Empreendedores conheceram empresas que são referência no comércio paulista
Um grupo de 18 empresários de Toledo, na região oeste do Paraná, que participa do Programa Top Loja – Confecções e Acessórios, iniciativa da Fecomércio PR e Sebrae/PR, integrou uma missão técnica em São Paulo, na primeira quinzena de julho. A viagem teve como objetivo conhecer experiências do varejo de luxo e mercado premium. Foram visitadas lojas de referência no Brasil, além de espaços culturais.
Para a consultora do Sebrae/PR, Deborah Steiner Dias, a missão técnica permitiu aos empresários assimilarem informações para seus negócios e que podem ser colocadas em prática, imediatamente. “Eles notaram que é possível inovar com pequenas ações. É fundamental compreender a importância da transformação digital e perceber como as grandes lojas estão tratando do tema, sempre atentas as melhores experiências para os clientes”, cita.
O assessor da presidência da Fecomércio PR, Paikan Salomon de Mello e Silva, reforça que o Programa Top Loja foi construído para atender a necessidade do varejo, com foco em determinadas atividades econômicas. “O programa é uma ferramenta construída a partir do Varejo Mais em Ação. É um projeto que é referência no Brasil e que traz resultados. Já a missão técnica possibilita que os empresários visitem outras empresas e vivenciem quais foram as dificuldades enfrentadas no dia a dia e quais soluções foram aplicadas. É uma forma também de buscar conhecimento”, reforça.
Na missão técnica, o grupo foi recebido pelo coordenador de Estilo, Felipe Felizola, e pelo coordenador de Inovação, Paolo Campanari, ambos do Shopping Iguatemi. Eles falaram sobre o mercado de luxo, aspectos da inovação, adaptações para o mercado nacional e análise dos consumidores deste segmento. Os empresários também percorreram algumas lojas de luxo, entre elas a Zara Home, na qual a gerente apresentou as estratégias de exposição da marca, de vendas e de produtos da marca. O cronograma também inclui o Shopping Vila Olímpia, sendo que a visitação nas Lojas Mini So, Forever 21, Casa Grande, Amaro e Lougerie teve enfoque em mix de produtos, atendimento e distribuição.
O grupo também visitou a loja Eataly, onde conheceu como é feita a exploração do espaço de compras. Atualmente, a Eataly tem ou é parceria de mais de 19 empresas que possuem ou distribuem alimentos italianos de alta qualidade. A missão ainda tratou da importância do alinhamento da coleção e do mix de produtos, por meio do cruzamento de informações e alinhamento de hábitos de consumo. Os empreendedores participaram de um workshop sobre Produtos – Gestão de Varejo X Produto, ministrado pela consultora Valeska Nakad, da R2E. Neste tema, as visitas ocorreram na rua Oscar Freire, nas lojas Iodice, Havaianas, Chili Beans, Galeria Melissa, Nespresso, Riachuelo e Schultz.
O comércio e espaço culturais da Vila Madalena também foram visitados com destaque para as lojas Flávia Aranha, Loja FARM e a Da Vila, além do espaço cultural Beco das Artes. Já no Shopping JK Iguatemi foram repassadas informações sobre estratégias direcionadas para o mercado de luxo e premium e sobre gestão de relacionamento com os clientes, com visitas em lojas. Já o terceiro dia da missão teve como enfoque a construção de imagem por meio do visual merchandising, posicionamento de marca e layout, com visita na loja Leroy Merlin, e, por fim, uma safari cultural na Avenida Paulista, com visitas nas livraria Cultura e Casa das Rosas.
A gerente comercial das lojas Spaço Modas e Valentinn, Nayara Galdino Camillo, que participou da missão, acredita que o ponto forte da ação foram as informações sobre o consumidor consciente, sustentabilidade e como proporcionar uma experiência agradável ao cliente. “A missão nos deu novas ideias e que já estou aplicando na loja, principalmente no que diz respeito ao aperfeiçoamento de nossas colaboradoras, que estão sendo preparadas para um consumidor cada dia mais exigente”, pontua.
Para o coordenador estadual de Comércio e Franquias do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, o Top Loja é um programa de excelência na capacitação de lojistas, tornando as empresas ainda mais competitivas. “Toledo tem se destacado pela capacidade do grupo e pelo aproveitamento nas ações. A missão permitiu uma agenda de alto nível e, tanto o Sebrae/PR quanto a Fecomércio PR, estão muito otimistas com os resultados alcançados e a parceria com o Sindicato do Comércio de Toledo”, pontua.
Vem crescer com o Sebrae
O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente