio crescerโ, revelou.
O proprietรกrio de uma gelateria artesanal em Londrina, Flรกvio Mazini, contou que participou do primeiro ciclo do seminรกrio neste ano e chegou ao evento com outra perspectiva, mas foi surpreendido. โFazer networking รฉ necessรกrio para as empresas, descobrimos que o nosso vizinho ร s vezes tem um negรณcio interessante pra gente e nรฃo conhecรญamos. Conheci hoje um potencial fornecedor e quatro potenciais clientesโ, comemorou.
A representante de uma fรกbrica de bonรฉs de Apucarana, Camila Santos de Franรงa, disse que a rodada de negรณcios foi o grande diferencial dessa ediรงรฃo do seminรกrio. โConhecemos bastante gente, trocamos informaรงรตes, contatosโ, apontou. Ela foi ao evento com outros dois colegas, que participaram da rodada em mesas diferentes, ou seja, juntos eles prospectaram 135 novos contatos. โAbre um leque enorme de possibilidades, porque nos encontramos hoje com vรกrios setores diferentesโ, acrescentou.
O evento foi encerrado com a palestra de Michel Alcoforado, que falou sobre os desafios das empresas hoje de lidar com diferentes geraรงรตes ao mesmo tempo. No mercado de trabalho estรฃo presentes os chamados โbaby boomersโ, nascidos entre os anos 40 e 50; a geraรงรฃo X, representada pelos que nasceram entre os anos 60 e 70; e os millenials, dos anos 80 e 90. Estes รบltimos, segundo estudos da Consultoria Deloitte, vรฃo representar 75% da forรงa de trabalho atรฉ 2025. Segundo Alcoforado, as empresas precisam se adequar para ter diferentes perfis de colaboradores em um mesmo ambiente. โSerรก preciso flexibilidadeโ, adiantou.
A consultora do Sebrae/PR, Liciana Pedroso, reforรงou que o objetivo do seminรกrio รฉ formar uma comunidade de empresas paranaenses com potencial de crescimento. Nesta ediรงรฃo, o diferencial foi inserir uma dinรขmica para promover a interaรงรฃo entre os empresรกrios e aumentar as possibilidades de parcerias e novos negรณcios. โNo primeiro ciclo falamos de tendรชncias e agora estamos falando de pessoas, como lidar com geraรงรตes e ter colaboradores de alta performanceโ, informou.
Para fechar a programaรงรฃo de atividades para empresas de alto potencial serรก realizado em Curitiba, nos dias 19 e 20 de novembro, o Summit Sebrae, que reunirรก as mil empresas participantes de todos dos seminรกrios para conhecer modelos de negรณcios inovadores e novos mercados de atuaรงรฃo.
Vem crescer com o Sebrae
O Sebrae/PR รฉ o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo ร frente. Com mais de 45 anos de atuaรงรฃo, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovaรงรฃo e disseminar conhecimento sobre gestรฃo. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem seย diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negรณcios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente
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