Evento conecta grandes compradores com empresas da saúde, em Londrina

Primeiro encontro de negócios do setor reuniu principais compradores com fornecedores da cidade e região

 

Pela primeira vez, as sete principais instituições públicas e privadas que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS) participaram de um encontro de negócios com empresas fornecedoras de produtos e serviços para o setor de Londrina e região. O evento foi realizado na tarde desta terça-feira (7), na sede da Associação Médica de Londrina (AML), pelo Programa Compra Londrina, Grupo Salus e Sebrae/PR. Juntos, esses órgãos movimentam R$ 180 milhões por ano no mercado de compras públicas.

 

Estiveram presentes representantes do Instituto do Câncer de Londrina (ICL), Hospital Universitário (HU), Irmandade Santa Casa de Londrina (Iscal), Hospital Evangélico, Hospital Hoftalon, Cismepar e Prefeitura de Londrina, responsáveis pela rede de atendimento do SUS local e regional. Cerca de 90 pessoas compareceram ao encontro e puderam trocar experiências, apontar sugestões e tirar dúvidas sobre os processos licitatórios abertos pelos grandes compradores.

 

Cada instituição fez uma apresentação das necessidades de compras e contratações de serviços, que extrapolam a área da saúde. Também informaram às empresas presentes a frequência da abertura de editais e quais modalidades de licitação costumam usar. Entre os produtos mais citados estão medicamentos industrializados e manipulados, materiais e equipamentos hospitalares, insumos odontológicos, fraldas, dietas nutricionais, alimentos, materiais de limpeza, ferramentas e materiais de construção, itens de escritório, entre outros.

 

Para o secretário municipal de Gestão Pública de Londrina, Fábio Cavazotti, várias linhas de trabalho podem surgir desse primeiro encontro. Uma delas é a aproximação entre os órgãos compradores, para que eles compartilhem experiências e informações, inclusive com a possibilidade de montar um banco de preços.  Por outro lado, segundo ele, é preciso dar continuidade a esse trabalho de conectar os compradores com as empresas locais. “Foi muito importante esse contato, os fornecedores nos trouxeram dúvidas, sugestões. Vamos trabalhar nas dificuldades que eles colocaram”, aponta.

 

Para o presidente do grupo Salus, João Claudio Santilli, o principal objetivo do encontro foi mobilizar os fornecedores para que eles conheçam as necessidades dos grandes compradores e tenham mais representatividade nas licitações abertas em Londrina. “Me surpreendeu a participação das empresas. A resposta foi muito boa e é um início de uma grande parceria”, afirma. Ele acrescenta que o evento foi importante, pois criou um canal de diálogo em que os dois lados puderam apontar as principais dificuldades. “Entendemos melhor a realidade de cada um”, opina.

 

A consultora e gestora do projeto de Saúde do Sebrae/PR, Simone Millan, elogiou a iniciativa do poder público de abrir esse canal para receber contribuições das empresas e corrigir eventuais falhas nos processos. “Esse é o primeiro passo para ampliar o percentual de vendas para empresas locais”, avalia. Outro ponto importante revelado durante o encontro foi que Londrina tem alguns “gaps”, ou seja, ausência de empresas especializadas em oferecer determinados produtos e serviços para os grandes compradores. “Desde a primeira rodada de negócios que fizemos estamos de olho nisso. Faz parte do processo de desenvolvimento entender esses ‘gaps’ e trazê-los como oportunidades de negócios para empreendedores locais”, afirma.

 

Simone destaca ainda que, dentro do planejamento do Polo de Saúde de Londrina, a integração é uma das linhas de trabalho. Segundo ela, o mercado de compras públicas na área da saúde em Londrina movimenta R$ 180 milhões ao ano. “São grandes clientes dizendo que querem comprar de empresas locais. É uma grande oportunidade”, enfatiza. E para quem se interessou em participar de licitações, mas não tem experiência, o Sebrae/PR oferece capacitação por meio de cursos e consultorias.

 

A presidente executiva de uma rede de farmácias, Ana Carolina Augusto Correa, relatou, durante o encontro, experiências negativas que teve ao participar de processos licitatórios. Apesar disso, ela elogiou a organização do evento e disse ter se surpreendido com as oportunidades apresentadas pelos órgãos compradores. “Ficamos felizes de ver que Londrina está buscando se profissionalizar. O evento foi esclarecedor e válido para aproximar as empresas”, opina. Para ela, o fato de o município querer ouvir o feedback dos empresários para melhorar os processos é muito positivo.

 

Para o representante de uma empresa de equipamentos médicos, venda e assistência técnica, Rodrigo Montenegro, a conexão entre compradores e fornecedores é muito importante. Ele conta que a empresa participa de licitações há muitos anos e que as dificuldades apresentadas por outros empresários durante o encontro são as mesmas. São diferentes modelos de editais, tipo de documentação e exigências. “É preciso organizar melhor alguns pontos”, avalia.

 

Nos dias 20 a 22 de agosto, das 19h às 23h, o escritório do Sebrae/PR em Londrina oferecerá aos empresários uma capacitação em “Compras Públicas para Fornecedores”. Na ocasião, os participantes terão acesso a conteúdos sobre licitação como um novo mercado para o negócio, conhecimento das leis para controlar riscos, e como encontrar oportunidades nas compras públicas. Informações e inscrições podem ser obtidas com a Laiz pelo telefone (43) 3373-8010.

 

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

 

Informações para a imprensa:

Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR

Assessoria de Imprensa Regional Norte: Amanda de Santa – (43) 98808-2598 / 99917-7751

Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 – www.pr.agenciasebrae.com.br

Destaque da Semana

Dezembro é o mês dos casamentos: como o 13º salário contribui para essa tendência

Espírito festivo e apoio de plataformas como o iCasei...

Bolinhos Serra do Mar oferece barreado no Trem Caiçara

Em dezembro, viajantes terão a oportunidade de saborear os...

AG7 entrega AGE360, empreendimento certificado como um dos mais saudáveis do mundo

Localizado no Ecoville, uma das regiões mais exclusivas de...

Ibis Curitiba Batel e Ibis Styles Curitiba Centro Cívico recebem certificação Green Key

A líder mundial em hospitalidade, Accor, celebra mais duas certificações Green...

Artigos Relacionados

Destaque do Editor

Mais artigos do autor